Contador e Froome, começar a Vuelta ao ataque

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

A última Grande Volta da temporada já está na estrada e a La Vuelta 2017 conta com uma lista de participantes de luxo no que à montanha diz respeito com um grande leque de candidatos aos primeiros lugares da classificação geral. O mesmo já não se pode dizer quanto aos sprints, já que nenhum dos grandes nomes da especialidade está presente na prova rainha do nosso país vizinho. No entanto, o grande destaque é mesmo o tratar-se da última prova do campeoníssimo Alberto Contador.

Na terceira edição da Vuelta a começar fora de portas, a prova começou com um contrarrelógio coletivo em Nîmes, no sul de França, que a BMC venceu levando Rohan Dennis à liderança. Entre as equipas dos favoritos à geral, a Sky, 4ª na etapa, começou a dar vantagem a Froome, que até podia ter sido maior e ter levado a etapa se Ian Stannard não tivesse passado dificuldades no último quilómetro, atrasando os britânicos.

Ao segundo dia, uma das poucas etapas verdadeiramente planas da prova viu acontecer algo extremamente raro no ciclismo, os 203,4Km de Nîmes a Gruissan não tiveram direito a uma fuga. Com medo de cortes pelo forte vento que se fazia sentir, as principais equipas colocaram um ritmo forte toda a jornada, não permitindo que nenhum grupo se escapa-se. Na parte final, a Quick-Step Floors, especialista nestes abanicos, fragmentou a corrida e Yves Lampaert atacou para vencer a etapa e subir à liderança com o colega de equipa Matteo Trentin a ser o melhor no sprint pelo 2º lugar e os cortes a fazerem diferenças mínimas entre os que lutam para vestir de vermelho em Madrid.

O ‘tubarão’ Nibali venceu na primeira incursão nas montanhas  Fonte: La Vuelta
O ‘tubarão’ Nibali venceu na primeira incursão nas montanhas
Fonte: La Vuelta

A montanha chegou ao terceiro dia e Chris Froome mostrou estar em grande forma atacando e vendo apenas Johan Esteban Chaves com capacidade para lhe responder, mas na descida para a meta mais 7 se lhes juntaram e Vincenzo Nibali levou a vitória na etapa festejando como um tubarão, a sua alcunha. Alberto Contador é que se deu mal com os ares de Andorra, perdeu mais de 2 minutos e parecia arredado das contas finais, enquanto Froome ascendia à liderança.

Depois de uma quarta etapa sem grande história em que Matteo Trentin venceu ao sprint, os ciclistas depararam-se com uma dura chegada a Alcossebre num topo de 3ª categoria. A fuga discutiu a etapa e Alexey Lutsenko superiorizou-se nesse campo, mas a animação dos favoritos mostrou um Contador com vontade de recuperar o tempo perdido e que, com Froome e Chaves, ficou do lado certo dos cortes que a subida originou.

Foto de Capa: Team Sky

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Entre as dúvidas do Brasil e as certezas de Marrocos, brilharam aqueles por quem ninguém dava nada – Diário do Mundial 2026 #3

Vitórias de Escócia e Austrália e empates de Suíça, Catar, Brasil e Marrocos. Eis o resumo completo dos jogos do 3.º dia de Mundial 2026.

Austrália faz da eficácia a maior beleza e surpreende Turquia com vitória contundente no Mundial 2026

Confronto de estilos evidente com vitória da Austrália. Socceroos venceram a Turquia na estreia neste Mundial 2026.

Grátis e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 neste domingo, 14 de junho?

O Mundial 2026 continua com dias com quatro partidas. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) deste domingo, 14 de junho.

Escócia foi sufocada pelo Haiti, mas vence e ultrapassa Brasil e Marrocos na liderança do Grupo C do Mundial 2026

A Escócia não teve tarefa fácil para superar Haiti. A seleção das Caraíbas foi destemida e esteve por cima, mas a vitória sorriu aos escoceses.

PUB

Mais Artigos Populares

Grande jogo, grandes golos e grande festa: Brasil e Marrocos servem prato forte do Mundial 2026 com empate

Brasil e Marrocos defrontaram-se no jogo grande do Grupo C do Mundial 2026. Empate entre as duas seleções.

Novo grande golo: Vinícius Júnior marca com grande remate e empata o Brasil x Marrocos no Mundial 2026

Vinícius Júnior empatou o jogo com um grande remate em arco. Brasil e Marrocos defrontam-se no Grupo C do Mundial 2026.

Golaço de Ismael Saibari mete Marrocos a vencer o Brasil no Mundial 2026

Que grande golo de Ismael Saibari, a abrir o marcador no encontro. Brasil e Marrocos defrontam-se no Grupo C do Mundial 2026.