📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Spanoulis para Deus Grego! | Basquetebol

- Advertisement -

Depois do anúncio do regresso à seleção da Grécia, seis anos depois, para ajudar na qualificação para os Jogos Olímpicos, uma lesão põe um ponto final não só no regresso à seleção, como na carreira do histórico Vassilis Spanoulis.

Numa publicação feita nas redes sociais, o jogador do Olympiacos referiu a importância do Basquetebol na sua vida: “Deu-me tudo e eu dei-lhe tudo”.

Com 38 anos e uma carreira cheia de títulos, tanto a nível de seleções, como de clubes, termina assim a carreira do atleta grego, com o sentimento de que ainda poderia ajudar o seu país na qualificação para os Jogos Olímpicos.

Num percurso marcado, essencialmente, pela passagem pelo Basquetebol helénico, onde foi figura no Panathinaikos e Olympiacos, Spanoulis conta ainda com uma curta passagem pela NBA, nos Houston Rockets.

No seu palmarés, destacam-se títulos como a medalha de ouro no EuroBasket, em 2005, a conquista por três vezes da Euroliga, e ainda sete campeonatos gregos.

Sendo, claramente, uma das grandes figuras do Basquetebol europeu dos últimos 20 anos, e um dos rostos de uma geração de ouro do Basquetebol da Grécia, cumprirá assim todos os requisitos para a candidatura a “Deus Grego”?

Se vai chegar ao estatuto de Deus? Muito dificilmente. Mas, certamente, que estamos a falar de um futuro companheiro de Fasoulas e Giannakis (dois ex-jogadores gregos) naquele que é o maior reconhecimento do Basquetebol mundial, o Hall of Fame da FIBA.

E, neste ponto, acredito que é só uma questão de tempo até ser anunciado numa classe para ingressar no mesmo e, quem sabe, juntamente com outra grande figura do Basquetebol grego, Dimitris Diamantidis que, apesar de já ter terminado a carreira há alguns anos, foi outra grande figura do Basquetebol grego nesta geração de ouro.

Será sempre um tema que pode gerar muito debate e diversas opiniões, mas estamos a falar de alguém que, nos últimos 20 anos, esteve presente quase sempre nas grandes decisões das competições de clubes e seleções. Um atirador exímio, que se destacava pela sua simplicidade e incrível frieza nos momentos decisivos.

É certo que não vingou na sua passagem pela NBA, ao contrário do seu compatriota Giannis Antetokounmpo, mas creio que é aí que a sua dimensão se torna indiscutível, porque mesmo com o insucesso na melhor liga do mundo, conseguiu construir um percurso cheio de títulos coletivos e individuais e um estatuto intocável no Basquetebol mundial.

Com ou sem o estatuto de Deus, com ou sem Hall of Fame, é certo que o Basquetebol lhe deve um enorme obrigado por toda a magia que espalhou, ao longo destes anos, pelos grandes palcos da modalidade.

Foto de capa: Olympiacos BC 
Artigo redigido por Gonçalo Correia Tomás
Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos
Gonçalo Correia Tomás
Gonçalo Correia Tomáshttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo cresceu no mundo do basquetebol, sendo atualmente jogador e treinador na modalidade. Um dia quer ser jornalista desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto 32-36 Sporting CP: Leões vencem com o génio do seu prodígio

O Dragão Arena recebeu o jogo grande da 15.ª jornada da Liga de Andebol entre o FC Porto e o Sporting, todo um clássico do andebol nacional.

Quem deve assumir a posição 6 no FC Porto: Alan Varela ou Pablo Rosario? Eis as diferenças entre os dois médios

Alan Varela continua a ser uma referência na posição 6, mas Pablo Rosario assumiu o protagonismo com a exibição diante do Malmo. Dois médios com perfis distintos, que oferecem soluções diferentes a Francesco Farioli.

Rui Borges revela grande novidade na convocatória para o Sporting x AVS SAD

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a formação do Sporting: «Olho para a equipa B e vejo uma equipa muito focada, rigorosa, miúdos que mesmo quando estão...

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges e a lesão de Pedro Gonçalves: «Não posso dizer quanto tempo estará de fora, porque não pertenço ao departamento médico»

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Rui Borges: «A equipa está completamente ligada depois de uma semana de exigência máxima»

Rui Borges realizou esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o Sporting e o AVS, válido pela 14.ª jornada da Primeira Liga.

Já é conhecido o próximo treinador do Paços de Ferreira

Nuno Braga vai ser o próximo treinador do Paços de Ferreira. Filipe Cândido deixou o comando técnico do clube.