NBA | Ja Morant: Época de afirmação?

- Advertisement -

Com a segunda escolha do Draft da NBA de 2019, os Memphis Grizzlies escolheram Ja Morant, um base vindo de Murray State University, uma pequena universidade de Division 1.

O jovem Morant passou dois anos no circuito da NCAA, onde foi o principal dínamo da equipa, alinhando em 65 jogos e terminando com médias de 19 pontos, 6 ressaltos e 8 assistências. Médias muito boas, mas a grande valia deste base é que parece estar constantemente ligado à corrente elétrica.

Depois de uma época que culminou com o prémio de Rookie do Ano, tendo levado os Grizzlies ao play-in game onde a equipa acabou derrotada pelos Portland Trail Blazers – apesar dos seus 35 pontos – Ja Morant entrou para esta época como uma das estrelas em ascensão e com a pressão de ter de carregar um franchise que agora é seu.

O jovem de 21 anos não se amedrontou, e entrou com tudo este ano, mostrando que se continuar a evoluir desta forma, pode ser um dos bases de elite da liga norte-americana num futuro próximo.

Nos seus dois primeiros jogos, frente aos San Antonio Spurs e Atlanta Hawks, Morant conseguiu 44 e 28 pontos, respetivamente, mas já durante os jogos de pré-época mostrara uma compostura diferente da que viramos a época transata.

Morant é um base que partilha algumas semelhanças com Russell Westbrook ou um Derrick Rose jovem: bases extremamente atléticos, com uma capacidade de impulsão tremenda, e que dominam através do seu atleticismo. A tendência é que jogadores deste género se tornem dínamos ofensivos, mas que tenham alguma dificuldade em organizar o jogo coletivo através do passe.

Nestes primeiros jogos da época, vimos um Ja Morant a assumir o papel de motor no ataque, mas também de maestro, ao organizar os movimentos da sua equipa com uma confiança e calma acrescidas. O seu próximo será conseguir melhorar as suas médias de lançamento exterior e aumentar a sua intensidade defensiva, de forma a que, quando Jaren Jackson Jr. regressar de lesão, consiga colocar os Grizzlies na luta pelo play-in tournament e, quem sabe, nos playoffs.

É verdade que a amostra de jogos esta época ainda é curta para se retirarem grandes ilações, e depois da lesão sofrida no jogo frente aos Brooklyn Nets será preciso esperar que o jovem base não fique muito tempo fora de campo, mas não há grandes dúvidas de que se continuar a evoluir desta forma, Ja Morant tem todas as características para ser uma verdadeira estrela na NBA.

Foto de Capa: Memphis Grizzlies

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha mais perto: Eis a convicção do Benfica relativamente ao negócio

O Benfica está convicto de que João Palhinha está cada vez mais próximo de assinar com o clube e conta com o tempo como aliado.

Iker Casillas sobre José Mourinho: «Cumprimentamo-nos, podemos até sentar-nos à mesa e conversar sem qualquer problema»

Iker Casillas recordou a ligação que tinha com Jose Mourinho no Real Madrid. O guardião espanhol assume que foi um «casamento que acabou mal».

Thibaut Courtois após a eliminação da Bélgica: «Gostaria talvez de fazer uma pausa na Liga das Nações, já que não é o mais importante»

Thibaut Courtois sofreu uma lesão na derrota da Bélgica e admitiu o possível adeus definitivo à sua seleção nacional.

Antigo internacional francês defende Cristiano Ronaldo e critica jogadores portugueses: «Nota-se que foi boicotado pela própria equipa»

Youri Djorkaeff afirma que os jogadores da seleção nacional boicotaram Cristiano Ronaldo no Mundial de 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Oficial: Manchester City contrata pérola inglesa ao Leicester City por 14,3 milhões de euros

Jeremy Monga é reforço do Manchester City por 14,3 milhões de euros. O jovem representava o Leicester City, onde cumpriu toda a formação.

França x Espanha é reedição da meia-final do Euro 2024 e da Liga das Nações 2025: lembras-te do que aconteceu?

Vai acontecer novamente um jogo entre França e Espanha nas meias-finais de uma grande competição. Eis as últimas vezes.

Sporting despede-se de Morten Hjulmand: eis o vídeo

Morten Hjulmand deixa o Sporting e é oficialmente jogador do Atlético Madrid. Leões partilharam vídeo de despedida.