Contador e Froome, começar a Vuelta ao ataque

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

A última Grande Volta da temporada já está na estrada e a La Vuelta 2017 conta com uma lista de participantes de luxo no que à montanha diz respeito com um grande leque de candidatos aos primeiros lugares da classificação geral. O mesmo já não se pode dizer quanto aos sprints, já que nenhum dos grandes nomes da especialidade está presente na prova rainha do nosso país vizinho. No entanto, o grande destaque é mesmo o tratar-se da última prova do campeoníssimo Alberto Contador.

Na terceira edição da Vuelta a começar fora de portas, a prova começou com um contrarrelógio coletivo em Nîmes, no sul de França, que a BMC venceu levando Rohan Dennis à liderança. Entre as equipas dos favoritos à geral, a Sky, 4ª na etapa, começou a dar vantagem a Froome, que até podia ter sido maior e ter levado a etapa se Ian Stannard não tivesse passado dificuldades no último quilómetro, atrasando os britânicos.

Ao segundo dia, uma das poucas etapas verdadeiramente planas da prova viu acontecer algo extremamente raro no ciclismo, os 203,4Km de Nîmes a Gruissan não tiveram direito a uma fuga. Com medo de cortes pelo forte vento que se fazia sentir, as principais equipas colocaram um ritmo forte toda a jornada, não permitindo que nenhum grupo se escapa-se. Na parte final, a Quick-Step Floors, especialista nestes abanicos, fragmentou a corrida e Yves Lampaert atacou para vencer a etapa e subir à liderança com o colega de equipa Matteo Trentin a ser o melhor no sprint pelo 2º lugar e os cortes a fazerem diferenças mínimas entre os que lutam para vestir de vermelho em Madrid.

O ‘tubarão’ Nibali venceu na primeira incursão nas montanhas  Fonte: La Vuelta
O ‘tubarão’ Nibali venceu na primeira incursão nas montanhas
Fonte: La Vuelta

A montanha chegou ao terceiro dia e Chris Froome mostrou estar em grande forma atacando e vendo apenas Johan Esteban Chaves com capacidade para lhe responder, mas na descida para a meta mais 7 se lhes juntaram e Vincenzo Nibali levou a vitória na etapa festejando como um tubarão, a sua alcunha. Alberto Contador é que se deu mal com os ares de Andorra, perdeu mais de 2 minutos e parecia arredado das contas finais, enquanto Froome ascendia à liderança.

Depois de uma quarta etapa sem grande história em que Matteo Trentin venceu ao sprint, os ciclistas depararam-se com uma dura chegada a Alcossebre num topo de 3ª categoria. A fuga discutiu a etapa e Alexey Lutsenko superiorizou-se nesse campo, mas a animação dos favoritos mostrou um Contador com vontade de recuperar o tempo perdido e que, com Froome e Chaves, ficou do lado certo dos cortes que a subida originou.

Foto de Capa: Team Sky

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli revela: «Um dos primeiros telefonemas que recebi depois do título foi de Mourinho»

Francesco Farioli revelou que José Mourinho foi das primeiras pessoas a dar os parabéns pela conquista do título da Primeira Liga.

Al Ula de José Peseiro apura-se para a final do playoff de subida para a Liga da Arábia Saudita de forma dramática

O Al Ula, de José Peseiro, qualificou-se para a final do play-off de subida à primeira divisão saudita ao vencer o Al-Orobah por 2-1.

Imprensa nacional garante: António Silva continua no radar de gigante italiano

A Juventus mantém interesse em António Silva. Imprensa nacional afirma que o defesa do Benfica vê com bons olhos a possibilidade de uma mudança.

Francesco Farioli aborda futuro de Victor Froholdt e Diogo Costa: «Não quero pensar nisso, senão estraga-me o verão»

Francesco Farioli destacou a importância de Victor Froholdt e Diogo Costa no plantel do FC Porto, numa altura em que ambos são cobiçados no mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Soares assume comando do Wuhan Three Towns

Ricardo Soares vai assumir o comando do Wuhan Three Towns. Será a terceira passagem do treinador português pelo futebol chinês.

Francesco Farioli destaca jogador do FC Porto: «Está preparado para a Seleção Nacional»

Francesco Farioli diz que Alberto Costa está preparado para a Seleção Nacional. Convocatória para o Mundial é já esta terça-feira.

Jorge Valdano prevê novo Real Madrid de José Mourinho e avisa: «Florentino Pérez não vai vender os heróis»

Jorge Valdano projetou o futuro do Real Madrid com a chegada de José Mourinho e deixou avisos sobre a gestão de Florentino Pérez.