A ameaça francesa

- Advertisement -

A equipa feminina francesa da Futuroscope está na estrada desde 2006 e desde 2017 conta entre os seus patrocinadores principais também a FDJ – cuja equipa masculina tem ajudado a retomar os gauleses ao topo do ciclismo -, mas nunca foi um dos conjuntos mais fortes do pelotão internacional. No entanto, uma transformação está em curso e é possível que já em 2020 – contando que o calendário previsto pela UCI vai mesmo adiante – a vejamos a dar luta às melhores nas estradas europeias.

Há uns anos, a equipa começou um processo de internacionalização e contratou até algumas atletas interessantes, ainda que longe de serem estrelas, como Tenniglo ou Slik, mas todas acabaram por deixar a equipa tão rapidamente como chegaram e até algumas referências da equipa, como Aude Biannic, também abraçaram outros projetos.

Contudo, uma constante do conjunto francês sempre foi a aposta na juventude, o que permitiu manter sempre um fluxo de entrada de atletas competentes. A formação de jovens talentos parece estar agora prestes a dar frutos, já que começa a figurar como um dos destaques da equipa a gaulesa Evita Muzic, que ainda conta apenas com 20 anos, mas já está na sua terceira época com a equipa e é inegavelmente uma das melhores e mais consistentes Sub-23 do mundo.

Evita Muzic é uma das mais promissores jovens do ciclismo
Fonte: FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope

Em 2019, foram também adicionadas algumas ciclistas experientes, com destaque para duas de qualidade já elevada e que continuaram para 2020, Fahlin e Borgli. E este seria o prelúdio de uma ida ao mercado assertiva para esta nova temporada que coloca a FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope num patamar que nunca antes esteve.

Então, para esta época, a equipa só contratou duas ciclistas, mas foram excelentes escolhas. Brodie Chapman, depois de uma passagem pelo BTT, brilhou nos últimos dois anos no calendário americano e é uma ciclista interessante capaz de alguns resultados em provas menores e de ser um bom apoio para uma forte líder.

E essa liderança foi encontrada com a contratação de Cecilie Uttrup Ludwig. Pódio na Ronde e na La Course em 2019, e sexta no Giro em 2018, a jovem dinamarquesa está a explodir para uma grande carreira e não tarda estará a ganhar algumas das mais importantes provas das duas rodas. Em França, terá estatuto absoluto no topo da hierarquia interna e um conjunto em crescimento a apoiá-la. Juntas, ciclista e equipa fazem um par temível em crescendo.

Assim, os gauleses têm agora uma renovada ambição e podem, pela primeira vez na sua já longa história, competir com as melhores nas mais importantes provas ciclísticas.

Foto de Capa: FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope

 

Artigo revisto por Joana Mendes

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do Braga e do empate do FC Porto na Europa League

Quinta-feira europeia com bons resultados para Portugal. A vitória do Braga e o empate do FC Porto dão pontos no Ranking UEFA.

Benfica muito perto de chegar a acordo com alvo no mercado depois de vídeo-chamada com José Mourinho

Stije Resink está muito perto de ter um acordo com o Benfica. Médio gostou da conversa com José Mourinho e está agradado com a possibilidade de rumar às águias.

Barcelona derrota FC Porto no Dragão Arena

O Barcelona derrotou o FC Porto por 5-3 em jogo a contar para a quinta jornada da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins.

Duelo entre técnicos portugueses no Catar termina com vitória na Supertaça para o Al Sharjah de José Morais

Al-Sharjah, orientado por José Morais, venceu por 1-2 em casa do Al-Garafa, treinado por Pedro Martins, num encontro marcado pelo duelo entre técnicos portugueses.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham garante contratação de Souza junto do Santos

O jogador Souza, de 19 anos, deixa o Santos e assina pelo Tottenham, estreando-se agora na Premier League. O clube inglês pagou cerca de 15 milhões de euros pelo lateral-esquerdo.

Carlos Vicens e as diferenças de exibições entre a Europa League e as provas internas: «Não elegemos competições. Jogámos hoje o jogo oficial 38...

Carlos Vicens analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.

Ricardo Horta enaltece feito do Braga: «Fizemos um grande jogo contra uma equipa que há dias empatou com o Arsenal»

Ricardo Horta analisou o desfecho do Braga x Nottingham Forest. Encontro marcou a sétima jornada da Europa League.