Billy Donovan: Será a melhor escolha para técnico dos Chicago Bulls?

- Advertisement -

No passado dia 22 de Setembro, os Chicago Bulls emitiram um comunicado afirmando que Billy Donovan iria ser o próximo “Head Coach” da jovem equipa de Chicago.

O técnico, apesar de uma curta carreira como treinador na NBA de apenas cinco anos ao serviço dos Oklahoma City Thunder, já teve de gerir bastantes egos. Apesar de ter entrado ao serviço como treinador principal no final da temporada de 2014/2015, Donovan experienciou de perto aquilo que Westbrook poderia ser sem Kevin Durant. Na época seguinte, 2015/2016, Billy Donovan, com Kevin Durant e Russel Westbrook a 100% desta vez, conseguiu levar a equipa até a uma final de conferência, tendo ainda conseguido uma liderança de 3-1 sobre os então campeões Golden State Warriors! Mas nós sabemos como isso terminou, certo?

No ano seguinte, Billy Donovan viu o seu melhor jogador, Kevin Durant, a partir rumo a Golden State. Algo insatisfeito com o trabalho do técnico e da organização em si, mas que, feitas as contas, algum do insucesso poderia também dever-se a Durant.

É ai que Russell Westbrook toma a liderança, faz um época histórica garantindo-lhe a honra do MVP mas, como equipa não passam da primeira ronda. Com Westbrook a ter jogos com 39 lançamentos tentados de campo, a liderança e e voz de Donovan no balneário começa então a ser questionada. Será Donovan demasiado brando com os seus jogadores? Dará Donovan demasiada liberdade aos jogadores para jogarem da forma que mais lhes parece correta? Depositará Donovan demasiada confiança na qualidade dos seus jogadores?

Na época seguinte dois grandes nomes vêm parar à sua equipa: Paul George e Carmelo Anthony. Depois de uma época regular com bastantes altos e baixos, e sem se perceber muito bem a estratégia da equipa, esta termina com uma saída na primeira ronda.

Um ano mais tarde, desta vez sem Carmelo Anthony e a história repete-se. Até que, Billy Donovan vê a sua equipa a “partir-se” por completo: Russell Westbrook é transferido e Paul George pede transferência. Billy Donovan vê-se com uma equipa algo desfalcada, apesar de ter imenso potencial, e liderada por o veterano Chris Paul. Quando muitos achavam que os Thunder iriam ser apenas mais uma equipa fora dos playoffs para a temporada 2019/2020, Donovan consegue com que não só estes façam uma época bastante sólida como também chegaram aos Playoffs no quinto posto da conferência!

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.

Jorge Jesus e a expulsão no jogo do Al Nassr: «Um exagero»

Jorge Jesus abordou a derrota do Al Nassr contra o Al Hilal, não estando de acordo com a expulsão de Al Aqidi.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro anuncia contratação de Tetê a troco de 6 milhões de euros

O extremo brasileiro Tetê deixou o Panathinaikos e assinou pelo Grémio até dezembro de 2029, num negócio avaliado em seis milhões de euros.

Celta de Vigo derrota o Sevilha com golo perto do final do encontro

O Celta de Vigo foi à Andaluzia vencer o Sevilha por uma bola a zero durante a noite desta segunda-feira, em jogo da 19.ª jornada da La Liga.

Liverpool avança na Taça de Inglaterra com vitória caseira diante do Barnsley FC

O Liverpool bateu o Barnsley FC por 4-1, esta segunda-feira, num jogo a contar para a terceira ronda da Taça de Inglaterra.