Leva tu a bola! | Os bases na NBA

- Advertisement -

O jogo do basquetebol tem sofrido enormes mutações com o desenrolar dos anos. Os triplos-duplos fazem parte do quotidiano moderno da NBA, os postes tradicionais parecem dissipar-se, os triplos são a nova primazia do basquetebol atual…Contudo, se pensarmos em específico na posição do base, é uma das que mais se modificou com o passar dos anos.

Fomos de uma ideia que um base deve ser o jogador mais preocupado com o sucesso dos seus companheiros, com a formação de bases «pass first» tais como Chris Paul ou Steve Nash, para a ideia que um base deve ser a principal arma ofensiva da equipa, através da conquista de pontos, com a formação de bases como Stephen Curry ou Kyrie Irving. Isto, claro, na esfera da NBA. Não quero globalizar esta ideia, mas sabemos bem como um jogador ou uma equipa podem metamorfosear as filosofias e ideologias precedentes, por todo o mundo.

Esta mistura de ideias, com o point guard a ser o jogador chave em todo o percurso ofensivo da equipa, formou uma ideosincrasia muito específica de bases para a nova geração da NBA: Doncic, Trae Young, LaMelo Ball, Tyrese Haliburton e Ben Simmons são meros exemplos disso mesmo. Reparem, todos são bases e três destes mencionados têm cerca de 2 metros de estatura (!), algo que há 20/30 anos não acontecia. Ninguém, outrora, pensava num jogador com 2 metros (ou mais) para transportar a bola e ser o cérebro ofensivo da equipa.

Obviamente há exceções, como era então Magic Johnson, mas não passava disso, de uma excepção e de um jogador geracional. Hoje já temos mais jogadores desta estatura a fazer esse papel e mais importante ainda, temos jogadores que não são bases de raíz cada vez mais a desempenhar a função de um base no jogo. E este é o ponto principal do artigo.

Foto de capa: NBA

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Gonçalves: «Este clube é feito de história»

Pedro Gonçalves já falou com os jornalistas depois do encontro entre o Athletic e o Sporting, válido pela oitava jornada da Champions League.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Champions League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Champions League.

Momento histórico: eis o golo de Anatoliy Trubin que leva o Benfica aos playoffs da Champions League

O Benfica venceu o Real Madrid por 4-2 no Estádio da Luz. Golo que permitiu o apuramento foi marcado por Anatoliy Trubin nos descontos.

Rui Borges: «Não há palavras para descrever a minha equipa, são incríveis»

Rui Borges já falou com os jornalistas depois do encontro entre o Athletic e o Sporting, válido pela oitava jornada da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Andreas Schjeldrup: «Para ser honesto estou um pouco desapontado porque deveria ter marcado quatro golos neste jogo»

Andreas Schjeldrup analisou o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

Eduardo Quaresma: «É festejar este top 8 na Champions League»

Eduardo Quaresma já falou com os jornalistas depois do encontro entre o Athletic e o Sporting, válido pela oitava jornada da Champions League.

Eis os possíveis adversários do Benfica nos playoffs da Champions League

Após a vitória frente ao Real Madrid, o Benfica terminou na 24.ª posição da tabela da Champions League. Estes são os possíveis adversários nos playoffs.