📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Doping? Qual doping?

- Advertisement -

Depois de alguma especulação, soube-se esta semana que há mais de dez atletas suspensos provisoriamente por doping no nosso país. Dois deles são profissionais, mas os restantes são amadores e fazem parte do grupo que costuma estar na discussão pela vitória dos muito populares Gran Fondos.

Começando pelos amadores, nada disto surpreende e há muito que se fala à boca grande de que estes atletas não andavam só “a bifes e batata frita”. Um caso em especial já deixava poucas dúvidas: um atleta que não só brilhava nos amadores como decidiu fazer uma incursão pelos nacionais de BTT Maratonas, onde conquistou o título, derrotando Tiago Ferreira, que no currículo tem (somente) um campeonato do Mundo e outro da Europa.

Curiosamente, os resultados começaram a aparecer após a sua união ao Dr. Benjamim Carvalho, um médico ligada a vários escândalos de dopagem no passado e cujos métodos e qualidades lhe valeram a alcunha de “levanta-mortos”.

Tiago Ferreira e José Dias, os maiores especialistas nacionais de XCM, perderam nos nacionais para o homem dos Gran Fondos
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Já quanto aos profissionais, são mais surpreendentes e levantam algumas dúvidas (especialmente o caso de Errazkin) sobre se haverá lugar a suspensão. Ainda assim,  é incompreensível como não foram tornados públicos pela Federação, já que as regras da UCI obrigam a que a lista de atletas suspensos provisoriamente seja pública. Mas, muita coisa no combate anti-doping em Portugal não faz sentido.

E nesse contexto, não se percebe porque é que perante a vinda a pública de todos estes casos, não há uma única palavra da Federação. Mas, lá está, é um mal português, porque a Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais também decidiu seguir pelo caminho do silêncio. Será que tudo isto é uma miragem e, afinal, não há doping em Portugal? Ou será só que os representantes do nosso país ainda tem uma cultura desculpabilizadora dos infratores?

Noutras notas, esta semana, o antigo campeão do mundo Tiago Ferreira voltou às vitórias, conquistando a Azores MTB Marathon. Já a W52/FC Porto tem sido muito falada por uma candidatura a subir de escalão para Profissional Continental, mas o seu nome não aparece na lista de candidatos publicada pela UCI.

Foto de Capa: Kat Jayne

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras disponível para vender promessa de 30 milhões de euros

Allan Elias é uma das grandes promessas do Palmeiras. O jogador pode deixar o clube por 30 milhões de euros.

Liverpool chega aos 43 milhões de euros por lateral

O Liverpool está interessado em Wilfried Singo e encontra-se disposto a oferecer 43 milhões de euros pelo jogador do Galatasaray.

Portugal já conhece os adversários na qualificação para o Euro Sub-19 2027

A Seleção Nacional de Sub-19 ficou inserida no Grupo A6 e terá pela frente a Sérvia, a Grécia e o Cazaquistão.

Bernardo Silva abre a porta à carreira de treinador: «Acho que vou ter as capacidades para o poder fazer»

Bernardo Silva admite o desgaste da carreira, mas confessa ter capacidades para assumir o comando técnico de uma equipa no futuro.

PUB

Mais Artigos Populares

Futsal: Os eleitos de Jorge Braz para o duplo teste com a Ucrânia de preparação para o Euro 2026

Seleção Nacional fecha o ano com estágio no Algarve e dois jogos de preparação, contra a Ucrânia, rumo ao Euro 2026.

FC Porto confirma que extremo já foi operado

Brayan Caicedo foi operado, depois de sofrer uma rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Morten Hjulmand esteve reunido com o empresário esta quarta-feira

Morten Hjulmand esteve reunido com o seu empresário durante esta quarta-feira, antes do Sporting regressar a Lisboa.