Os candidatos a Campeões do Mundo da FIBA

- Advertisement -

O Campeonato do mundo de Basquetebol da FIBA, que vai decorrer na China, começa no dia 31 de Agosto e termina a 15 de Setembro e promete ser emocionante. O torneio, que irá contar com 32 selecções nesta edição (algo inédito em relação as 24 anterior), vai para a décima oitava edição.

Estágios de preparação já foram realizados, jogos amigáveis já foram jogados e a especulação de qual será a selecção a trazer para casa o título já começou! De uma perspectiva histórica, os candidatos seriam fáceis de apontar: Estados Unidos, antiga Jugoslávia (atual Sérvia e Montenegro), Rússia, Brasil e Argentina.

Selecções com menos história a nível de palmarés, mas igualmente respeitadas seriam a de Espanha, que conta com jogadores tanto da melhor liga Europeia (a Espanhola) como da melhor liga do mundo, a NBA. E ainda a selecção da Grécia, que conta com nada mais nada menos que o melhor jogador da atualidade: Giannis Antetokuonmpo!

Posto as coisas deste prisma, fica então altura de se analisar os verdadeiros candidatos ao título. Qual será a selecção com melhor preparação, estilo de jogo e capacidade de resposta para trazer o Ouro para casa?

Uma grande ameaça ao título, como se espera em todos os torneios internacionais, é a selecção da Sérvia. Os sérvios contam com caras conhecidas da melhor liga do mundo.

A Sérvia, que já venceu enquanto Jugoslávia, quer dar uma boa imagem neste Mundial
Fonte: FIBA
Nikola Jokic representa os Denver Nuggets e conta já com um all-star game no seu palmarés. O jovem base extremo dos Sacramento Kings, Bogdan Bogdanovic, tem um estilo de jogo bastante sólido e maduro para a idade e que conta já com um campeonato da Euroliga na sua conta pessoal. Por fim, mas a não esquecer, temos ainda o gigante Boban Marjanovic, de 2 metros e 22 centimetros. O atual poste dos Philadelphia 76ers que tem uma envergadura de impor respeito na área restritiva irá ser de certo uma forte referência na defesa sérvia.

A não fugir muito a regra, temos então a selecção dos Estados Unidos. Talvez com o plantel mais desfalcado desde o mundial de 2010, que na altura contou com um jovem Kevin Durant, um Derrick Rose de 21 anos e um Russel Westbrook que ainda estava por ser seleccionado para o seu primeiro all-star. Contudo, a missão foi cumprida e trouxeram o Ouro de volta aos Estados Unidos.

Este ano a história repete-se! Uma selecção que não conta com nomes muito mediáticos e que parece apostar na juventude dos seus jogadores. Nomes como Kemba Walker, Jason Tatum, Jaylen Brown (todos dos Boston Celtics), Donovan Mitchell dos Utah Jazz e ainda Harrison Barnes dos Sacramento Kings são talvez os que se destacam mais.

Vicente Tigre Avelar
Vicente Tigre Avelarhttp://www.bolanarede.pt
Pratica desporto desde os cinco anos, idade em que começou a jogar Basquetebol. Jogou ao serviço da Associação Desportiva Ovarense durante 12 anos (nos quais três foi campeão distrital de Aveiro). É licenciado em Gestão (ensino em Inglês) pelo ISEG e estudante no Mestrado de Finance pela mesma instituição. Instituição pela qual ainda pratica Basquetebol, tendo conseguido chegar ao Top-8 Nacional em duas épocas consecutivas. É uma pessoa com uma paixão pela modalidade e com uma forte opinião sobre a mesma, sempre aberto a diferentes visões e novas experiências.                                                                                                                                                 O Vicente não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

As novas pinturas para a nova temporada de 2026 | Fórmula 1

Desde meados de janeiro até agora, as 11 equipas de Fórmula 1 foram mostrando os seus novos carros, com as novas pinturas oficiais. Em época de pré-temporada

Juan Bernat tem um novo desafio na carreira e ruma a equipa da La Liga 2

O SD Eibar chegou a acordo com Juan Bernat para a contratação do lateral esquerdo até ao final da presente temporada, com opção de prolongar o vínculo por mais uma época.

Kalidou Koulibaly renova com o Al Hilal

Kalidou Koulibaly renovou o seu contrato com o Al Hilal até 2027, prolongando a ligação ao clube saudita onde tem sido figura de destaque.

Alisson Santos sobre a chegada ao Nápoles: «Estou muito contente por estar aqui, para mim é um sonho»

Alisson Santos analisou a sua adaptação a Itália e destacou as semelhanças táticas entre o Sporting e o Nápoles, facilitando, assim, a sua integração na nova realidade.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha em Roterdão: Francisco Cabral cai nos quartos de final de pares

A dupla Francisco Cabral e Lucas Miedler perdem frente aos germânicos Jakob Schnaitter e Mark Wallner em dois sets e encerra, a participação no ATP 500 neerlandês.

Al Ittihad de Sergio Conceição identifica sucessor de N’Golo Kanté no plantel do Real Madrid

Sérgio Conceição identifica em Eduardo Eduardo Camavinga é alvo prioritário do Al Ittihad no próximo mercado. O médio do Real Madrid tem o perfil ideal para ocupar a vaga deixada por Kanté.

Liverpool prepara 80 milhões por defesa da La Liga

Segundo a imprensa espanhola, Jules Koundé é alvo prioritário do Liverpool para a próxima época. Os Reds têm 80 milhões em cima da mesa para investir no defesa do Barcelona.