Giro 2018 – Enorme Simon Yates em destaque, surpreende tudo e todos

    A última semana que se avizinha será um grande teste as suas capacidades, começando já com o contra-relógio no dia seguinte ao descanso.

    Subida ao Zoncolan com Yates a vislumbrar Froome ao fundo do túnel
    Fonte: Giro d’Italia

    Que dizer de Chris Froome, o britânico apresentou-se no Giro com o intuito de o vencer, pese embora toda a polémica que gira em torno da sua eventual suspensão. O ciclista da Sky teve uma primeira semana difícil onde perdeu algum tempo à dúvida se estaria ou não com capacidade para disputar esta prova.

    A etapa do Zoncolan mostrou que Froome estava na corrida para o primeiro lugar, com uma exibição que lembrou o Froome de outros anos ficou a ideia de que Froome iria entrar na terceira semana colado aos primeiros lugares qual fénix renascida das cinzas mas…

    O esforço despendido na etapa anterior pode ter feito com que Froome ficasse com as defesas em baixo e ninguém esperaria que o britânico viesse a perder mais de minuto e meio para Yates depois da exibição no Zoncolan mas a verdade é que Froome mostrou uma vez mais dificuldades, e em consequência disso o britânico desce para a sétima posição na geral a quase cinco minutos de Yates. O ciclista da Sky terá que fazer uma terceira semana impecável se quer pelo menos subir ao pódio.

    Na mesma situação está Tom Dumoulin que com 2.11 minutos para Yates, para além de ter de fazer um contra-relógio ao seu nível, não pode perder mais tempo nas etapas de montanha que se avizinham.

    Moldura humana impressionante na chegada ao Zoncolan
    Fonte: Giro d’Italia

    O nosso português José Gonçalves está a fazer um Giro de se lhe tirar o chapéu, depois de na primeira semana o ciclista português ter conseguido um terceiro e quarto lugar, o ciclista oriundo de Barcelos entra para a terceira e última semana  no top-20 sendo o melhor ciclista da Team Katusha Alpecin, e com possibilidades de subir na classificação, e quem sabe vencer uma etapa.

    O destaque pela negativa vai para Fábio Aru, o campeão italiano vem fazendo uma época abaixo daquilo que se podia esperar dele, e neste Giro tem-se verificado precisamente isso, muito sofrível nas etapas de alta montanha, e para culminar na última etapa, trouxe a nu grandes fragilidades do italiano, ficando uma fraca imagem que pode ser apagada agora nesta última semana com uma vitória em etapas e a subida ao top-10.

    O que podemos esperar para esta última semana de Giro é, na minha opinião, muitos ataques a Yates. Pinot, Pozzovivo, Miguel Angel Lopez, e especialmente Froome e Dumoulin, vão estar muito activos e vamos  saber se o britânico vai defender-se desses ataques, ou se mostra mais uma vez sangue de campeão e ataca ele mesmo.

    A luta pela juventude também vai estar ao rubro com o equatariano Carapaz e Miguel Angel Lopez numa forte disputa, de momento o jovem colombiano leva vantagem sobre Carapaz.

    Ou seja, espera se muita emoção e decisões para esta última semana e saber se o descanso fará bem ou mal aos principais corredores.

    Foto de Capa: Giro d’Italia

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Tiago Silva Ferreira
    Tiago Silva Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é uma pessoa que adora desporto, em especial futebol. Tendo praticado andebol e basquetebol, viu que o seu grande talento era a Playstation e por aí ficou! Adora o ciclismo.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.