Doping à Inglesa – De que vale a Ética?

- Advertisement -

Já Shane Sutton, na altura treinador no British Cycling e na Sky, afirma que o que Wiggins estava a fazer não era ético, mas não violava as regras.

Há ainda no relatório menção a um denunciante que se quis manter anónimo para o público e que declarou aos parlamentares que a Sky usava os TUEs para obter uma vantagem competitiva, explicando que em 2012 a equipa estava sob grande pressão para obter resultados e, por isso, David Brailsford, Diretor-Geral da equipa, terá pedido à equipa médica para tomar um papel mais proativo na obtenção dos mesmos.

De seguida, o Relatório debruça-se sobre o caso do “jiffy bag”, uma encomenda num saco que foi levada da sede do British Cycling para La Toissure, onde se disputava a última etapa do Critérium du Dauphiné 2011, que Bradley Wiggins venceu, e que continha um medicamento para tratar o britânico. Num primeiro momento, a Sky terá dito que esta se destinava a Emma Pooley, ciclista da equipa feminina britânica, mas esta estava na verdade em Espanha a mais de 1000 quilómetros de distância. Um outro sinal de suspeita é que Matt Lawton, o jornalista do Daily Mail que publicou em primeira mão a história afirma que Brailsford lhe perguntou o que precisava de ser feito para ele não a publicar.

Ora, ainda assim, há hoje uma versão dos acontecimentos que é, na sua grande parte, aceite como a verdadeira. Richard Freeman pediu a Shane Sutton para entregar na La Toissure uma embalagem médica, tendo ficado decidido que Simon Cope, treinador da seleção feminina o levaria quando se deslocasse a França para dar apoio logístico no final do Dauphiné. Assim, Freeman instruiu o médico Phil Burt sobre o que incluir na embalagem e este deixou-a para Simon Cope a levar. Quanto ao conteúdo, Freeman diz que se tratava de Fluimucil em nebulizador, Sutton diz que não foi informado, Burt que não se lembra e Cope que não abriu a embalagem. Como se diria numa serie policial, tudo muito conveniente.

Para Freeman, o Fluimucil em nebulizador é mais eficaz e em França só estava disponível a versão em pó, pelo que mandou vir da sede britânica. A Agência Anti-Doping do Reino Unido (UKAD) lançou uma investigação sobre este caso, tendo por base a suspeita de que na embalagem estava, na verdade, Triamcinolone, que a ser tomado até à meia-noite daquele dia (o último do Dauphiné) constituiria uma violação das regras anti-doping. Convém aqui referir que, neste ponto, a versão de Freeman é um pouco mais credível, já que após uma competição faz mais sentido recorrer ao Fluimucil porque está num estado de recuperação, enquanto o Triamcinolone será mais usado antes da corrida.

Uma solução que poderia trazer alguma luz sobre o conteúdo da embalagem seria consultar os registos médicos de Bradley Wiggins e, desta vez, Freeman não se escusa com o sigilo médico. O problema é que os registos estavam no seu portátil que foi roubado em 2014 numas férias na Grécia e não havia nenhuma cópia de segurança. Segundo o médico, a Sky tinha nesse tempo uma política ao nível dos melhores usos e que consistia em fazer upload para uma conta de dropbox, só que ele não se dava com o sistema e acabava por não o fazer. Ele e o outro médico com posição de chefia na Sky e no British Cycling, Steve Peters, terão até implementado um sistema de registo e controlo do uso de fármacos no British Cycling, mas tudo se perdeu. Agora, Freeman diz estar arrependido de não ter feito cópias.

Toda esta confusão levou a que a UKAD se visse forçada a arquivar a investigação concluindo apenas que não há provas para verificar o que estava na embalagem e entregando os factos ao General Medical Counsil (GMC), o órgão fiscalizador da prática de Medicina, para que este se pronuncie sobre a ausência de registos médicos.

Como se pode ver por todas estas peripécias, havia ao tempo dos factos uma grande promiscuidade entre a Team Sky e o British Cycling e esse tema também é abordado pelos deputados que demonstram alguma preocupação com isso. Também por haver esse sentimento, o recém-empossado Presidente do British Cycling, Frank Slevin, antigo executivo de uma cadeia de lojas de departamentos, veio a público esclarecer que essa relação já foi cortada e que não há hoje qualquer funcionário comum às duas estruturas. Na mesma declaração, assegurou que o British Cycling implementou novos procedimentos no campo médico e anti-doping e continuará a evoluir de acordo com as melhores práticas mundiais e revelou que referiu Freeman ao GMC para investigação.

A ética da gestão da Team Sky é colocada em causa
Fonte: Team Sky

A Comissão Parlamentar queria igualmente saber como o British Cycling e a Sky asseguravam que estavam a ser seguidos os procedimentos anti-doping adequados. Por isso, chamou a prestar informações David Brailsford, que diz ter levado a cabo uma investigação interna e que se limitou a chegar à conclusão de que estava Fluimucil na embalagem polémica porque foi isso que Richard Freeman disse. Além disso, garantiu que na Sky há grande conformidade com as linhas de gestão médica e que estão de acordo com os melhores padrões mundiais, não havendo um único médico a operar isolado. Bem, da conjugação destas alegação com os factos descritos, só uma de duas conclusões a tirar: ou a estrutura não é tão forte como Brailsford diz e este tem de ser responsabilizado pela falta de registos ou houve uma tentativa deliberada de não haver provas da verdade de certos acontecimentos.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

António Conceição destaca 4 jogadores do Braga e admite falha no estilo de jogo de Carlos Vicens: «Falta mais pragmatismo»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador elogiou jogadores do Braga e falou de Carlos Vicens.

António Conceição destaca crescimento do Braga: «O FC Porto não tem a academia que o Braga tem neste momento

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador frisou o crescimento do Braga.

António Conceição e o sonho de treinar o Braga: «Acho que esse timing já passou e na minha cabeça já não existe esse pensamento»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador admitiu o amor pelo Braga.

António Conceição assistiu ao começo do fenómeno Pep Guardiola ao vivo: «Via-se que estava ali um grande treinador de conhecimento tático, de treino e...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. Treinador falou num estágio no Barcelona de Pep Guardiola.

PUB

Mais Artigos Populares

António Conceição anseia pelo Mundial 2030: «Estou convicto que Marrocos, Portugal e Espanha vão organizar um Mundial a roçar a perfeição»

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador garantiu que Marrocos organizará, com Portugal e Espanha, um bom Mundial 2030.

António Conceição e a polémica final da CAN 2025: «Ainda bem que pairou o bom senso num jogador que tem um comportamento e civismo...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador comentou a final da CAN 2025.

António Conceição destaca 2 jogadores africanos a acompanhar e escolhe melhor seleção do continente: «É a seleção mais perto de um perfil de equipa...

António Conceição concedeu uma entrevista em exclusivo ao Bola na Rede. O treinador destacou Marrocos, Amad Diallo e Christian Kofane.