Leva tu a bola! | Os bases na NBA

- Advertisement -

O jogo do basquetebol tem sofrido enormes mutações com o desenrolar dos anos. Os triplos-duplos fazem parte do quotidiano moderno da NBA, os postes tradicionais parecem dissipar-se, os triplos são a nova primazia do basquetebol atual…Contudo, se pensarmos em específico na posição do base, é uma das que mais se modificou com o passar dos anos.

Fomos de uma ideia que um base deve ser o jogador mais preocupado com o sucesso dos seus companheiros, com a formação de bases «pass first» tais como Chris Paul ou Steve Nash, para a ideia que um base deve ser a principal arma ofensiva da equipa, através da conquista de pontos, com a formação de bases como Stephen Curry ou Kyrie Irving. Isto, claro, na esfera da NBA. Não quero globalizar esta ideia, mas sabemos bem como um jogador ou uma equipa podem metamorfosear as filosofias e ideologias precedentes, por todo o mundo.

Esta mistura de ideias, com o point guard a ser o jogador chave em todo o percurso ofensivo da equipa, formou uma ideosincrasia muito específica de bases para a nova geração da NBA: Doncic, Trae Young, LaMelo Ball, Tyrese Haliburton e Ben Simmons são meros exemplos disso mesmo. Reparem, todos são bases e três destes mencionados têm cerca de 2 metros de estatura (!), algo que há 20/30 anos não acontecia. Ninguém, outrora, pensava num jogador com 2 metros (ou mais) para transportar a bola e ser o cérebro ofensivo da equipa.

Obviamente há exceções, como era então Magic Johnson, mas não passava disso, de uma excepção e de um jogador geracional. Hoje já temos mais jogadores desta estatura a fazer esse papel e mais importante ainda, temos jogadores que não são bases de raíz cada vez mais a desempenhar a função de um base no jogo. E este é o ponto principal do artigo.

Foto de capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Revelados os planos de Ruben Amorim para 2026/27

Ruben Amorim deve continuar ausente dos bancos por mais uma temporada. O técnico português quer fazer um ano sabático e não pretende também voltar a Portugal, para já.

Leixões derrota Portimonense e soma terceira vitória consecutiva na Segunda Liga

O Leixões recebeu e venceu o Portimonense por 2-0, no encontro referente à 31.ª jornada da Segunda Liga.

Rui Borges questionado sobre a continuidade de Hidemasa Morita: «Gostaríamos de continuar a contar com ele, mas às vezes não é possível»

Rui Borges realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS SAD, relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a passagem do Torreense à final da Taça de Portugal: «Já estive do outro lado»

Rui Borges realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS SAD, relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges elogia jogador: «Não o queríamos ter perdido»

Rui Borges realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS SAD, relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges: «Felizmente, estou num clube que me dão liberdade para falar sempre. Noutros, debitam o que mandam»

Rui Borges realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS SAD, relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges dá más notícias em relação ao Morten Hjulmand: «Possivelmente não o teremos até ao final da época»

Rui Borges realizou a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS SAD, relativo à 31.ª jornada da Primeira Liga.