Campeonato Nacional de Fundo: Rui Costa campeão por centímetros

- Advertisement -

Com onze e nove ciclistas respetivamente, W52/FC Porto e Efapel, partiam com responsabilidades acrescidas para a prova de fundo nacional, onde teriam pela frente um trio da UAE Team Emirates que já havia mostrado no crono estar preparado para lutar pela vitória.

O início da prova foi marcado por várias fugas, que incluiram alguns nomes fortes do pelotão como Amaro Antunes, António Carvalho ou David Rodrigues, mas o pelotão acabaria compacto com pouco menos de 100 quilómetros para a meta.

Nos 70 quilómetros finais, o pelotão cortou-se definitivamente com um grupo numeroso na frente com vários favoritos como Rui Costa, Joni Brandão, João Rodrigues, Frederico Figueiredo e Luis Gomes. Com quatro elementos neste grupo, a W52/FC Porto aproveitou a vantagem numérica e lançou-se ao ataque.

João Rodrigues foi o primeiro a mexer, seguindo isolado durante largos quilómetros. Por seu lado, a UAE Team Emirates mexeu atrás, com Ivo Oliveira a saltar do pelotão para se juntar ao irmão e a Rui Costa no grupo dianteiro.

W52/FC Porto esteve constantemente ao ataque
Fonte: FPC

Com o vencedor da Volta a Portugal 2019 a ser alcançado, os dragões não ficaram quietos e foi a vez do jovem Francisco Campos surgir a solo na cabeça da corrida, mas, depois de cerca de 15 quilómetros escapado sem conseguir grande vantagem, também ele seria reabsorvido.

Na última volta, deu-se a mexida decisiva, com Rui Costa e Daniel Mestre a isolarem-se e seguirem juntos em direção à meta. Num final em ligeira subida, o sprint foi até à linha, tendo sido preciso recorrer ao photofinish para atribuir o título ao poveiro. Meio minuto depois, Francisco Campos aceleraria para o bronze.

Foto de capa: Federação Portuguesa de Ciclismo

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Duelo ibérico na busca pelo sonho | Portugal x Espanha

Os livros contam-nos da enorme e contínua história que une Portugal e Espanha, numa epopeia que começou há cerca de 800 anos

Tottenham e Arábia Saudita avançam por Rafael Leão: eis a situação

O Tottenham e clubes da Arábia Saudita estão interessados em Rafael Leão, de acordo com a imprensa. Extremo português deverá deixar o AC Milan.

Luis de la Fuente aborda situação de craque da Espanha antes do jogo contra Portugal: «Logo se vê se terá minutos ou não»

Luis de la Fuente, selecionador da Espanha, anteviu o jogo contra Portugal. Duelo acontece já esta segunda-feira pelas 20h00.

Lamine Yamal já teve dificuldades contra Nuno Mendes: eis o que disse Luis de la Fuente

Luis de la Fuente, selecionador da Espanha, anteviu o jogo contra Portugal. Duelo acontece já esta segunda-feira pelas 20h00.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis de la Fuente rendido a Cristiano Ronaldo: «Com o talento e a classe que tem, é o melhor nas zonas onde se decidem...

Luis de la Fuente, selecionador da Espanha, anteviu o jogo contra Portugal. Duelo acontece já esta segunda-feira pelas 20h00.

Luis de la Fuente e o Portugal x Espanha: «Vamos tentar fazer o que temos feito, mas de maneira a causarmos dano ao adversário»

Luis de la Fuente, selecionador da Espanha, anteviu o jogo contra Portugal. Duelo acontece já esta segunda-feira pelas 20h00.

O Brasil abdicou da bola e foi eliminado; a Inglaterra abdicou da bola e fez história – Diário do Mundial 2026 #25

Dia de grandes jogos no Mundial 2026. A Noruega surpreendeu o Brasil com exibições de luxo à frente e atrás e a Inglaterra resistiu à loucura para vencer o México.