Ciclismo | Os «Wonderkids» a manter debaixo de olho em 2021

    1.

    João Almeida (Deceuninck-QuickStep) – 2020 foi particularmente especial para as hostes do ciclismo português. As proezas de João Almeida e Rúben Guerreiro, no Giro d’Itália, simbolizaram um verdadeiro grito de acasalamento entre o povo português e a modalidade em questão, já que a vibração observada obteve, inegavelmente, níveis que há muito tempo não se sentiam no nosso país. O ciclista de 22 anos, natural das Caldas da Rainha, envergou a rosa durante 15 dias, batendo vários recordes nacionais, como a melhor classificação de sempre de um português – quarto posto – no Giro d´Italia (destronou o quinto lugar de José Azevedo), por exemplo.

    Se entendermos que esta foi a sua primeira participação numa grande volta, o resultado verificado e as aparições consistentes em literalmente todas as etapas notabilizaram uma grande esperança em crescimento dentro da Deceuninck-QuickStep. As qualidades reveladas, sobretudo nos três contrarrelógios onde o “Duro das Caldas” se fez notar, anteveem um conjunto de potencialidades perfeitas para o nascimento de um voltista completo. O perfil perspetivado compreende um ciclista de capaz de se defender na alta montanha e de fazer a diferença no contrarrelógio. Valores como a persistência, a capacidade de sofrimento e uma mentalidade ofensiva imperam naquilo que é a sua forma de correr e certamente serão qualidades essenciais para as grandes batalhas que se avizinham.

    Relativamente a 2021, e depois da cobiça de outras equipas do pelotão internacional, João Almeida vai mesmo continuar a correr e a evoluir no viveiro de talentos belga. O calendário a longo prazo do português permanece uma incógnita, no entanto, a nova temporada certamente presenteará o atleta com a participação em várias das melhores provas do ciclismo mundial e com a possibilidade de liderar, sendo a ideia da responsabilidade máxima numa grande volta para João Almeida tudo menos improvável.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ricardo Rebelo
    Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
    O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.