📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Porto inicia época a ganhar

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

O FC Porto conquistou justamente a Supertaça ao derrotar o SL Benfica (84-70) na cidade transmontana de Vila Real. A prova abriu a nível nacional a temporada. O FC Porto contabiliza agora seis supertaças.

Na fase de qualificação da Liga dos Campeões, onde ambas as equipas foram eliminadas, o SL Benfica (perdeu por três pontos em casa e depois ganhou em Itália, ao Varese, por dois) esteve curiosamente bem melhor do que o FC Porto (perdeu por dois pontos em casa e depois foi concludentemente batido na Lituânia, pelo Utena, por 18 pontos).

Em Vila Real tudo foi diferente. O FC Porto entrou bem no jogo (9-2) e acabou bem a 1.ª parte (44-35). Na 2.ª parte o SL Benfica conseguiu reagir na parte final, criando emoção nos cinco minutos finais graças ao aumento de pressão defensiva, mas foi impotente para travar Bradley Tinsley (o MVP da partida, com 19 pontos marcados, sete ressaltos, sete assistências e 28 pontos de valorização).

O Porto dominou também nas alturas Fonte: FPB
O Porto dominou também nas alturas
Fonte: FPB

O regresso à competição do base cabo-verdiano Jeffrey Xavier (22 pontos) foi determinante na melhoria do conjunto do Norte, que teve um plano de defesa bem estudado e executado. Conseguiu também jogar de uma forma mais simples do que a habitual no ataque de posição, e na transição ofensiva lançou rápido e bem, aproveitando os desajustes na recuperação dos lisboetas.

O SL Benfica, que procurava a quinta Supertaça consecutiva (no total leva já 13 conquistas), nunca encontrou o ritmo certo de jogo. Entrou completamente desconcentrado e andou sempre atrás do prejuízo. Carlos Andrade (18 pontos, cinco ressaltos e 22 pontos de valorização) foi o atleta mais inconformado, tendo tentado fazer sozinho o que era tarefa do colectivo.

O FC Porto lançou mais vezes ao cesto (59 contra 54) e teve melhor aproveitamento tanto nos duplos (52% contra 45%) como nos triplos (48% com 13 cestos convertidos contra 25% dos benfiquistas, que só marcaram quatro triplos). Já nos lances livres o Benfica teve mais oportunidades (31 contra 17), com percentagens idênticas. Houve um domínio claro na “guerra“ das tabelas para o Porto (conquistou 36 no total, 11 deles na tabela contrária, enquanto o Benfica teve menos 12 no total). A equipa de Moncho Lopez foi mais colectiva (21 assistências contra 16 da equipa de Carlos Lisboa).

Os árbitros (Fernando Rocha, Paulo Mendes e Hugo Antunes) passaram “incógnitos”, o que é bom sinal.

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Águia imparáveis: Benfica goleia Braga e reestabelece vantagem larga sobre Sporting | Futsal

O Pavilhão da Luz recebeu um daqueles encontros que carregam mais do que três pontos na tabela. Benfica e SC Braga fecharam a 12.ª jornada

José Mourinho responde ao Bola na Rede após o Benfica x Nápoles e deixa elogios: «Tu percebes da coisa»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Nápoles. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting quer renovar com Rui Borges: eis os detalhes

O Sporting está muito interessado em renovar o contrato de Rui Borges. O atual vínculo do técnico é válido até 2027.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting frente ao FC Porto na Liga de Andebol

O Sporting derrotou o FC Porto na 15ª jornada da Liga de Andebol. Eis os destaques da vitória dos leões no Dragão Arena.

PUB

Mais Artigos Populares

Antonio Conte desculpa derrota do Nápoles: «O Benfica teve mais dois dias para descansar»

Antonio Conte analisou o desfecho da sexta jornada da Champions League. O Benfica recebeu o Nápoles no Estádio da Luz.

David Neres: «Sabíamos da força do Benfica aqui no Estádio da Luz, especialmente eu»

David Neres analisou o desfecho da sexta jornada da Champions League. O Benfica recebeu o Nápoles no Estádio da Luz.

Richard Ríos: «A equipa entrou com uma mentalidade em que sabia que precisava dos três pontos»

Richard Ríos analisou o desfecho da sexta jornada da Champions League. O Benfica recebeu o Nápoles no Estádio da Luz.