Publicidade

Bem-vindo à terra dos grandes, Paul

António Pedro Dias · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O mês de fevereiro não tem sido nada menos do que fenomenal para o mais recente candidato ao prémio de MVP. Paul George parece ter encontrado a sua melhor forma e tem levado os Thunder à melhor época da equipa desde a saída de Kevin Durant.

No passado verão, poucos acreditavam que George renovaria com os Thunder. O negócio com os Pacers parecia cada vez pior, com Oladipo a brilhar em Indiana. Para alguém que cresceu em Los Angeles e com a iminente chegada de LeBron aos Lakers, após uma época abaixo do esperado em OKC, toda a gente acreditava que PG mudaria de casa novamente. Porém, logo no primeiro dia de julho, uma festa em casa de Westbrook anunciava a permanência de Paul George por mais quatro anos em Oklahoma.

Mas ainda havia muito trabalho a fazer. Os Thunder tinham sido corridos dos playoffs por um rookie, Westbrook jogava para os números e Paul George mostrava-se inconsistente. Entretanto, muita coisa mudou. A equipa de Billy Donovan joga o melhor basquetebol desde que o treinador chegou e Westbrook assumiu um papel secundário com a recente “explosão de basquetebol” do extremo ex-Indiana.

George e Westbrook festejam o cesto da vitória do primeiro, no 2º prolongamento frente aos Jazz
Fonte: OKC Thunder

O jogo de Paul George sempre foi de admirar. Os americanos chamam ao que ele faz “smooth” e é provavelmente a única palavra que se adequa. Tudo se encaixa, tudo tem princípio, meio e fim e tudo é feito com uma coordenação incrível. George sempre foi um bom defesa, mas o seu salto maior surge do outro lado do campo. Há poucos momentos do ataque que PG13 não domine. O lançamento exterior após drible e após passe é incrível, a sua capacidade para afundar do nada já é mais do que conhecida e há todo um conjunto de finalizações perto do cesto que se vem desenvolvendo, ao qual se juntou o floater que ainda na semana passada derrotou Rudy Gobert e os Utah Jazz.

O próximo passo para Paul George? Ser tudo isto nos playoffs. Estará nele a diferença entre uma saída na primeira ronda e uma real candidatura a destronar os Warriors. Mas só a intromissão na luta de MVP, que parecia até agora pertencer a Harden e Antetokounmpo, é um sinal de crescimento enorme por parte de um jogador que já teve momentos bastante complicados na carreira e que soube erguer-se.

Foto de Capa: OKC Thunder

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

António Pedro Dias

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.