Giro d’Itália 2017 – 100 Anos de Grandeza

    Em relação aos sprinters presentes em prova, será interessante perceber, após a etapa 13 (provavelmente a última para estes homens mais rápidos brilharem), se a maioria irá continuar em prova. Giacomo Nizzolo (Trek), vencedor desta camisola no ano passado, e Sacha Modolo (UAE Emirates) deverão ser os dois principais italianos na luta pela camisola dos pontos. Mas o maior nome em prova para este tipo de etapas é claramente o de André Greipel (Lotto Soudal), enquanto que tenho enormes expetativas para ver o duelo entre as duas maiores promessas dos sprints para o futuro: Caleb Ewan (Orica) e Fernando Gaviria (Quick-Step).

    Além destes nomes, também há que ter em atenção Sam Bennett (Bora), Jakub Marezcko (Wilier Triestina), Kristian Sbaragli (Dimension Data), Nicola Ruffoni (Bardiani) e Daniele Bennati (Movistar). Para a camisola da montanha, será algo mais complicado de prever, mas nomes como Pierre Rolland (Cannondale-Drapac), Giovanni Visconti (Bahrain Merida), Diego Rosa (Sky), Alexander Foliforov (Gazprom), Michael Woods (Cannondale-Drapac), Omar Fraile (Dimension Data), Dario Cataldo (Astana) e Maxime Monfort (Lotto Soudal) poderão lutar pela camisola, além dos que irão lutar pela geral individual, que também costumam andar pelos lugares cimeiros desta mesma classificação.

    Para a classificação da juventude, acho que iremos ter uma luta a 3 entre Adam Yates (Orica), Davide Formolo (Cannondale-Drapac) e Bob Jungels (Quick-Step). Por fim, na classificação por equipas, a Movistar e a Sky trazem equipas com “poder” acima das restantes, mas não é de se descartar a hipótese de uma equipa como a Cannondale surpreender (têm alguns ciclistas para estarem muito bem nas etapas de montanha).

    Para os 3 especialistas da Eurosport, o Giro é a corrida mais interessante das 3 Grandes Voltas
    Para os 3 especialistas da Eurosport, o Giro é a corrida mais interessante das 3 Grandes Voltas

    Por fim, tive o privilégio de poder conversar um pouco com os comentadores da Eurosport (Olivier Bonamici, Paulo Martins e Luís Piçarra) e qualquer um dos três aponta, naturalmente, Nairo Quintana como o principal favorito, sendo que Thibaut Pinot e Vincenzo Nibali são outras das suas apostas. Além destes nomes, também estão expectantes para ver como se irá comportar Tom Dumoulin, principalmente depois de ter perdido peso.

    Após isto, que venha esta 100.ª edição do Giro d’Itália e acompanhem a emissão na Eurosport, até porque, em princípio, irei estar lá num dos dias a comentar ao lado dos grandes profissionais disto. Que venha daí a esse espetáculo!

    Foto de Capa: Giro d’Itália

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Raimundo
    Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
    O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.