📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As 4 ilações a retirar da 83.ª edição da Volta a Portugal

4. MANTÉM-SE TUDO COMO ESTÁ OU NÃO?

- Advertisement -

A “Grandíssima” é sempre uma competição bastante atrativa para os adeptos nacionais, que assistem às emoções da prova “colados à televisão”, na primeira quinzena de agosto; e para as equipas e ciclistas do país, que focam, já desde a pré-epoca, as suas atenções na prova e a preparam como o objetivo principal do ano. Mas será isto suficiente? Não quererão os adeptos e a organização da Volta que venham competir a Portugal (também) algumas das maiores estrelas da modalidade e os ciclistas lusos que correm nas melhores equipas internacionais?

A Federação Portuguesa de Ciclismo e a organização da Volta a Portugal devem analisar cuidadosamente e seriamente se pretendem que a mais longa competição do Ciclismo nacional suba do terceiro escalão do Ciclismo internacional, agora que a entidade reguladora do Ciclismo, a UCI, vem ponderando fazer uma reestruturação de algumas provas e dos sistemas de pontuação.

Todos os anos os aficionados do mundo velocipédico nacional podem aproveitar o espetáculo que é “Grandíssima”, mas, para descontentamento de quem segue as maiores provas internacionais, nunca marcam presença as maiores estrelas do desporto. Isto deve-se, sobretudo, a três fatores: a sobreposição no calendário com outras provas do segundo e do primeiro escalão; a extensa duração da prova; e a descredibilização do ciclismo nacional, devido aos vários escândalos de doping.

A subida de escalão da prova traria, muito possivelmente, equipas internacionais de maior calibre; serviria de “montra” para os maiores talentos portugueses e contribuiria, à partida, para a credibilização das equipas e dos ciclistas domésticos. Porém, para que isto acontecesse, a Volta a Portugal teria de decorrer em moldes distintos dos atuais e teria de ser reestruturada, o que pode não ser considerado benéfico.

Em suma, é necessário que seja feita uma análise custo-benefício.

Miguel Monteiro
Miguel Monteirohttp://www.bolanarede.pt
O Miguel é um estudante universitário natural do Porto, cuja paixão pelo desporto, fomentada na infância pelos cromos de Futebol que recebia e colava nas cadernetas, considera ser algo indescritível. Espetador assíduo de uma multiplicidade de desportos, tentou também a sua sorte em algumas modalidades, sem grande sucesso, tendo encontrado agora na análise desportiva uma oportunidade para cultivar o seu amor pelo desporto e para partilhar com os demais as suas opiniões, nomeadamente de Ciclismo, modalidade pela qual nutre um carinho especial.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.