📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

NBA muda politica de medição de jogadores e as surpresas aparecem

- Advertisement -

Durante anos e anos, a altura e o peso dos jogadores da NBA tem sido um tema controverso. Desde jogadores que diziam ser mais altos do que aquilo que eram, a jogadores a mentir sobre o seu peso. Isto porque, num desporto em que ser alto é, talvez, a melhor característica que se pode ter, todos querem parecer a “torre”, que por vezes não são.

Assim, na última semana de Setembro, antes de oficialmente começarem os treinos de pré-época da NBA, um comunicado oficial da mesma foi transmitido a todas as equipas, em como estas teriam de reportar e submeter a altura precisa e exata de cada jogador, bem como a sua idade. O que significa que os jogadores vão começar a ser sempre medidos descalços, para medidas oficiais.

Ora, a nível de idades, nos dias de hoje, não haverá certidão mal registada. Teríamos de recuar ao draft de 1985, quando o Sudanês de 2m31cm, Manute Bol, foi ‘draftado’ e ninguém conseguia precisar a sua idade.

A nível de alturas, dá mais que falar, pois, apenas na segunda semana de pré-época, já se notam algumas mudanças nos registos.

Alguns dos nomes mais notáveis foram Draymond Green, o extremo poste que actua pelos Golden State Warriors, que passou de medir 2.04 metros, para medir apenas 1.98m. O que, bem vistas as coisas, sabendo o defesa de elite que Green é, e a sua capacidade em  defender consistentemente grandes postes da NBA, só demonstra que as suas habilidades são ainda mais impressionantes.

O grande jovem sensação, Zion Williamson, também sofreu ligeiramente com esta mudança. O jovem extremo-poste passou dos seus 2.05 metros, uma boa altura para um jogador que actua na posição 4, para medir 2.02 metros, altura esta que já é mais associada a um extremo.

Também Derrick Rose, o MVP da longínqua temporada de 2010-2011, que sempre foi medido com 1.92 metros, uma altura imponente para base, passou a medir apenas 1.86 metros. O que, mais uma vez, faz parecer ainda mais espectacular a forma como este voava no inicio da década e como ainda acaba entre os jogadores mais altos da equipa adversaria.

A única situação caricata foi a de Kevin Durant, um dos melhores extremos da actualidade e inúmeras vezes líder da liga em pontos por jogo, que sempre foi medido como tendo 2.09 metros. No entanto, é visível a olho nu que o jogador possui praticamente 2.15 metros (sendo um famoso “7 footer”), pois ao lado dos jogadores mais altos a diferença é mínima. No entanto, como essa é vista como altura de um jogador interior, um poste, este sempre preferiu omitir a sua verdadeira altura e pôr a que achava adequada para um extremo. Esta época, a altura oficial de Kevin Durant foi de 2.14 metros, altura ideal de um poste.

Kevin Durant foi o unico jogador que com a nova politica passou a medir mais do que anteriormente
Via Brooklyn Nets

Por fim Stephen Curry, que sempre foi reportado com o seu 1.95 metros. Esta época, descalço, o duas vezes melhor jogador da NBA e três vezes campeão, foi medido como tendo 1.90 metros. Ao que a super-estrela comentou “Eu com sapatilhas meço 6 pés e 4 polegadas (1m95cm), sem sapatilhas meço 6 pés e 2 polegadas e três quartos (aproximadamente 1.90) entendem? Mas eu não jogo basquetebol sem sapatilhas”.

Assim, Curry fez uma boa observação, quão importante foi esta mudança na política da NBA? É assim tão relevante a altura precisa de cada jogador, ou será apenas mais uma jogada de marketing para nos manter a todos atentos na pré-época? Uma coisa é certa, apenas uma mudança de uma simples regra já fez com que o mundo da “Social Media” se debatesse sobre o assunto.

Foto De Capa: NBA

Artigo revisto por Joana Mendes

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.