Após um NBA Draft totalmente virtual, em 2020, a cerimónia voltou ao Barclays Center, casa dos Brooklyn Nets. Apesar de a maior parte dos olhares estarem fixados nas escolhas mais altas, como Cade Cunningham, Jalen Green ou Evan Mobley, os portugueses tinham um outro motivo para seguir o certame: Neemias Queta.

Queta, natural do Vale da Amoreira, podia tornar-se o primeiro atleta lusitano a entrar na NBA. Depois do feito de Ticha Penicheiro, ao ser a primeira portuguesa escolhida no Draft da WNBA, de 1998, o Basquetebol português ganhou mais motivos para sorrir.

A espera foi longa. Demorou algumas horas para ouvir o seu nome a ser chamado, mas, depois de tanto sacrifício, era só mais um degrau rumo ao sonho. Queta começou a jogar basquetebol no clube local, o FC Barreirense, até dar o salto para o SL Benfica. No entanto, nem uma época depois, esperava-o, do outro lado do Atlântico, uma bolsa de estudo na Utah State University.

Anúncio Publicitário

Nos Aggies, foram três anos ao mais alto nível na NCAA, o campeonato universitário norte americano e a forma mais convencional de entrar na NBA. Na cidade de Logan, Neemias aprendeu e melhorou a olhos vistos. Até os scouts se aperceberem do talento que ali estava presente, foi um ápice.

Na carreira universitária, teve médias de 13.2 pontos, nove ressaltos e duas assistências por partida. A nível coletivo, colecionou dois títulos da conferência Mountain West, onde Utah State está inserida. Devido às grandes performances individuais, adicionou à prateleira dois prémios individuais de melhor defesa, assim como presenças no melhor cinco inicial da conferência.

With the 39th pick in the 2021 NBA Draft, the Sacramento Kings select, Neemias Queta, from Portugal and Utah State University”. Mark Tatum, sub-comissário da NBA, disse as palavras que todos queríamos ouvir.

Agora, espera-o uma aventura na costa Oeste e na cidade de Sacramento, onde Ticha Penicheiro também começou a carreira profissional. O mais importante já está, temos o primeiro jogador de Basquetebol português na NBA! Agora, voa, Neemias!

Foto de Capa: NBA

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome