📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A equipa que foi autora da sua própria História

- Advertisement -

Nesta época não tem havido muitos motivos de orgulho para os benfiquistas. No entanto, no último fim-de-semana, escreveu-se mais uma página na história do SL Benfica. A equipa de basquetebol feminino da história do Sport Lisboa e Benfica conquistou nos Açores o primeiro campeonato da sua história, ao derrotar o União Sportiva numa final emocionante, que se resolveria apenas na “negra”.

O SL Benfica refundou o basquetebol feminino na última década, alcançando duas subidas de divisão em dois anos. Após o regresso ao escalão maior do basquetebol nacional, o SL Benfica andou várias épocas mergulhado no meio da tabela, tendo finalmente nesta época construído uma equipa capaz de lutar por títulos, numa época que culminou com a conquista de uma inédita dobradinha.

Para esta temporada, a equipa procedeu a uma alteração no comando técnico da equipa, com Isabel Ribeiro dos Santos a ser substituída por Eugénio Rodrigues. O treinador de 51 anos, chegou do Olivais FC, clube ao serviço do qual conquistou todos os troféus oficiais a nível nacional.

Os reforços do plantel seriam a base Carolina Gonçalves que chegaria do Algés; a jovem Ana Barreto vinda da Quinta dos Lombos; a extremo internacional portuguesa Laura Ferreira, que regressou a Portugal depois de ter jogado nos EUA e em Espanha; e as norte-americanas Japonica James e Altia Anderson, ambas oriundas do college.

Começada a época, a equipa não demorou muito tempo a mostrar que era das equipas mais fortes do campeonato e que a conquista de títulos era um objectivo real. O primeiro ponto alto da temporada, chegaria no dia 14 de Março de 2021, onde a equipa de basquetebol feminino do SL Benfica conquistou a primeira Taça de Portugal da sua história.

Depois de ter eliminado o CR Esgueira e o Guifões nas primeiras eliminatórias, o SL Benfica organizaria a Final Four no seu pavilhão, derrotando o União Sportiva nas semi-finais, num jogo frenético que terminaria apenas prolongamento com uma vitória por 86-77. Na final, o SL Benfica derrotaria o Vitória SC de uma forma expressiva por 85-63, conquistando o primeiro troféu da temporada.

O SL Benfica terminaria a Fase Regular da Liga Skoiy no segundo lugar em igualdade com o União Sportiva (18 vitórias e 4 derrotas, mas com desvantagem no confronto directo), tendo de defrontar o AD Vagos nos quartos-de-final do play-off. O SL Benfica derrotaria o clube do distrito de Aveiro com duas vitórias sem resposta por 50-72 em Vagos e por 93-78 na Luz.

Seguindo-se a Quinta dos Lombos nas meias-finais, o SL Benfica conseguiria uma vitória surpreendentemente tranquila em Carcavelos por 43-63. Porém, no segundo jogo, a equipa sofreu um duro revés com a grave lesão da poste Altia Anderson (que falharia o resto da época), acabando por ser derrotada por 64-69. A equipa encarnada acabaria por levar a melhor na “negra” com uma vitória por 75-73.

A norte-americana Japonica James foi a MVP da final
Fonte: FPB
Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Pesadelo de Rodrygo continua: Avançado tem pior registo da história do Real Madrid

Rodrygo não marca um golo há 32 jogos pelo Real Madrid. Avançado brasileiro vive momento complicado.

Federação de Futebol do Egito apoia Mohamed Salah: «Nunca caminharás sozinho»

A Federação de Futebol Egípcia está a apoiar Mohamed Salah na polémica que envolve o atleta e Arne Slot. O jogador irá representar a seleção na CAN 2026.

Más notícias: Há mais um avançado no FC Porto com grave lesão no joelho

Brayan Caicedo, avançado do FC Porto B, sofreu uma lesão grave no joelho e falhará resto da temporada.

Atenção, Benfica: Real Madrid perde mais um jogador para o confronto na Champions League

Éder Militão lesionou-se na derrota do Real Madrid frente ao Celta de Vigo. O antigo jogador do FC Porto vai falhar o duelo com o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

E-Prix de São Paulo – O início em forma de caos

Jack Dennis (Andretti) regressou às vitórias desde Diriyah 2024, ao vencer o primeiro E-Prix da temporada 12, no Brasil.

WWE Deadline: Noite de surpresas e regressos em San Antonio

Cabia ao NXT organizar o último premium live event do ano da WWE, depois do Survivor Series, com o Deadline, evento caracterizado pelos tradicionais combates Iron Survivor, com regras únicas.

Sporting vai enfrentar Bayern Munique com 3 baixas de grande peso: eis a lista de convocados

O Sporting enfrenta esta terça-feira o Bayern Munique na Champions League. Francisco Trincão, Quenda e Pedro Gonçalves são baixas.