Paige Bueckers: O protótipo da nova geração

- Advertisement -

No meio de um dos locais mais gelados dos Estados Unidos – Minnesota – nasceu uma atleta capaz de incendiar qualquer pavilhão por onde passe: Paige Bueckers.

“The most electrifying high school player in the world”

É desta forma que a revista norte-americana SLAM caracteriza a recruta número um da classe de 2020, a primeira jogadora do secundário de sempre a ser capa da revista.

Com apenas 18 anos, Bueckers é uma das melhores jogadoras do país – o seu jogo e estatísticas assim o comprovam. Com a confiança de quem sempre foi a melhor, Paige não é arrogante, mas sabe as suas capacidades e não tem medo de o dizer seja a quem for. Na verdade, não têm de o dizer, porque assim que entra dentro de campo fica bem notório que se trata de uma atleta diferente.

O Basquetebol entrou na sua vida quando tinha cinco anos. O seu pai, que jogara no secundário, tomou a tarefa de a treinar e pode-se orgulhar do trabalho que fez. Quando entrou para a equipa da sua escola – com apenas 14 anos – Paige tornou-se de imediato um dos seus destaques.

Se na sua primeira época foi a melhor lançadora de triplos e a segunda jogadora com mais assistências da equipa – terminando com 8.9 pontos, duas assistências e 3.5 ressaltos –, dois anos depois já era das melhores jogadoras do estado com 24 pontos, seis assistências e seis ressaltos. Esta época que agora terminou foi capaz de elevar o seu jogo a um patamar ainda mais alto, acabando com 21 pontos, 9.4 assistências, cinco ressaltos e 5.4 roubos de bola (!), vencendo três prémios diferentes de melhor jogadora do ano e o prémio de Minnesota Miss Basketball, dado à melhor jogadora do estado.

Paige não é uma base normal. Aliás, é o contrário, é o fruto de uma nova geração de atletas que cresceu numa fase de mudança no Basquetebol norte-americano. A sua visão de jogo, capacidade de passe, maturidade e facilidade de lançamento são fora do comum, especialmente numa atleta tão jovem. O seu jogo é uma mistura do lançamento exterior de Stephen Curry, o repertório de finalizações junto ao cesto e os handles de Kyrie Irving, e a visão de jogo e capacidade de passe de Lebron James – três dos seus atletas favoritos.

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto retoma preparação para a receção ao Sporting: eis os detalhes

O FC Porto retomou, esta quinta-feira, os treinos e a preparação, tendo em vista a receção ao Sporting, referente à 21.ª jornada da Primeira Liga.

Sporting não esquece aniversário de Cristiano Ronaldo: «O melhor português de sempre»

O Sporting celebrou nas suas redes sociais o 41.º aniversário de Cristiano Ronaldo, colocando algumas fotos do craque.

Arne Slot comenta contratação do Liverpool por 60 milhões de euros e aborda futuro de Virgil Van Dijk: «Neste clube não somos tolos»

Na antevisão do Liverpool x Manchester City, Arne Slot falou sobre a contratação de Jérémy Jacquet e abordou o futuro de Virgil Van Dijk no Liverpool.

José Mourinho atento aos jovens: as 2 promessas que podem ser chamadas à equipa principal do Benfica

José Mourinho tem chamado alguns jovens à equipa principal do Benfica. Gonçalo Moreira e Federico Coletta podem ser os próximos.

PUB

Mais Artigos Populares

Abel Ferreira após goleada: «Não há outra forma de estarmos próximos de ganhar se não jogarmos todos do mesmo lado»

Abel Ferreira falou aos jornalistas depois da goleada do Palmeiras no Brasileirão. Técnico português apela à união no clube.

Casemiro vai deixar o Manchester United no verão e há pretendente nos Estados Unidos

Casemiro tem pretendente nos Estados Unidos da América. LA Galaxy mostra interesse no médio do Manchester United.

Ruben Amorim quer manter silêncio até ao final da temporada: eis o motivo

Ruben Amorim ainda não falou desde que saiu do Manchester United. Técnico português quer manter silêncio até ao final da época.