Doping? Qual doping?

- Advertisement -

Depois de alguma especulação, soube-se esta semana que há mais de dez atletas suspensos provisoriamente por doping no nosso país. Dois deles são profissionais, mas os restantes são amadores e fazem parte do grupo que costuma estar na discussão pela vitória dos muito populares Gran Fondos.

Começando pelos amadores, nada disto surpreende e há muito que se fala à boca grande de que estes atletas não andavam só “a bifes e batata frita”. Um caso em especial já deixava poucas dúvidas: um atleta que não só brilhava nos amadores como decidiu fazer uma incursão pelos nacionais de BTT Maratonas, onde conquistou o título, derrotando Tiago Ferreira, que no currículo tem (somente) um campeonato do Mundo e outro da Europa.

Curiosamente, os resultados começaram a aparecer após a sua união ao Dr. Benjamim Carvalho, um médico ligada a vários escândalos de dopagem no passado e cujos métodos e qualidades lhe valeram a alcunha de “levanta-mortos”.

Tiago Ferreira e José Dias, os maiores especialistas nacionais de XCM, perderam nos nacionais para o homem dos Gran Fondos
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Já quanto aos profissionais, são mais surpreendentes e levantam algumas dúvidas (especialmente o caso de Errazkin) sobre se haverá lugar a suspensão. Ainda assim,  é incompreensível como não foram tornados públicos pela Federação, já que as regras da UCI obrigam a que a lista de atletas suspensos provisoriamente seja pública. Mas, muita coisa no combate anti-doping em Portugal não faz sentido.

E nesse contexto, não se percebe porque é que perante a vinda a pública de todos estes casos, não há uma única palavra da Federação. Mas, lá está, é um mal português, porque a Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais também decidiu seguir pelo caminho do silêncio. Será que tudo isto é uma miragem e, afinal, não há doping em Portugal? Ou será só que os representantes do nosso país ainda tem uma cultura desculpabilizadora dos infratores?

Noutras notas, esta semana, o antigo campeão do mundo Tiago Ferreira voltou às vitórias, conquistando a Azores MTB Marathon. Já a W52/FC Porto tem sido muito falada por uma candidatura a subir de escalão para Profissional Continental, mas o seu nome não aparece na lista de candidatos publicada pela UCI.

Foto de Capa: Kat Jayne

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Alverca inscreve central na Liga quase um mês após a sua apresentação

O Alverca oficializou a inscrição do central Mofe Jemide na Primeira Liga, quase um mês após a sua apresentação.

Atlético Madrid leva a melhor sobre o Osasuna e sobe ao pódio da La Liga

O Atlético Madrid recebeu e venceu o Osasuna por quatro bolas a zero, num encontro da quinta jornada da La Liga.

Rui Costa homenageado no San Siro antes do AC Milan x Benfica: eis as imagens

Rui Costa esteve no relvado antes do início do AC Milan x Benfica. Presidente dos encarnados foi homenageado e aplaudido pelos adeptos italianos.

Ararat de Tulipa goleado na estreia e Celta de Vigo continua no vermelho: eis os primeiros resultados da Europa League 2026/27

O Ararat de Tulipa perdeu com o Sparta Praga na estreia na Europa League. Já o Omonia venceu o Celta de Vigo.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal eliminado pela Espanha do Mundial Sub-20 Feminino em jogo com expulsão, penálti defendido e história feita

Portugal foi eliminado pela Espanha do Mundial Sub-20 Feminino. Jogo foi histórico para as Navegadoras.

Futsal: jogador do Sporting suspenso 8 dias por ter entrado em campo na partida contra o Benfica

Wesley foi suspenso por parte da Federação Portuguesa de Futebol, depois de ter entrado na quadra no Sporting x Benfica.

Rúben Dias e a herança de Bernardo Silva no Manchester City: «Tinha uma capacidade acima da média para entender o contexto que o rodeava»

Rúben Dias concedeu uma entrevista na qual abordou vários tópicos, incluindo a liderança de Bernardo Silva e Pep Guardiola.