Ciclismo | Jornada de Europeus e Mundiais termina com Julian Alaphilippe no topo

- Advertisement -

Déjà-vu ou sonho tornado realidade? A disputar-se na região da Flandres, Bélgica, o Campeonato do Mundo de ciclismo de estrada terminou com nova vitória de Julian Alaphilippe na corrida de elite masculina.

O traçado acidentado que marcou a ligação entre Antuérpia e Leuven prometia uma corrida entusiasmante para fechar a 88ª edição de uma das competições de ciclismo mais prestigiadas a nível internacional.

Alavancado por uma moldura humana espetacular, o termo emoção foi sinónimo desta corrida, assim como sabedoria e Loulou foram tudo menos antónimos.

Um ataque de longe, repleto de ousadia e disponibilidade física, criou um espaço que se revelou suficiente para reduzir as ambições dos seus adversários, principalmente de Wout van Aert, que a correr em casa era apontado como o grande favorito.

A renovação do título vale ao francês a camisola arco-íris por mais uma temporada, juntando-se ainda a uma lista de apenas seis nomes que conseguiram vencer por duas vezes consecutivas esta corrida.

Repleto de simbolismo, este triunfo entra também em congruência com o nível das inúmeras consagrações ao longo de uma semana “belga” de ciclismo.

Entre revelações nos escalões mais jovens, surpresas na corrida de elite feminina e várias prestações de destaque, setembro foi o mês das nações do ciclismo lutarem pelas medalhas com selo da União Ciclística Internacional, tanto na prova mundial, na Flandres, como no Campeonato Europeu, realizado em Itália, que antecedeu esta competição.

Foto de capa: UCI

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Três anos depois, Erick Mendonça regressa ao Sporting: «Queria muito que o meu filho me visse de verde e branco»

O Sporting anunciou a contratação de Erick Mendonça. O universal português regressa ao clube após três temporadas ao serviço do Barcelona.

Jorge Jesus aponta ao topo: «Está na altura do mundo descobrir Portugal»

Esta quarta-feira, o novo selecionador nacional, Jorge Jesus, deixou uma mensagem para os adeptos portugueses nas redes sociais.

Didier Deschamps: «Ficámos aquém, mas pergunto-vos se o árbitro tem o nível necessário para uma semifinal»

Espanha venceu França por 2-0 e está na final do Mundial 2026. Didier Deschamps assumiu a má exibição, mas questionou a arbitragem. 

Sporting: não aproveitou a segunda oportunidade e tem ordem de saída

Souleymane Faye prepara-se para abandonar o plantel do Sporting. O jogador não convenceu na posição de lateral direito.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: Santos pode acelerar João Palhinha no Benfica

João Palhinha interessa ao Benfica e pode deixar o Bayern Munique. O conjunto alemão quer realizar algumas vendas.

Para serem aposta no futuro? Rui Borges estreou duas jovens promessas pelo Sporting

Rui Borges estreou duas jovens promessas na equipa principal do Sporting contra o Celtic: Rodrigo Dias e Gabriel Silva.

Luis de la Fuente e a passagem à final: «Era uma das melhores seleções do mundo contra a melhor equipa do mundo»

Espanha venceu França por 2-0 e está na final do Mundial 2026. Luis De la Fuente mostrou-se orgulhoso e deixou elogios a Dani Olmo e Rodri.