Kahwi Leonard e Siakam em grande forma conduzem os Raptors à primeira vitória da série

- Advertisement -

Finalmente, os playoffs começam a aquecer e já podemos assistir a algumas séries de alto nível, algumas delas podiam mesmo ser finais antecipadas como é o caso dos Warriors vs Rockets ou qualquer um dos duelos da Conferência Este.

E é por aí que vou começar. Na Conferência Este não é nada habitual assistirmos a uma segunda ronda dos playoffs tão equilibrada, na teoria. Aliás, na Conferência Este não é sequer normal não haver um favorito, logo à partida.

Uma década de hegemonia de LeBron James na NBA
Fonte: NBA

A razão para isto acontecer é LeBron James visto que, desde 2010/2011 leva a equipa que representa às finais da NBA, ou seja, a equipa representada por LeBron James seria sempre a favorita a vencer a Conferência. Este ano, sem a presença de “King James” na Conferência Este e com 4 equipas ao mesmo nível é difícil prever o favorito.

Em primeiro lugar posso falar de um Kawhi Leonard em modo Playoff. Em 38 minutos de jogo dizimou a equipa dos Sixers com 45 pontos, 3 triplos, 70% de lançamentos de campo, 11 ressaltos defensivos, 2 roubos de bola e 1 bloqueio.

Tive o prazer de assistir a este grande jogo e posso afirmar que os Raptors liderados por Kawhi Leonard a 100%  com a ajuda de um poderoso Pascal Siakam (que está a fazer uma época incrível), de Kyle Lowry que tem muita qualidade de passe e capacidade defensiva e com a companhia de um atirador competente em Danny Green, podem não só vencer a Conferência como podem também destronar os atuais campeões nas finais da NBA.

Em relação aos Sixers, pude observar alguma fadiga ou problema muscular em Embiid, Ben Simmons ainda sem tentar um triplo, o que faz com que lhe deixem muito espaço e seja menos um jogador para ser marcado e em Playoffs não vai ser fácil para os Sixers vencerem uns Raptors tão fortes com Ben Simmons tão desconfortável em relação ao lançamento de 3 pontos. Jimmy Butler em 38 minutos fez 10 pontos, só por aí já está tudo dito. No entanto, acho que os Philadelphia 76ers não vão deixar escapar esta oportunidade e vão fazer tudo para chegarem às finais. Será, certamente, uma série de 6 ou 7 jogos.

Kyrie Irving a liderar a equipa a caminho das finais de Conferência
Fonte: NBA

Em segundo lugar, Os Bucks a perderem o primeiro jogo da série em casa também não vão superar os Celtics liderados por Kyrie Irving. E é aqui que podemos aperceber-nos da verdadeira grandeza de Giannis Antetokounmpo comparado com Kyrie Irving, Kawhi Leonard, Kevin Durant, Steph Curry, Damian Lillard ou LeBron James.

E com isto não estou a dizer que Giannis não é um dos melhores jogadores da NBA ou que não tem qualidade para isso, o que quero dizer é que em termos de capacidade para decidir um jogo a eliminar a sério ainda não está ao nível dos jogadores que acabei de referir e para passar pelos Boston Celtics vai ser preciso um Antetokounmpo capaz de mostrar quem manda em sua casa e quem tem o poder de decidir um jogo.

Na conferência Oeste, prevejo uma final muito simples, os favoritos a ganhar o título e atuais campeões, Golden State Warriors a enfrentarem os Blazers liderados por Damian Lillard e CJ McCollum. Apesar da qualidade irrefutável dos Rockets, é curto para vencer a equipa de Steph Curry e Kevin Durant.

James Harden é um jogador de grande qualidade e capacidade técnica, mas frente a um bom defensor o seu jogo fica muito limitado visto que, não é um jogador com capacidade para receber e lançar, ou seja, tem a necessidade de preparar o seu próprio lançamento e em termos de capacidade para perfurar a defesa adversária não é um jogador forte, atlético nem com capacidade para explodir. Pude assistir a isso mesmo no primeiro jogo.

Durante praticamente o jogo todo, Harden foi defendido por Klay Thompson que é um defensor de topo, muito subvalorizado defensivamente, e por Iguodala, um jogador muito forte defensivamente que, para quem não se lembra, venceu o prémio de MVP das finais pela sua eficiente defesa a LeBron James em 2014/2015. Deste modo, apesar de ter acabado com 35 pontos, Harden teve uma percentagem de lançamentos de campo de 32%, acertando apenas 9 dos seus 28 arremessos.

Do lado dos Nuggets, não os vejo a fazer mais de 6 jogos nesta série frente a um Damian Lillard muito, muito forte.

Foto de Capa: NBA

José Alberto Machado
José Alberto Machadohttp://mariooliveira
Apaixonado por jornalismo, por futebol e cheio de vontade desta fusão a sua vida. Licenciado em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, não passa um dia sem folhear jornais. Passou ao lado de uma péssima carreira de jogador de futebol, mas está à procura do seu espaço no jornalismo desportivo português. De caneta ou teclado em punho, tem dois objetivos quando escreve um artigo: que ninguém perceba qual o clube do seu coração e que, mesmo quem não goste de futebol, goste de ler o artigo..                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca revela o valor que o Benfica quer para transferir Vangelis Pavlidis

A imprensa turca está a avançar que o Benfica quer 35 milhões de euros para transferir Vangelis Pavlidis. O ponta de lança grego pode deixar as águias no mercado de verão.

«O jogador da Jordânia é muito competitivo, muito combativo e têm jogadores muito rápidos na frente» – Entrevista Bola na Rede a João Mota

João Mota cedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador do Al Ittihad SC refletiu sobre a temporada e analisou a seleção da Jordânia, onde foi campeão no comando do Al Hussein, com vários jogadores que farão parte da primeira participação do país num Mundial.

Dorival Júnior regressa ao comando técnico do São Paulo

O São Paulo oficializou o regresso de Dorival Júnior ao comando técnico da equipa. Esta será a terceira passagem do técnico pelo Tricolor.

Manuel Neuer e Sven Ulreich renovam com o Bayern Munique até 2027

Manuel Neuer e Sven Ulreich prolongaram o contrato com o Bayern Munique até 2027. Os guarda-redes serão Bávaros por mais uma época.

PUB

Mais Artigos Populares

Kévin Boma lança o Estoril Praia x Benfica em exclusivo ao Bola na Rede: «Preparamos para vencer»

Kévin Boma lançou o Estoril Praia x Benfica em declarações em exclusivo ao Bola na Rede. Defesa lançou última jornada da Primeira Liga.

Núrio Fortuna regressa a Angola e é apresentado como reforço do Petro de Luanda

O lateral Núrio Fortuna, de 31 anos, deixa o futebol europeu e junta-se ao Petro de Luanda. É mais um reforço para a equipa de João Pedro Sousa.

Vítor Pereira pode renovar contrato com o Nottingham Forest: eis as novidades

O Nottingham Forest pretende oferecer uma renovação de contrato a Vítor Pereira. Técnico português tem vínculo válido até ao verão de 2027.