O basquetebol espanhol está de volta!

- Advertisement -

A Liga Espanhola de Basquetebol está de volta. Após uma reunião que envolveu os 18 clubes que disputam a prova, foi acordada a retoma da competição, na cidade de Valência, entre 17 e 30 de Junho.

Em formato de torneio final, vão participar as 12 equipas melhor classificadas na Liga até à data da suspensão da mesma. Os grupos já estão definidos, com Barcelona, Bilbao, Baskonia, Unicaja, Joventut e Tenerife no Grupo A e Real Madrid, Andorra, Valencia, Zaragoza, San Pablo Burgos e Gran Canaria no Grupo B. As restantes equipas que não marcarão presença nesta fase final também não se vão encontrar, porque a ACB afirmou que não existirá lugar para despromoções.

Entendeu-se a criação de uma espécie de cidade exclusiva de basquetebol em Valência, de modo a assegurar uma maior segurança para todos os envolvidos. As equipas vão ser distribuídas por oito campos de treino e pelo pavilhão do Valência. Vão também ficar dividas entre hotéis, nomeadamente quatro equipas em cada um, e já vão ter de estar na cidade uma semana antes do regresso da competição.

Esta fase final do campeonato vai ser efetuada num confronto entre as equipas de cada grupo. Vão ser realizados cinco encontros por cada equipa e, no final, passam à meia-final as duas primeiras de cada um dos grupos. O primeiro lugar do Grupo A defrontará o segundo lugar do Grupo B e, consequentemente, o primeiro lugar do Grupo B irá jogar contra o segundo lugar do Grupo A. Os vencedores de cada jogo terão lugar na final. Os jogos das meias-finais e da final serão disputados num só encontro, não havendo lugar para uma segunda mão.

Os dois verdadeiros candidatos ao título são o Barcelona e o Real Madrid. Ambas as equipas são, desde o início da época, consistentes em números de vitórias e têm demonstrado um nível elevadíssimo de jogo. No entanto, o Zaragoza pode também surpreender, se tiver a hipótese de alcançar as meias-finais.

Foto de Capa: ACB

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão 

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.