Tal pai, tal filho #3: Bol Bol

- Advertisement -

Bol Bol é um dos jogadores mais distintos e conhecidos da NBA, não só pela sua estatura notória e grande capacidade técnica, como pelo seu reconhecível último nome. Com isto, Bol é filho do reconhecido sudanês Manute Bol, um dos jogadores mais altos a passar pela NBA, com cerca de 2,31 metros.

Manute, passou dez anos na Liga e encerrou a sua carreira com 1999 pontos, 2647 ressaltos, e 2086 desarmes de lançamento, tendo uma inclusão na NBA All defensive team, em 1989. Bol (pai) foi um jogador irreverente, que desafiou o estilo mais convencional e físico dos postes dos anos 80/90, tendo nos triplos uma das principais armas ofensivas. Manute Bol infelizmente faleceu em 2010, com uma doença renal.

PERCURSO DE BOL BOL

Bol foi escolhido pelos Miami Heat, mas “enviado” de seguida para os Denver Nuggets
Fonte: Denver Nuggets

Nascido a 16 de Novembro de 1999, o norte-americano (com descendência sudanesa) efetuou vários câmbios entre escolas desde que se tornou freshman pela Blue Valley Northwest High School. A partir daqui, Bol representou os Bishop Miege, a Mater Dei e terminou o seu percurso enquanto jogador de High School pela Findlay Prep.

O jovem atleta, terminou com médias de 20.4 pontos, 8.2 ressaltos e 2.4 desarmes de lançamento por jogo neste seu último ano pela Findlay Prep, tornando-o unanimemente no quarto melhor jogador da sua classe (apenas atrás de Zion Williamson, RJ Barret e Cam Reddish).

Seguiu-se a faculdade, onde Bol Bol representaria a Universidade de Oregon, podendo comprovar o seu talento na NCAA. Aqui, o jovem solidificou as perpetivas dos scouts e demonstrou-se pronto para o próximo nível. Apesar disto, uma lesão no pé esquerdo encerraria a sua temporada precocemente, fazendo cair de forma drástica o seu valor no Draft de 2019.

Como tal, e mesmo com as reticências dos observadores norte-americanos, Bol admitiu estar pronto para a NBA e candidatou-se ao Draft de 2019, onde foi escolhido como a 44.ª escolha. Todavia, o seu talento, potencial e o facto de o poste norte-americano ser propício a lesões, deixaria as direções das equipas norte-americanas muito subjetivas, fazendo o jovem cair de uma potencial escolha de lotaria para uma escolha de segunda ronda. Para além disso, no NBA Combine o jovem atleta apresentou um peso extremamente baixo, demonstrando-se franzino perante o olhar dos scouts norte-americanos.

Atualmente, Bol é jogador dos Denver Nuggets, não obstante tenha competido no início da temporada com a equipa dos Windy City Bulls na G-League, de modo a arrecadar minutos e a recuperar o seu estado físico e motivacional para entrar pronto na NBA.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé deixa nova mensagem após acusações de racismo: «Baila Vinícius Júnior»

Kylian Mbappé voltou a deixar uma mensagem a Vinícius Júnior. Avançado deixou nova publicação nas redes sociais.

Álvaro Arbeloa responde ao Bola na Rede: «Arda Guler é um jogador especial, é dos diferentes»

Álvaro Arbeloa respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, depois de uma vitória do Real Madrid contra o Benfica por uma bola a zero.

Imprensa espanhola critica Gianluca Prestianni após Benfica x Real Madrid: «Um cobarde e racista»

A imprensa espanhola deixou críticas a Gianluca Prestianni após o alegado racismo contra Vinicius Júnior no Benfica x Real Madrid.

Imprensa espanhola fala em confronto físico entre Rui Costa e elemento do Real Madrid depois do jogo

Em Espanha dão conta de um confronto físico entre Rui Costa e um membro do Real Madrid. Conhece mais detalhes do caso.

PUB

Mais Artigos Populares

Aurélien Tchouaméni revela versão de Prestianni: «Ele diz que disse maricas»

Aurélien Tchouaméni marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.

Vinicius Júnior reage ao alegado racismo de Gianluca Prestianni: «Os cobardes precisam de meter a camisola na boca para mostrar o quão fracos são»

Vinícius Júnior prestou declarações após o Benfica x Real Madrid, condenando os alegados comentários racistas de que foi alvo no Estádio da Luz.

Kylian Mbappé ataca Prestianni: «Este tipo de humano não é meu colega de profissão. Não devia voltar a jogar a Champions»

Kylian Mbappé marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.