Acabou a primeira volta da LPB

- Advertisement -

cab basquetebol nacional

Depois de algum tempo de ausência volto à escrita e desta vez dedico-me à análise da Liga Portuguesa de Basquetebol. Numa modalidade mergulhada na incerteza, devido às condições financeiras e materiais que se estão a deteriorar de ano para ano, a principal competição do basket português têm-se ressentido da falta de competitividade dos clubes.

Com a realização da 10ª jornada, a LPB chegou a metade da fase regular. Na atual tabela classificativa encontramos normalidades, surpresas, renascimentos e uma dura realidade. As grandes surpresas (e pela negativa) foram a desistência da Académica e o penúltimo lugar ocupado pela histórica Ovarense. Uma prova onde o Benfica é o líder natural com 9V e 1D, tendo sido derrotado apenas na deslocação ao reduto do Vitória de Guimarães. A luta pela conquista do campeonato parece estar confinada a Benfica e Guimarães. Nem tudo é mau neste caos que o basket nacional está mergulhado, os poucos meios financeiros fazem com que as equipas apostem em jovens da formação que ganham assim desde tenra idade, a experiência competitiva que muitos noutros tempos não tiveram a oportunidade.

Supertaça 2013: Benfica vs Guimarães @FPB
Supertaça 2013: Benfica vs Guimarães
Fonte: @FPB

No final da primeira volta foram 3 os jogadores portugueses que se destacaram entre os melhores, são eles: o veterano Nuno Marçal (Maia Basket) que em 9 jogos disputados alcançou 7 duplos-duplos, o base Miguel Minhava do Galitos Barreiro e o conceituado e irreverente extremo do Benfica João “Betinho” Gomes. Ao nível dos americanos têm-se destacado os postes Aaron Fuller da Oliveirense (MVP da última jornada com 24 pontos, 18 ressaltos (9 ofensivos), 3 roubos de bola e 1 assistência) e Alan Anderson do CAB Madeira, e o base do Sampaense, James Smith.

A surpreender pela positiva tem estado o Algés, tenho curiosidade para ver o que esta equipa recheada de bons talentos nacionais pode alcançar este ano, estão neste momento na luta por um lugar nos playoffs, André Martins orienta uma equipa onde está bem patente mistura entre jogadores veteranos e com muitos jogos da LPB e Internacionais como João Santos e Francisco Jordão e Rui Quintino, com a juventude de jogadores como os bases Francisco Amiel e Henrique Piedade (17 anos) e Diogo Correia (23 anos) que já conquistou vários títulos tanto ao nível da formação pelo Queluz e Benfica como mais recentemente sagrou-se campeão nacional pelo Porto.

A luta pelos playoffs está ao rubro e promete ser disputadíssimo até à última jornada, e prometemos que iremos acompanhar essa disputa todas as semanas aqui no Bola na Rede.

Ivan Ferreira
Ivan Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Ivan foi jogador federado de basquetebol durante uma década e chegou a vencer da Taça Nacional de sub-20. É fanático pela modalidade e está aqui para falar de NBA.                                                                                                                                                 O Ivan escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pablo Rosário: «O FC Porto é o maior clube de Portugal»

Pablo Rosário concedeu uma entrevista, onde destacou a grandeza do FC Porto no panorama nacional e a exigência do clube.

Rui Costa antes do duelo com o AC Milan: «Excelente momento do Benfica? É bom sinal»

Rui Costa projetou a partida inaugural do Benfica na Europa League e falou sobre o atual momento da equipa encarnada.

António Silva recorda último jogo ao serviço do Benfica: «Foi um dos momentos mais difíceis da minha vida»

António Silva recordou o último jogo ao serviço do Benfica e a posterior saída do clube encarnado rumo ao Bournemouth.

Primeira Liga: Vasco Seabra eleito Treinador do Mês de agosto

Vasco Seabra foi eleito o Treinador do Mês de agosto da Liga Portugal, depois de um arranque com três vitórias em quatro jogos ao comando do Arouca.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Taawon castigado com dois jogos à porta fechada após provocações a Rúben Neves

O Al Taawon foi castigado com dois jogos à porta fechada na sequência das provocações a Rúben Neves, no jogo frente ao Al Hilal.

João Simões assinala regresso ao ativo ao serviço do Sporting B: «Foram cinco meses de sofrimento»

João Simões regressou ao ativo cinco meses depois e reagiu ao regresso, após ser opção no jogo do Sporting B.

Real Madrid sai em defesa de Vinícius, Mbappé e Konaté: «Recordamos que o Barcelona se negou como Instituição e ninguém disse um pio»

Real Madrid saiu em defesa de Vinícius Júnior, Kylian Mbappé e Ibrahima Konaté, após recusarem exibir uma mensagem de apoio a Ceuta.