Do Branco ao Amarelo: A afirmação de Emanuel Duarte

- Advertisement -

Emanuel Duarte é um dos principais destaques do verão ciclístico português. Desconhecido por muitos até à sua bela exibição no Alto da Torre na Volta a Portugal, o ciclista de 22 anos impressionou com o seu triunfo suado na Branca da Juventude da Volta a Portugal e acabou agora com qualquer dúvida que ainda subsistisse sobre o seu potencial com uma autoritária conquista da Volta a Portugal do Futuro.

Foi um desfecho que se começou a desenhar logo ao primeiro dia, quando se intrometeu numa fuga com outros nomes importantes do panorama sub23 nacional e que viria a ser decisiva para as contas finais. Com vantagem clara sobre o pelotão, fez a diferença para os companheiros de escapada à base da força, lançando-se em solitário para a vitória na etapa e para a Amarela, que envergaria de fio a pavio.

Com uma vantagem saudável, pode a partir daí gerir a corrida, beneficiando de ter uma das mais fortes equipas presentes. Um segundo dia acidentado viu Rafael Lourenço triunfar a solo, mas poucas diferenças entre os favoritos. Já terceira jornada foi dupla, com um sprint pela manhã, em que foi mais rápido o argentino Luciano Martinez, e um contrarrelógio tardio.

Emanuel Duarte, Hernani Broco e Gonçalo Leaça, os rostos de uma LA dominadora
Fonte: Volta a Portugal/Podium

No esforço solitário contra o cronómetro, Gonçalo Leaça impôs-se com clareza, contabilizando menos 21 segundos que o segundo classificado. Emulando o bom desempenho que já tinha demonstrado na Volta de Elites, Emanuel Duarte foi o terceiro classificado e cimentou ainda mais a sua superioridade no topo da tabela.

Finalmente, ao último dia, a machadada final – como se ainda fosse precisa… – deu-a ao ataque na subida ao Cabeço do Mouro, vincando ainda mais a diferença para a concorrência e chegando à meta junto do seu colega Gonçalo Leaça, apenas atrás do único resistente da fuga do dia, Miguel Salgueiro, e a ganhar ainda mais uns segundos aos adversários da Geral.

Pode-se dizer que foi uma exibição de gala do algarvio: imponente na montanha e capaz de se defender perfeitamente no contrarrelógio, impressionou também pela vertente tática, sabendo como e onde mexer para ditar a lei da corrida.

Alheia a esse domínio não foi a prestação de todo o conjunto da LA Alumínios. No segundo ano às ordens de Hernani Broco, a equipa composta por um grupo muito jovem está a mostrar uma evolução clara e capacidade crescente para discutir as corridas e também o seu Diretor Desportivo está de parabéns, culminando com esta fantástica vitória um ano muito acima das expectativas de início de época.

Foto de Capa: Volta a Portugal/Podium

artigo revisto por: Ana Ferreira

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Groningen toma posição sobre alvo do Benfica: «Compreendo que Stije Rensik tenha ambições, mas não queremos perdê-lo neste mercado de inverno»

Frank van Mosselveld, diretor-geral do Groningen, abordou a possibilidade de Stije Resnik deixar o clube no mercado de inverno.

Entre a fé e a matemática, Águias jogam a sobrevivência na Europa | Benfica x Real Madrid

O Estádio da Luz prepara-se para receber um dos jogos mais importantes da época, o Benfica enfrenta o Real Madrid na oitava e última jornada da fase de liga da Champions League.

14 anos à espera de vingança | Athletic x Sporting

Pela primeira vez em 14 anos, o Sporting desloca-se ao Estádio San Mamés, em Bilbau, para defrontar o clube local, desta vez em jogo referente à oitava jornada da fase de liga da prova milionária.

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

PUB

Mais Artigos Populares

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

Surpresa do mercado? Lorenzo Insigne próximo de assinar com equipa da Serie B

Lorenzo Insigne pode protagonizar um grande regresso neste mercado de transferências. O jogador está a ser associado ao Pescara.