FC Porto inicia época a ganhar

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

O FC Porto conquistou justamente a Supertaça ao derrotar o SL Benfica (84-70) na cidade transmontana de Vila Real. A prova abriu a nível nacional a temporada. O FC Porto contabiliza agora seis supertaças.

Na fase de qualificação da Liga dos Campeões, onde ambas as equipas foram eliminadas, o SL Benfica (perdeu por três pontos em casa e depois ganhou em Itália, ao Varese, por dois) esteve curiosamente bem melhor do que o FC Porto (perdeu por dois pontos em casa e depois foi concludentemente batido na Lituânia, pelo Utena, por 18 pontos).

Em Vila Real tudo foi diferente. O FC Porto entrou bem no jogo (9-2) e acabou bem a 1.ª parte (44-35). Na 2.ª parte o SL Benfica conseguiu reagir na parte final, criando emoção nos cinco minutos finais graças ao aumento de pressão defensiva, mas foi impotente para travar Bradley Tinsley (o MVP da partida, com 19 pontos marcados, sete ressaltos, sete assistências e 28 pontos de valorização).

O Porto dominou também nas alturas Fonte: FPB
O Porto dominou também nas alturas
Fonte: FPB

O regresso à competição do base cabo-verdiano Jeffrey Xavier (22 pontos) foi determinante na melhoria do conjunto do Norte, que teve um plano de defesa bem estudado e executado. Conseguiu também jogar de uma forma mais simples do que a habitual no ataque de posição, e na transição ofensiva lançou rápido e bem, aproveitando os desajustes na recuperação dos lisboetas.

O SL Benfica, que procurava a quinta Supertaça consecutiva (no total leva já 13 conquistas), nunca encontrou o ritmo certo de jogo. Entrou completamente desconcentrado e andou sempre atrás do prejuízo. Carlos Andrade (18 pontos, cinco ressaltos e 22 pontos de valorização) foi o atleta mais inconformado, tendo tentado fazer sozinho o que era tarefa do colectivo.

O FC Porto lançou mais vezes ao cesto (59 contra 54) e teve melhor aproveitamento tanto nos duplos (52% contra 45%) como nos triplos (48% com 13 cestos convertidos contra 25% dos benfiquistas, que só marcaram quatro triplos). Já nos lances livres o Benfica teve mais oportunidades (31 contra 17), com percentagens idênticas. Houve um domínio claro na “guerra“ das tabelas para o Porto (conquistou 36 no total, 11 deles na tabela contrária, enquanto o Benfica teve menos 12 no total). A equipa de Moncho Lopez foi mais colectiva (21 assistências contra 16 da equipa de Carlos Lisboa).

Os árbitros (Fernando Rocha, Paulo Mendes e Hugo Antunes) passaram “incógnitos”, o que é bom sinal.

Mário Silva
Mário Silvahttp://www.bolanarede.pt
De jogador a treinador, o êxito foi uma constante. Se o Atletismo marcou o início da sua vida desportiva enquanto atleta, foi no Basquetebol que se destacou e ao qual entregou a sua vida, jogando em clubes como o Benfica, CIF – Clube Internacional de Futebol e Estrelas de Alvalade. Mas foi como treinador que se notabilizou, desde a época de 67/68 em que começou a ganhar títulos pelo que do desporto escolar até à Liga Profissional foi um passo. Treinou clubes como o Belenenses, Sporting, Imortal de Albufeira, CAB Madeira – Clube Amigos do Basquete, Seixal, Estrelas da Avenidada, Leiria Basket e Algés. Em Vila Franca de Xira fundou o Clube de Jovens Alves Redol, de quem é ainda hoje Presidente, tendo realizado um trabalho meritório e reconhecido na formação de centenas de jovens atletas, fazendo a ligação perfeita entre o desporto escolar e o desporto federado. De destacar ainda o papel de jornalista e comentador de televisão da modalidade na RTP, Eurosport, Sport TV, onde deu voz a várias edições de Jogos Olímpicos e da NBA. Entusiasmo, dedicação e resultados pautam o percurso profissional de Mário Silva.                                                                                                                                                 O Mário escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Em canal aberto: onde ver o Portugal x Chile de preparação para o Mundial 2026?

Portugal recebe o Chile no primeiro encontro de preparação para o Mundial 2026. Encontro joga-se no Estádio Nacional, no Jamor.

Futsal: Braga vence Sporting e iguala meia-final em noite infeliz de Tomas Paçó

O Braga venceu o Sporting nas grandes penalidades por 5-4, após empate 3-3 no tempo regulamentar. O terceiro jogo será no dia 7.

Florentino Pérez justifica eleições e escolha de José Mourinho e promete quebrar mercado de transferências: «Será o maior valor que o Real Madrid já...

Florentino Pérez concedeu uma entrevista. Eleições no Real Madrid, José Mourinho e mercado foram temas abordados.

Costa do Marfim surpreende e parte para o Mundial 2026 com vitória em casa da França

A Costa do Marfim venceu a França num encontro particular. Ambas as equipas ultimam preparação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Depois de Luis Suárez e Gonçalo Inácio, Hakan Safi anuncia acordo com antigo defesa do Sporting para reforçar o Fenerbahçe e já recebeu resposta

Hakan Safi tenta prometer vários nomes de potenciais reforços do Fenerbahçe. Agora é a vez de Merih Demiral, antigo defesa do Sporting.

FC Porto quer aproveitar empréstimo bem sucedido para se livrar de excedentário por quem pagou mais de 10 milhões de euros

O FC Porto quer colocar Gabriel Veron já neste verão. Avançado brasileiro entra no último ano de contrato e saiu valorizado do empréstimo.

Santiago Lencina tem cláusula de rescisão de 100 milhões de euros e está muito próximo de chegar ao Braga por empréstimo

Santiago Lencina está muito próximo do Braga. Negociações dos arsenalistas com o River Plate estão bem encaminhadas.