Tal pai, tal filho #3: Bol Bol

- Advertisement -

Bol Bol é um dos jogadores mais distintos e conhecidos da NBA, não só pela sua estatura notória e grande capacidade técnica, como pelo seu reconhecível último nome. Com isto, Bol é filho do reconhecido sudanês Manute Bol, um dos jogadores mais altos a passar pela NBA, com cerca de 2,31 metros.

Manute, passou dez anos na Liga e encerrou a sua carreira com 1999 pontos, 2647 ressaltos, e 2086 desarmes de lançamento, tendo uma inclusão na NBA All defensive team, em 1989. Bol (pai) foi um jogador irreverente, que desafiou o estilo mais convencional e físico dos postes dos anos 80/90, tendo nos triplos uma das principais armas ofensivas. Manute Bol infelizmente faleceu em 2010, com uma doença renal.

PERCURSO DE BOL BOL

Bol foi escolhido pelos Miami Heat, mas “enviado” de seguida para os Denver Nuggets
Fonte: Denver Nuggets

Nascido a 16 de Novembro de 1999, o norte-americano (com descendência sudanesa) efetuou vários câmbios entre escolas desde que se tornou freshman pela Blue Valley Northwest High School. A partir daqui, Bol representou os Bishop Miege, a Mater Dei e terminou o seu percurso enquanto jogador de High School pela Findlay Prep.

O jovem atleta, terminou com médias de 20.4 pontos, 8.2 ressaltos e 2.4 desarmes de lançamento por jogo neste seu último ano pela Findlay Prep, tornando-o unanimemente no quarto melhor jogador da sua classe (apenas atrás de Zion Williamson, RJ Barret e Cam Reddish).

Seguiu-se a faculdade, onde Bol Bol representaria a Universidade de Oregon, podendo comprovar o seu talento na NCAA. Aqui, o jovem solidificou as perpetivas dos scouts e demonstrou-se pronto para o próximo nível. Apesar disto, uma lesão no pé esquerdo encerraria a sua temporada precocemente, fazendo cair de forma drástica o seu valor no Draft de 2019.

Como tal, e mesmo com as reticências dos observadores norte-americanos, Bol admitiu estar pronto para a NBA e candidatou-se ao Draft de 2019, onde foi escolhido como a 44.ª escolha. Todavia, o seu talento, potencial e o facto de o poste norte-americano ser propício a lesões, deixaria as direções das equipas norte-americanas muito subjetivas, fazendo o jovem cair de uma potencial escolha de lotaria para uma escolha de segunda ronda. Para além disso, no NBA Combine o jovem atleta apresentou um peso extremamente baixo, demonstrando-se franzino perante o olhar dos scouts norte-americanos.

Atualmente, Bol é jogador dos Denver Nuggets, não obstante tenha competido no início da temporada com a equipa dos Windy City Bulls na G-League, de modo a arrecadar minutos e a recuperar o seu estado físico e motivacional para entrar pronto na NBA.

Diogo Silva
Diogo Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo lembra-se de seguir futebol religiosamente desde que nasceu, e de se apaixonar pelo basquetebol assim que começou a praticar a modalidade (prática que durou uma década). O diálogo desportivo, nas longas viagens de carro com o pai, fez o Diogo sonhar com um jornalismo apaixonado e virtuoso.

Subscreve!

Artigos Populares

James Rodríguez anuncia a saída da seleção da Colômbia

Aos 35 anos, James Rodríguez anunciou a retirada da seleção colombiana. O ex-FC Porto contabilizou 32 golos em 132 internacionalizações.

Embate entre históricos europeus | AC Milan x Benfica

Benfica e AC Milan já não têm o poderio de outrora, mas antecipa-se ainda assim um jogo interessante, com dois técnicos portugueses nos bancos.

José Mourinho e a vitória suada do Real Madrid: «Os meus jogadores não matam os jogos quando têm oportunidades»

O Real Madrid venceu o Elche em tempo de compensação, num duelo da 6.ª jornada da La Liga. José Mourinho reagiu ao resultado.

Portugal conquista a primeira vitória no EuroVolley 2026 frente à Macedónia do Norte

Portugal venceu a Macedónia do Norte por 3-0, na quinta jornada do EuroVolley 2026, com parciais de 25-13, 25-20 e 25-20.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Espí volta a salvar o Real Madrid na visita ao Elche de Martín Anselmi: Eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid deixou escapar uma vantagem de dois golos, mas Carlos Espí apontou o golo decisivo que garantiu uma vitória sobre o Elche por 3-2.

Ondrej Berka vai apitar o jogo de estreia do Torreense com o Lillestrom na Europa League

O jogo entre Torreense e Lillestrom já tem árbitro definido. Ondrej Berka vai apitar o primeiro encontro europeu na história da comitiva de Torres Vedras.

Flávio Gonçalves eleito o jovem do mês da Primeira Liga

À frente de Gianluca Prestianni e de Taichi Fukui, Flávio Gonçalves foi o jovem do mês da Primeira Liga com 33,33% dos votos.