Ciclismo: Credibilização do desporto para a promoção do espetáculo

A imprevisibilidade é a chave para o sucesso de qualquer desporto. Quanto maior for a incerteza relativamente ao vencedor de determinada competição, maior será o interesse do público em seguir essa mesma prova. Consequentemente, maiores serão os dividendos financeiros que se podem retirar de determinado evento desportivo. No ciclismo acontece exatamente o mesmo.

INCERTEZA COMO CHAVE PARA O SUCESSO

A edição deste ano do Tour de France ficou marcada por uma tremenda incerteza relativamente ao vencedor final. Na minha opinião, a ausência de Chris Froome foi uma das razões que ajudam a explicar a maior competitividade na Volta a França 2019.

Nos últimos sete anos, o britânico venceu quatro edições. Se tivermos em conta que desistiu devido a queda em 2014, o cenário é ainda mais “assustador”. Em duas dessas vitórias, Froome triunfou nos Campos Elísios com uma vantagem superior a quatro minutos.

Se a estes dados juntarmos o facto de a Ineos (antiga Sky) ter um orçamento bastante superior ao de qualquer outra equipa, é fácil perceber que quem sair a perder é a competitividade da modalidade em geral.

Curiosamente, no ano em Chris Froome desistiu devido a queda o vencedor foi Vincenzo Nibali com uma vantagem superior a sete minutos. No entanto, será importante dizer que por exemplo Alberto Contador, um dos principais favoritos na altura a vencer a prova, também desistiu.

A NBA E A PREMIER LEAGUE COMO MODELOS A SEGUIR

O público do ciclismo não gosta por norma de comparações com outras modalidades, sobretudo com o futebol. É certo que o ciclismo tem uma realidade bastante particular e que as comparações com outros desportos, sobretudo coletivos, podem ser pouco produtivas.

No entanto, existem alguns bons exemplos que podem servir de inspiração para tornar o ciclismo uma modalidade com uma maior presença mediática.

O caso da NBA é paradigmático. A principal preocupação da liga passa por tornar o seu campeonato o mais competitivo possível. São inúmeras as restrições colocadas às equipas de forma a evitar que se construam planteis de superestrelas. Nos últimos anos, a discussão em torno dos Golden State Warriors levantou bastantes questões sobre as regras que atualmente estão em vigor e como pode a própria liga dificultar ainda mais a vida às equipas de forma a evitar este cenário. O objetivo é claro e passa exclusivamente por promover a maior incerteza possível sobre o vencedor final.

Outro bom exemplo é a Premier League. Num continente diferente e também perante uma realidade completamente oposta, a liga promove a maior competitividade possível entre as equipas. Neste caso, o segredo assenta numa redistribuição dos direitos televisivos mais equitativa e que diminua a diferença entre as equipas.

Em ambos os casos, a tónica está em colocar a maior incerteza possível no resultado final.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rúben Dias: «Somos duas das melhores equipas europeias»

Rúben Dias esteve presente na sala de imprensa da Cidade do Futebol, para realizar a antevisão do Portugal x Alemanha.

Francisco Neto: «Esta equipa joga sempre para ganhar»

Francisco Neto falou com os jornalistas durante esta segunda-feira, tendo em vista o encontro entre Portugal e a Bélgica.

Maurizio Sarri é o novo treinador da Lazio

Maurizio Sarri foi confirmado esta segunda-feira como novo treinador da Lazio. O técnico está assim de regresso ao clube.

Samuel Dahl vai ser reforço do Benfica por 9 milhões de euros

Samuel Dahl vai ser reforço em definitivo do Benfica. O lateral esquerdo prepara-se assim para deixar a AS Roma.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Nassr oferece salário de 20 milhões de euros anuais a jogador do Inter Milão

O Al Nassr está interessado em garantir a contratação de Alessandro Bastoni na próxima janela de transferências.

Jogadores do PSG tomam decisão em relação ao bónus da vitória na Champions League

O PSG venceu a mais recente edição da Champions League e os jogadores vão partilhar o bónus com os funcionários do clube.

Eis a possível nova camisola do Manchester United

O Manchester United ainda não apresentou a sua nova camisola, mas uma das opções está a ser divulgada nas redes sociais.