A ameaça francesa

- Advertisement -

A equipa feminina francesa da Futuroscope está na estrada desde 2006 e desde 2017 conta entre os seus patrocinadores principais também a FDJ – cuja equipa masculina tem ajudado a retomar os gauleses ao topo do ciclismo -, mas nunca foi um dos conjuntos mais fortes do pelotão internacional. No entanto, uma transformação está em curso e é possível que já em 2020 – contando que o calendário previsto pela UCI vai mesmo adiante – a vejamos a dar luta às melhores nas estradas europeias.

Há uns anos, a equipa começou um processo de internacionalização e contratou até algumas atletas interessantes, ainda que longe de serem estrelas, como Tenniglo ou Slik, mas todas acabaram por deixar a equipa tão rapidamente como chegaram e até algumas referências da equipa, como Aude Biannic, também abraçaram outros projetos.

Contudo, uma constante do conjunto francês sempre foi a aposta na juventude, o que permitiu manter sempre um fluxo de entrada de atletas competentes. A formação de jovens talentos parece estar agora prestes a dar frutos, já que começa a figurar como um dos destaques da equipa a gaulesa Evita Muzic, que ainda conta apenas com 20 anos, mas já está na sua terceira época com a equipa e é inegavelmente uma das melhores e mais consistentes Sub-23 do mundo.

Evita Muzic é uma das mais promissores jovens do ciclismo
Fonte: FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope

Em 2019, foram também adicionadas algumas ciclistas experientes, com destaque para duas de qualidade já elevada e que continuaram para 2020, Fahlin e Borgli. E este seria o prelúdio de uma ida ao mercado assertiva para esta nova temporada que coloca a FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope num patamar que nunca antes esteve.

Então, para esta época, a equipa só contratou duas ciclistas, mas foram excelentes escolhas. Brodie Chapman, depois de uma passagem pelo BTT, brilhou nos últimos dois anos no calendário americano e é uma ciclista interessante capaz de alguns resultados em provas menores e de ser um bom apoio para uma forte líder.

E essa liderança foi encontrada com a contratação de Cecilie Uttrup Ludwig. Pódio na Ronde e na La Course em 2019, e sexta no Giro em 2018, a jovem dinamarquesa está a explodir para uma grande carreira e não tarda estará a ganhar algumas das mais importantes provas das duas rodas. Em França, terá estatuto absoluto no topo da hierarquia interna e um conjunto em crescimento a apoiá-la. Juntas, ciclista e equipa fazem um par temível em crescendo.

Assim, os gauleses têm agora uma renovada ambição e podem, pela primeira vez na sua já longa história, competir com as melhores nas mais importantes provas ciclísticas.

Foto de Capa: FDJ Nouvelle Aquitaine Futuroscope

 

Artigo revisto por Joana Mendes

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.