A época dos Portugueses no Estrangeiro – Soraia Silva

- Advertisement -

A jovem roladora nacional rumou este ano ao estrangeiro para integrar a Sopela Women’s Team de Espanha, um conjunto UCI, mas de nível ainda relativamente baixo. Foi um ano de adaptação para uma atleta que tem a dificuldade acrescida de estar a conciliar a competição com os estudos.

Durante a temporada, participou maioritariamente em provas amadoras, representando a equipa em apenas duas provas por etapas de escalão continental. Aí, demonstrou algumas dificuldades, sendo essencialmente uma ciclista de apoio.

Ao serviço da seleção nacional esteve na ajuda a Daniela Reis nos Jogos do Mediterrâneo, onde não terminou, e como representante feminina solitária nos Mundiais Universitários, em que alcançou lugares entre as dez melhores tanto no crono como na prova de fundo.

Soraia Silva em ação nos Mundiais Universitários
Fonte: José Baptista/Bola na Rede

Já nos Campeonatos Nacionais, não conseguiu revalidar o título de contrarrelógio, já que este ano teve concorrência de Daniela Reis e Maria Martins que levaram a melhor, e ficou-se pelo bronze. Na prova de fundo, demasiado acidentada para as suas características, terminou no quarto posto.

Em suma, não foi uma época fácil e em certos momentos deixou mostrar que ainda há muito por onde melhorar, mas trata-se de uma ciclista jovem e que já deu para perceber que ainda tem muito por onde crescer.

Em 2019, ainda não é conhecido em que equipa correrá, mas, apesar das dificuldades apresentadas, parece-nos que terá qualidade para, no imediato ou no médio prazo, voltar a competir no estrangeiro e no nível continental.

Foto de Capa: José Baptista/Bola na Rede

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Vangelis Pavlidis eleito jogador do mês de dezembro de 2025 pela Liga Portugal

A Liga Portugal anunciou que Vangelis Pavlidis foi eleito o jogador do mês de dezembro de 2025. O avançado grego superou Luis Suárez e Rodrigo Zalazar.

Chelsea está de olho na contratação de jovem defesa que também foi observado por Benfica e FC Porto

Chelsea e outros grandes europeus estão de olho em Sedi Kinteh, defesa central que pertence ao Tromsø IL, o clube inglês espera avançar com uma proposta.

Everton faz proposta por avançado que foi treinado por José Mourinho no Fenerbahçe

O Everton está interessado na contratação de Youssef En-Nesyri. O avançado marroquino de 28 anos pertence ao Fenerbahçe.

Ricardo Shutte deixa o Vizela e assina pelo Penafiel

FC Penafiel chega a acordo com o FC Vizela pela contratação do avançado Ricardo Shutte. O extremo assinou um contrato de uma temporada e meia.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa: Sporting vai perder avançado para a Bundesliga

Rodrigo Ribeiro está muito perto de deixar de ser jogador do Sporting. O avançado prepara-se para ser cedido ao Augsburgo.

Francesco Farioli bate adjunto e é eleito Treinador do Mês

Francesco Farioli foi eleito por parte da Liga Portugal como o Treinador do Mês da Primeira Liga, galardão relativo a dezembro.

Internacional português com passagem pelo Sporting deixa o Varzim

O Varzim anunciou a saída de André Santos do plantel, com a rescisão do contrato entre ambas as partes.