Leva tu a bola! | Os bases na NBA

- Advertisement -

O jogo do basquetebol tem sofrido enormes mutações com o desenrolar dos anos. Os triplos-duplos fazem parte do quotidiano moderno da NBA, os postes tradicionais parecem dissipar-se, os triplos são a nova primazia do basquetebol atual…Contudo, se pensarmos em específico na posição do base, é uma das que mais se modificou com o passar dos anos.

Fomos de uma ideia que um base deve ser o jogador mais preocupado com o sucesso dos seus companheiros, com a formação de bases «pass first» tais como Chris Paul ou Steve Nash, para a ideia que um base deve ser a principal arma ofensiva da equipa, através da conquista de pontos, com a formação de bases como Stephen Curry ou Kyrie Irving. Isto, claro, na esfera da NBA. Não quero globalizar esta ideia, mas sabemos bem como um jogador ou uma equipa podem metamorfosear as filosofias e ideologias precedentes, por todo o mundo.

Esta mistura de ideias, com o point guard a ser o jogador chave em todo o percurso ofensivo da equipa, formou uma ideosincrasia muito específica de bases para a nova geração da NBA: Doncic, Trae Young, LaMelo Ball, Tyrese Haliburton e Ben Simmons são meros exemplos disso mesmo. Reparem, todos são bases e três destes mencionados têm cerca de 2 metros de estatura (!), algo que há 20/30 anos não acontecia. Ninguém, outrora, pensava num jogador com 2 metros (ou mais) para transportar a bola e ser o cérebro ofensivo da equipa.

Obviamente há exceções, como era então Magic Johnson, mas não passava disso, de uma excepção e de um jogador geracional. Hoje já temos mais jogadores desta estatura a fazer esse papel e mais importante ainda, temos jogadores que não são bases de raíz cada vez mais a desempenhar a função de um base no jogo. E este é o ponto principal do artigo.

Foto de capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Ange Postecoglu e a passagem pelo Nottingham Forest: «Foi uma decisão errada, não sei o que estava a pensar»

Ange Postecoglou refletiu sobre a passagem pelo Nottingham Forest, que durou apenas 39 dias, durante os quais participou em oito jogos e não venceu nenhum.

Benfica avança com queixa à UEFA por conduta violenta de Fede Valverde

Esta quinta-feira, o Benfica apresentou uma queixa na UEFA contra Fede Valverde por conduta violenta, referindo-se ao lance com Samuel Dahl.

Massimiliano Allegri frustrado com Cesc Fàbregas: «Da próxima vez entro em campo e faço um desarme»

Massimiliano Allegri demonstrou a sua frustração, depois de ser expulso por protestos a um 'agarrão' de Cesc Fàbregas a um jogador do AC Milan.

Paulo Fonseca sobre jogador do Lyon: «Está muito bem integrado e todos gostam dele»

Paulo Fonseca deixa elogios a Endrick. Jovem avançado brasileiro está emprestado pelo Real Madrid ao Lyon.

PUB

Mais Artigos Populares

Anthony Gordon torna-se o segundo jogador na história da Champions League a apontar um póker na primeira parte

Anthony Gordon juntou-se a Luiz Adriano como os únicos jogadores na história da Champions League a marcar quatro golos na primeira parte.

Rodrigo de Paul com declarações polémicas: «É mais difícil ganhar a MLS do que a Champions»

Rodrigo de Paul, que atua pelo Inter Miami, surpreendeu os adeptos europeus ao referir que a MLS é mais difícil de conquistar que a Champions League.

Felipe Melo revoltado com caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Fogo nos racistas»

Felipe Melo falou sobre o caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, avançado do Benfica. Eis o que disse.