Egan Bernal triunfa num Giro d’Italia com muito “lume” português

- Advertisement -

De Zipaquirá para o topo do mundo, novamente. Egan Bernal consagrou-se como vencedor da 104.ª edição do Giro d´Italia no passado domingo e voltou a demonstrar o porquê de pertencer à elite dos voltistas do ciclismo atual.

Ofensivo, mas acima de tudo maduro e cirúrgico, uma autêntica dor de cabeça para aqueles que sonhavam com a vitória. O número um da Ineos Grenadiers arrumou com a concorrência (e com as dúvidas sobre a sua condição física devido ao problema nas costas) no miolo da corrida e exibiu uma estratégia conservadora, sempre suportada por uma equipa competente, à medida que o dia final, em Milão, se aproximava.

Com 24 anos e duas grandes voltas na bagagem, até onde é que Bernal pode ir? A forma como se comportou ao longo destas três semanas evidenciam um corredor mais experiente, pleno em termos de capacidade física e, principalmente, inteligente na gestão de toda a prova, o que de certa forma potencia ainda mais as suas qualidades.

Um livro nunca se deve julgar pela capa e a lógica aplica-se neste caso, até porque não foi só um Giro Grenadier com tons colombianos e uma locomotiva italiana. Momentos tensos e emotivos foram uma constante, como o feito de Lorenzo Fortunato, a naturalidade com que Sagan se vestiu à “Ciclamino”, os “Tacos” que beneficiaram de uma corrida aberta para atingir o melhor momento da carreira e claro, a extensa polémica no seio da Deceuninck Quick-Step, com a gestão tática da equipa sobre um João Almeida – em grande forma – à mistura, nunca descurando o altíssimo nível apresentado pelo português, pelos portugueses, aliás – Nélson Oliveira e Rúben Guerreiro tiveram nota positiva -.

A bolha competitiva contemplou uma panóplia de premiados, de surpresas, de desilusões e de momentos marcantes. Vamos, por isso, conhecê-los!

Foto de Capa: INEOS Grenadiers

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva negoceia com o Benfica: o tempo contratual oferecido pelas águias

Marco Silva tem à sua espera um contrato de duas épocas com o Benfica, com mais uma temporada de opção.

Getafe: internacional português ex-Sporting vai ficar livre no mercado

Domingos Duarte não vai renovar o seu contrato com o Getafe e passa a ser um dos nomes livres no mercado de transferências.

Inglaterra pode arrasar nas conferências europeias em 2025/26

A Inglaterra está a viver uma época de sonho no que diz respeito à participação de clubes nas provas europeias, podendo conquistar todas.

Issa Doumbia já está em Lisboa para reforçar o Sporting

Issa Doumbia já se encontra em Lisboa para reforçar o Sporting. O jogador italiano vai custar 20 milhões de euros aos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Crystal Palace derrota Rayo Vallecano e conquista a Conference League

O Crystal Palace venceu o Rayo Vallecano por uma bola a zero e ergueu a Conference League, terceira prova da UEFA.

Para o mercado estar de olho: venceu o Mundial Sub-17 e rejeitou renovar com o Vitória SC

Santiago Verdi rejeitou a proposta de renovação do Vitória SC e quer falar com a direção que for eleita no dia 13 de junho.

Sporting já decidiu e defesa vai regressar ao Brasil: cláusula de 4 milhões de euros não será ativada

Rômulo Júnior não vai ser jogador do Sporting a título definitivo e prepara-se para regressar ao Atlético Mineiro, conjunto do Brasileirão.