A época dos Portugueses no Estrangeiro – Soraia Silva

- Advertisement -

A jovem roladora nacional rumou este ano ao estrangeiro para integrar a Sopela Women’s Team de Espanha, um conjunto UCI, mas de nível ainda relativamente baixo. Foi um ano de adaptação para uma atleta que tem a dificuldade acrescida de estar a conciliar a competição com os estudos.

Durante a temporada, participou maioritariamente em provas amadoras, representando a equipa em apenas duas provas por etapas de escalão continental. Aí, demonstrou algumas dificuldades, sendo essencialmente uma ciclista de apoio.

Ao serviço da seleção nacional esteve na ajuda a Daniela Reis nos Jogos do Mediterrâneo, onde não terminou, e como representante feminina solitária nos Mundiais Universitários, em que alcançou lugares entre as dez melhores tanto no crono como na prova de fundo.

Soraia Silva em ação nos Mundiais Universitários
Fonte: José Baptista/Bola na Rede

Já nos Campeonatos Nacionais, não conseguiu revalidar o título de contrarrelógio, já que este ano teve concorrência de Daniela Reis e Maria Martins que levaram a melhor, e ficou-se pelo bronze. Na prova de fundo, demasiado acidentada para as suas características, terminou no quarto posto.

Em suma, não foi uma época fácil e em certos momentos deixou mostrar que ainda há muito por onde melhorar, mas trata-se de uma ciclista jovem e que já deu para perceber que ainda tem muito por onde crescer.

Em 2019, ainda não é conhecido em que equipa correrá, mas, apesar das dificuldades apresentadas, parece-nos que terá qualidade para, no imediato ou no médio prazo, voltar a competir no estrangeiro e no nível continental.

Foto de Capa: José Baptista/Bola na Rede

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Dois tubarões europeus cobiçam Bernardo Silva enquanto Hugo Viana tenta acertar renovação

Bernardo Silva está no radar do Atletico Madrid e Juventus, mas o diretor desportivo do Manchester City, Hugo Viana, continua a tentar a renovação do português.

A época do Tenerife: transformar uma subida de divisão numa mera formalidade

O Tenerife foi despromovido à Primera RFEF, mas encontra-se na disputa pela subida direta às competições profissionais espanholas.

Sporting realiza mais um treino e informa data e hora da próxima conferência de Rui Borges

O Sporting realizou esta quinta-feira mais um treino. Leões preparam deslocação ao terreno do Moreirense para a Primeira Liga.

Francisco Neto explica 3 novidades na convocatória de Portugal: «Tem-nos encantado pela sua irreverência com bola»

Francisco Neto, selecionador nacional, explicou as chamadas de Pauleta (Benfica), Daniela Areia Santos (Valadares Gaia) e Nádia Bravo (Braga).

PUB

Mais Artigos Populares

SC Braga x Vitória SC | A intensidade que queremos nos grandes jogos

Há qualquer coisa de diferente no ar quando o SC Braga e o Vitória SC se encontram. Não é apenas mais uma disputa por três pontos

Barcelona, PSG e Bayern Munique associados a internacional francês: eia a situação

Marcus Thuram, avançado francês do Inter Milão, está a ser associado a 3 gigantes: Barcelona, PSG e Bayern Munique.

Defesa da Juventus interessa a 3 clubes que têm treinadores portugueses

O Lyon de Paulo Fonseca, o West Ham de Nuno Espírito Santo e o Nottingham Forest de Vítor Pereira estão interessados em Federico Gatti.