Publicidade

Sete Razões para não perder a nova época da NBA

João Dinis · 4 min

Sete Razões para não perder a nova época da NBA
Rondo Estrello

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Cabeçalho modalidadesUm: O espetáculo.

Fonte: Kurld
Fonte: Kurld

A razão de sempre, e a mais forte: nunca é apenas mais uma época, e quem já acompanhou pelo menos uma sabe bem disso! Cada ano há uma nova história a ser contada, recordes a cair e o impensável a acontecer. Haverá outras ligas, de outros desportos e com os mais variados pontos de interesse. Mas será inegável para quase todos que a NBA é das ligas mais espetaculares a nível mundial. Noite após noite, durante os 82 jogos de cada equipa na fase regular, a competitividade está elevadíssima e o espetáculo garantido. Em que outra competição temos jogos atrás de jogos a serem decididos nos últimos três segundos de jogo?

Dois: As saudades de um passado glorioso.

Fonte: the4pointplay
Fonte: the4pointplay

Kobe Bryant e Tim Duncan deixaram a competição na época que passou e vão deixar muitas, mas mesmo muitas saudades. The Black Mamba e Mr Fundamentals são dos jogadores que mais deram a este desporto nos últimos 20 anos, e deixam na liga uma indelével marca que toda a gente recordará.

Os seus títulos e as suas conquistas são por si só um registo forte o suficiente para que nunca saiam da memória dos adeptos, mas estas duas lendas têm de ser relembradas por muito mais do que isso. A simplicidade e eficiência de jogo de Duncan, e a mentalidade competitiva de Kobe são o género de valores que têm de ser transmitidos às gerações mais novas de forma a que nunca se percam. Foram atletas de elite que representaram com fidelidade apenas uma equipa, e desta feita tornaram-se símbolos vivos que terão direito às maiores honras. São os símbolos de uma geração que acaba o seu ciclo e que deixará saudades.

Três: Um futuro que bate à porta.

Fonte: deadseriousness.com
Fonte: deadseriousness

Os miúdos estão a crescer e está na altura de descobrir quem vão ser as novas estrelas da liga. Numa altura em que as antigas glórias se retiram é necessário encontrar novos heróis, novas figuras, novos líderes. Towns em Minnesota e Porzingis em Nova Iorque são as grandes expectativas em relação à geração de rookies do ano passado. Se na época passada conseguiram ser titulares e ter bastante importância nas suas equipas, nesta terão de provar que conseguem melhorar, evoluir e mostrar consistência perante a dureza física da competição.

Quatro: Tudo o que mudou.

Fonte: thefanaticsview
Fonte: thefanaticsview

Um frenético tumulto, foi assim esta temporada de trocas na NBA. Muitas trocas envolvendo peixe bem graúdo, muitas equipas a alterarem completamente o seu plantel, e uma considerável dança de treinadores. Wade fora de Miami a fazer companhia ao Rondo em Chicago, Rose em Nova Iorque, Kevin Durant nos Warriors, Howard nos Hawks, Horford nos Celtics e muitos mais. Está tudo muito diferente e a curiosidade de como estas peças se vão encaixar e adaptar aos novos postos não podia ser maior.

Nos treinadores Tom Thibodeau, Jeff Hornacek e Fred Hoiberg terão muitas das atenções viradas para si. Provar que conseguem, nas suas novas equipas, impor a sua filosofia de jogo e ser competitivos são os objetivos a atingir.

Cinco: Lebron James e tudo o que ele é capaz

Fonte: pinterest
Fonte: pinterest

Depois de virar uma final que estava 3-1 contra a equipa que conseguiu o melhor registo da história na fase regular desconhecem-se os limites do King. Prepara-se para entrar numa das mais consensuais fases da sua carreira e essa estabilidade pode elevar ainda mais o seu jogo. Com o fortalecer dos adversários uma nova vitória colocava-o ainda mais perto de ser seriamente discutido como o GOAT.

Seis: O novo guerreiro do estado dourado

A mudança de equipa ainda vai fazer correr muita tinta Fonte: berkcommunications
Fonte: berkcommunications

É impossível perder isto de vista. KD está nos Golden State Warriors e toda a gente tem um olho na Bay Arena. Uns porque o querem ver falhar, outros porque esperam que se forme ali uma super equipa conquistadora e que marcará as próximas épocas. Depois da derrota do último ano nas finais os GSW vão querer recuperar o título a todo o custo, e o balde de água fria será gigante caso não o consigam com a adição de um dos mais talentosos jogadores da atualidade.

Sete: Duas Narrativas, um desfecho final.

Fonte: indianexpress
Fonte: indianexpress

Há dois grandes favoritos à vitória e é impossível ignorar este facto.  Caso não aconteça nada de estranho a final que se prevê é a mesma dos últimos dois anos. O Lebron e os amigos contra Curry e KD.

De um lado estará o super Lebron que assim que soube da reunião de estrelas que o adversário conseguiu, apressou-se a alterar o seu plano de treino para começara “encher” quando ainda estava de férias com a sua família. Esta época é vista como o teste final, ganhando passará a ombrear de forma ainda mais próxima com Michael Jordan.

Do outro lado querem iniciar uma dinastia. É uma aposta a curto e a médio prazo. Querem ganhar já, mas querem também que continue, e amealhar títulos consecutivos.

Seja qual for o desfecho final, a emoção está garantida e esta será uma época que quereremos lembrar durante muito tempo. O velho bordão continua vivo e verdadeiro: NBA – Where amazing happens!

Foto de capa: NBA

João Dinis

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.