Leva tu a bola! | Os bases na NBA

- Advertisement -

O jogo do basquetebol tem sofrido enormes mutações com o desenrolar dos anos. Os triplos-duplos fazem parte do quotidiano moderno da NBA, os postes tradicionais parecem dissipar-se, os triplos são a nova primazia do basquetebol atual…Contudo, se pensarmos em específico na posição do base, é uma das que mais se modificou com o passar dos anos.

Fomos de uma ideia que um base deve ser o jogador mais preocupado com o sucesso dos seus companheiros, com a formação de bases «pass first» tais como Chris Paul ou Steve Nash, para a ideia que um base deve ser a principal arma ofensiva da equipa, através da conquista de pontos, com a formação de bases como Stephen Curry ou Kyrie Irving. Isto, claro, na esfera da NBA. Não quero globalizar esta ideia, mas sabemos bem como um jogador ou uma equipa podem metamorfosear as filosofias e ideologias precedentes, por todo o mundo.

Esta mistura de ideias, com o point guard a ser o jogador chave em todo o percurso ofensivo da equipa, formou uma ideosincrasia muito específica de bases para a nova geração da NBA: Doncic, Trae Young, LaMelo Ball, Tyrese Haliburton e Ben Simmons são meros exemplos disso mesmo. Reparem, todos são bases e três destes mencionados têm cerca de 2 metros de estatura (!), algo que há 20/30 anos não acontecia. Ninguém, outrora, pensava num jogador com 2 metros (ou mais) para transportar a bola e ser o cérebro ofensivo da equipa.

Obviamente há exceções, como era então Magic Johnson, mas não passava disso, de uma excepção e de um jogador geracional. Hoje já temos mais jogadores desta estatura a fazer esse papel e mais importante ainda, temos jogadores que não são bases de raíz cada vez mais a desempenhar a função de um base no jogo. E este é o ponto principal do artigo.

Foto de capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Seleção Nacional Futebol de Praia: Eis os convocados para a Superfinal da Liga Europeia

Selecionador Bruno Torres anunciou a lista de convocados da Seleção Nacional de Futebol de Praia para a Superfinal da Liga Europeia

Já é conhecido o próximo clube de Stephan El Shaarawy e é em Itália

Stephan El Shaarawy já tem próximo passo definido: Genoa. Avançado de 33 anos continuará, desta forma, a jogar em Itália.

Central brasileiro que foi associado a Benfica e Sporting continua na Serie A

Juan Jesus foi oficializado como reforço do Venezia até ao final da temporada. O central brasileiro chegou a ser associado a Benfica e Sporting.

Estoril Praia recusou saída de Yanis Begraoui e abdicou de potenciais 13 milhões de euros

O Estoril Praia travou a saída de Yanis Begraoui para a Lazio no fim do mercado. Negócio envolvia empréstimo com opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Trabzonspor: Mohamed Salah e Sidny Lopes Cabral ficam sem treinador na Turquia

O Trabzonspor de Mohamed Salah e de Sidny Cabral demitiu o treinador Fatih Tekke após os maus resultados neste início de temporada.

Tomás Araújo acaba de assinar novo contrato com o Benfica: eis a duração

Tomás Araújo assinou um novo contrato com o Benfica. Vínculo é válido por cinco temporadas até junho de 2031.

Leeds United reforça o lado esquerdo do ataque e da defesa com dupla francesa

O Leeds United fechou o mercado de transferências com os empréstimo com opção de compra de Melvin Bard e Jean-Mattéo Bahoya.