Carta aberta a: Kobe Bryant

- Advertisement -

cartaaberta

Caro Kobe Bean Bryant,

Duvido de que algum dia vejas este texto, mas, de qualquer forma, fica a homenagem. Daí que também opte por escrever num registo mais “pessoal”. Já tinha feito um “Jogadores que Admiro” sobre ti, ainda assim, no dia da tua despedida dos pavilhões, não poderia deixar de escrever algo mais.

Tal como enfatizei no tal artigo, és o meu jogador preferido na NBA, e foi devido a ti que me tornei adepto dos LA Lakers. A tua forma de jogar, a maneira como conduzias a equipa, a “relação” que existia entre ti e a bola, o teu espírito e força de vontade, a tua competitividade, o teu querer mais do que todos, e muitos outros aspetos, fizeram-me ter-te como um “modelo” em termos do que poderia ser uma espécie de protótipo de um jogador de basket.

Um verdadeiro vencedor, um guerreiro, dentro e fora do campo (quem não se lembra da altura em que sofreste uma grave lesão, em 2013, no tendão de Aquiles, e ainda tiveste a capacidade e coragem para ir marcar os lances livres correspondentes…), enorme lutador, sendo que passaste um período em que as lesões iam e vinham, iam e vinham, mas não deixavas de lutar, de (re)agir, de voltar a erguer, por muito difíceis que fossem as recuperações.

Dos jogadores mais carismáticos que pisaram um pavilhão, deixando poucas pessoas indiferentes ao que fazias ou dizias. Algo polémico, por vezes, mas isso também faz parte. Não deixas de ser um dos melhores jogadores de sempre, uma lenda, no pleno sentido da palavra. Para mim, o melhor, considerando tudo, depois do eterno Michael Jordan.

Como é curioso refletir no que teria acontecido se tivesses ficado nos Hornets… Será que te tornarias um dos melhores? Nunca se saberá. Mas tenho confiança de que sim, só que acabaste por vir para onde querias ter vindo e em boa altura o fizeste. “Saltaste” diretamente do high school (em Portugal, o equivalente ao ensino médio) para a NBA, foste um desses poucos casos. É incrível como te selecionaram apenas no 13.º naquele draft e te tornaste no jogador que foste, és e sempre serás. Outra situação bastante curiosa é o facto de a ida para os Lakers coincidir com o meu ano de nascimento, 1996.

Kobe Bryant despede-se do espetáculo da NBA Fonte: LA Lakers
Kobe Bryant despede-se do espetáculo da NBA
Fonte: LA Lakers

Aos 37 anos, sendo que 20 deles foram dedicados ao nível mais alto no mundo do basket, o grande “Black Mamba” faz * a sua última partida pelos Los Angeles Lakers, um dos melhores e mais históricos franchises da história da NBA. No também mítico Staples Center, a equipa da casa recebe os Utah Jazz num enorme ambiente de festa e homenagem a um dos melhores jogadores da história, não só da equipa, como da própria liga profissional de basquetebol norte-americano. Casa cheia para ver o último jogo desta lenda e o último jogo, neste ano, dos Lakers, que, infelizmente, na última época do Kobe, fazem um dos piores recordes de sempre da equipa. Mas será mesmo um virar da página, quer para a equipa, quer para o camisola 24 (que teve em Shaquille O’Neal e Pau Gasol dois dos seus mais “fiéis” e conhecidos companheiros, dois excelentes jogadores e que também estarão para sempre na história da NBA).

Nuno Raimundo
Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

RB Leipzig renova com os três guarda-redes do plantel principal

O RB Leipzig renovou contrato com os seus três guarda-redes: Leopold Zingerle, Maarten Vandevoordt e Péter Gulácsi para a próxima temporada da Bundesliga.

FC Porto responde à participação disciplinar do Sporting: «Nem todos lidam bem com um palmarés que não se escreve em comunicados nem com uma...

O FC Porto respondeu à participação disciplinar do Sporting. Através de comunicado, a equipa azul e branca reagiu a nova ação de comunicação dos verdes e brancos.

Rafael Obrador sofre lesão ao serviço do Torino e vai parar por tempo indeterminado

Rafael Obrador sofreu uma lesão ao serviço do Torino. O lateral-esquerdo de 21 anos foi emprestado pelo Benfica, com opção de compra no final da temporada.

À atenção do Benfica: Lesão de Jude Bellingham pode afastar o jogador dos relvados mais tempo do que o previsto

Afinal, Jude Bellingham pode ficar afastado dos relvados mais tempo. O médio internacional inglês pode falhar cerca de dois meses de competição pelo Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Rubén Blanco reforça o Girona até 2026 e é o eleito para render Marc-André ter Stegen

O Girona oficializou a contratação de Rubén Blanco. O guarda-redes espanhol chega a custo zero, depois de terminar contrato com o Marselha, e assinou vínculo válido até junho de 2026.

Lukás Hornícek na mira de gigante da Serie A para a próxima temporada

O Inter Milão está interessado na contratação de Lukás Hornícek. O guarda-redes do Braga tem contrato com os minhotos até junho de 2028.

Al Ittihad de Sérgio Conceição aplica chapa 7 no Al Gharafa de Pedro Martins com golos de Roger Fernandes e de Danilo Pereira

O Al Ittihad de Sérgio Conceição não teve contemplações e goleou o Al Gharafa de Pedro Martins por 7-0, na sétima jornada da Champions League Asiática. Roger Fernandes e Danilo Pereira jogaram no encontro.