Paige Bueckers: O protótipo da nova geração

- Advertisement -

No meio de um dos locais mais gelados dos Estados Unidos – Minnesota – nasceu uma atleta capaz de incendiar qualquer pavilhão por onde passe: Paige Bueckers.

“The most electrifying high school player in the world”

É desta forma que a revista norte-americana SLAM caracteriza a recruta número um da classe de 2020, a primeira jogadora do secundário de sempre a ser capa da revista.

Com apenas 18 anos, Bueckers é uma das melhores jogadoras do país – o seu jogo e estatísticas assim o comprovam. Com a confiança de quem sempre foi a melhor, Paige não é arrogante, mas sabe as suas capacidades e não tem medo de o dizer seja a quem for. Na verdade, não têm de o dizer, porque assim que entra dentro de campo fica bem notório que se trata de uma atleta diferente.

O Basquetebol entrou na sua vida quando tinha cinco anos. O seu pai, que jogara no secundário, tomou a tarefa de a treinar e pode-se orgulhar do trabalho que fez. Quando entrou para a equipa da sua escola – com apenas 14 anos – Paige tornou-se de imediato um dos seus destaques.

Se na sua primeira época foi a melhor lançadora de triplos e a segunda jogadora com mais assistências da equipa – terminando com 8.9 pontos, duas assistências e 3.5 ressaltos –, dois anos depois já era das melhores jogadoras do estado com 24 pontos, seis assistências e seis ressaltos. Esta época que agora terminou foi capaz de elevar o seu jogo a um patamar ainda mais alto, acabando com 21 pontos, 9.4 assistências, cinco ressaltos e 5.4 roubos de bola (!), vencendo três prémios diferentes de melhor jogadora do ano e o prémio de Minnesota Miss Basketball, dado à melhor jogadora do estado.

Paige não é uma base normal. Aliás, é o contrário, é o fruto de uma nova geração de atletas que cresceu numa fase de mudança no Basquetebol norte-americano. A sua visão de jogo, capacidade de passe, maturidade e facilidade de lançamento são fora do comum, especialmente numa atleta tão jovem. O seu jogo é uma mistura do lançamento exterior de Stephen Curry, o repertório de finalizações junto ao cesto e os handles de Kyrie Irving, e a visão de jogo e capacidade de passe de Lebron James – três dos seus atletas favoritos.

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Lazio garante avançado e negócio pode atingir 12 milhões de euros

Albert Gudmundsson vai ser emprestado pela Fiorentina à Lazio neste mercado de verão. Opção de compra nos 12 milhões de euros.

Víctor Rofino é reforço do Famalicão para o eixo defensivo

O Famalicão anunciou Víctor Rofino como reforço. O defesa de 24 anos assinou um contrato válido até 2031.

Fechado: Há mais um jogador do Real Madrid a caminho do Fulham

Manuel Ángel vai deixar o Real Madrid e rumar ao Fulham. Gonzalo García e César Palacios fizeram o mesmo caminho neste verão.

Porta fechada: Sporting define futuro de 2 jogadores

Geny Catamo e Gonçalo Inácio vão continuar no Sporting após a SAD leonina rejeitar propostas de vários clubes europeus por ambos.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas goleia e Trabzonspor perde: eis os resultados da Liga Turca

O Besiktas goleou o Corum, com um hat-trick de Vlahovic. Por outro lado, o Trabzonspor de Mohamed Salah perdeu frente ao Amedspor.

Vários clubes na corrida por Richard Ríos: Futuro do colombiano perto ficar resolvido

O futuro de Richard Ríos decide-se esta quarta-feira, com Al Ittihad e Besiktas em negociações com o Benfica para garantir o colombiano.

Fechado: Lyon de Paulo Fonseca vende extremo para a Premier League por 30 milhões de euros

Malick Fofana vai deixar o Lyon de Paulo Fonseca e reforçar o Sunderland. Transferência a rondar os 30 milhões de euros mais variáveis.