Como não gerir uma equipa – o guia dos Atlanta Hawks

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesHá dois anos atrás – dois anos apenas – os Atlanta Hawks terminavam a temporada regular no primeiro lugar da Conferência Este e chegavam às finais da mesma conferência. O 5 inicial da equipa de Atlanta chegou a ganhar o prémio de melhor jogador do mês, tal era a maneira como jogavam juntos e se complementavam. Quatro jogadores foram All-Stars e os Hawks pareciam finalmente ter razões para se tornarem numa das grandes equipas do Este na NBA. Hoje não sobra ninguém dessa equipa que terminou com um recorde de 60-22 em 2015.

Jeff Teague, Kyle Korver, DeMarre Carroll, Paul Millsap e Al Horford, comandados por Mike Budenholzer, fizeram a melhor temporada dos últimos anos dos Atlanta Hawks e pareciam estar a construir algo interessante. Sim, é verdade que esta equipa acabou por ser eliminada sem piedade pelos Cavaliers de LeBron James na final da conferência, mas não chegas a 60 vitórias numa temporada sem algo especial. E os Hawks tinham. Movimentação de bola de topo, defesa agressiva e entusiasmante que, apesar de não muito jovem, poderia ter oferecido algo à equipa de Atlanta. Todos, à exceção de Carroll, foram All-Stars nesse ano. É um terço da equipa All-Star do Este composta por jogadores de uma equipa apenas. Para voltarmos a ver isso, foi preciso juntarem os super-Warriors deste ano…

O 5 Maravilha dos Hawks versão 2015 Fonte: www.si.com
O 5 Maravilha dos Hawks versão 2015
Fonte: www.si.com

Mas a direção da equipa mudou. Os Toronto Raptors ofereceram mais dinheiro a Carroll e os Hawks perderam um dos seus melhores defensores. A equipa comandada pelo Coach Bud perdeu mais 12 jogos no ano seguinte, foi varrida pelos Cavaliers agora na primeira-ronda e o fim começou a ser visível no horizonte. Nesse verão, Horford foi para Boston e Jeff Teague foi trocado pelo rookie Taurean Prince. Bazemore (substituto de Carroll) recebeu dinheiro a mais para não ir embora, Horford receberia dinheiro a menos e optou por sair para os Celtics e Howard foi contratado para o substituir, numa equipa que privilegia a movimentação da bola. A troca de Teague serviria para garantir a afirmação de Dennis Schroder como base da equipa.

Um ano depois, tudo está destruído e nada aconteceu como os Hawks queriam. Schroder e Bazemore recebem mais do que aquilo que rendem, Howard fez o que pôde no estado em que se encontra hoje em dia e até acabou trocado para Charlotte por Belinelli e Plumlee. Korver havia sido trocado durante a última época para os Cavs que tinham destruído Atlanta e, por fim, Paul Millsap, a estrela da equipa, saiu para Denver. Por tudo isto, os Hawks ficam com uma escolha no draft que não vale muito porque vem de Cleveland, uma das melhores equipas da liga, Taurean Prince e os dois homens vindos de Charlotte com salários nada agradáveis. Tudo foi mal feito em Atlanta, transformando uma equipa vencedora num monte de cinzas. Os Hawks partirão para a nova temporada sem grandes chances de chegarem sequer aos playoffs, isto numa altura em que o Este vai ficando mais fraco…

Foto de Capa: Sporting News

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

António Pedro Dias
António Pedro Diashttp://www.bolanarede.pt
Tem 22 anos, é natural de Paços de Ferreira e adepto do SL Benfica. Desde muito pequeno que é adepto de futebol, desporto que praticou até aos 13 anos, altura em que percebeu que não tinha jeito para a coisa. Decidiu então experimentar o basquetebol e acabou por ser amor à primeira vista. Jogou até ao verão passado na Juventude Pacense e tem o Curso de Grau I de treinador de basquetebol desde os 19. O gosto pela NBA surgiu logo quando começou a jogar basquetebol e tem vindo a crescer desde então, com foco especial nos Miami Heat.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Florentino Pérez discursa após vencer as eleições do Real Madrid e confirma José Mourinho: «Um dos melhores treinadores do mundo, como é José Mourinho»

Florentino Pérez já discursou para os adeptos do Real Madrid, após vencer as eleições. Antes do discurso, José Mourinho apareceu no vídeo da campanha.

José Mourinho, proposta de 150 milhões de euros e não só: as promessas que Florentino Pérez terá de cumprir

Florentino Pérez venceu as eleições do Real Madrid durante este domingo, batendo a concorrência de Enrique Riquelme.

É oficial: Florentino Pérez bate Enrique Riquelme e mantém-se na presidência do Real Madrid

Florentino Pérez levou a melhor sobre Enrique Riquelme e venceu as eleições do Real Madrid, que se realizaram este domingo.

Florentino Pérez já celebra vitória como presidente do Real Madrid: «É um dia feliz para mim e para os adeptos do Real Madrid»

Florentino Pérez já assumiu a vitória como presidente do Real Madrid. No entanto, os resultados oficiais ainda não foram divulgados pelo clube espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa do Fulham deslumbrado com Marco Silva: «Ensinou-me muitas coisas e alcançou alguns dos melhores resultados da história do clube»

Joachim Andersen recordou o impacto de Marco Silva na sua carreira. Defesa central elogiou o antigo treinador do Fulham, a caminho do Benfica.

Bruno Lage recorda pré-época pelo Benfica em 2025: «Mérito total dos jogadores que entraram na época agressivos e de cabeça»

Bruno Lage recorreu às redes sociais para relembrar o calendário apertado de pré-época pelo Benfica. Técnico realçou o pouco tempo de trabalho.

Marrocos e Noruega empatam em Nova Jérsia na preparação para o Mundial 2026

Deu em empate um dos jogos mais aguardados na preparação para o Mundial 2026. O Marrocos x Noruega terminou 1-1.