As maiores lições aprendidas em 2022 | Ciclismo

    5. Há novas promessas entre os sprinters

    Se por um lado, ciclistas como Mark Cavendish parecem estar mesmo fora dos seus anos de glória e até à procura de equipa, também começam a surgir nomes muito promissores para as chegadas ao sprint. Entram em cena Olav Kooij e Arnaud de Lie.

    Olav Kooij é um ciclista neerlandês de 21 anos que corre ao serviço da Jumbo-Visma e que para muitos fãs passa debaixo do radar, uma vez que ainda não tem dado cartas em grandes corridas de um dia ou em provas de 3 semanas. Ainda assim, Olav Kooij foi um dos ciclistas mais vitoriosos de 2022, com 12 triunfos, nomeadamente na primeira etapa da Volta a Polónia e em duas etapas da Volta à Dinamarca. Kooij já conta com triunfos sobre Elia Viviani, Mark Cavendish e ainda sobre Arnaud Demáre.

    O mesmo pode ser escrito sobre Arnaud de Lie, ciclista belga da Lotto Soudal, que aos 20 anos, foi o maior trunfo da formação belga para escapar à despromoção para o escalão pro continental. Vitórias bem distribuídas por todo o ano, sobretudo em solo belga, de Lie ganha em sprint puro frente a ciclistas como Giacomo Nizzolo ou a Sam Bennett (o caso da Ronde van Limburg) e em corridas de sobe e desce constante como é o caso da Clássica de Limburgo em que chegou isolado, frente a nomes como Loic Vliegen ou Tom Dumoullin.

    Arnaud de Lie e Olav Kooij são, desta forma, dois nomes muito promissores no que ao sprint diz respeito e vão dar muito que falar ao longo de 2023. Com ambas as equipas a ter lugar assegurado nas corridas World Tour, é quase certo que os dois vão começar a dar as primeiras pedaladas em monumentos e em corridas de três semanas já no próximo ano.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Pereira
    Filipe Pereira
    Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.