📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Há mais ciclismo para além do Tour de France

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesCom o Tour de França aí à porta, é altura de muitos adeptos que gostam da prova assistirem àquela que é considerada por muitos como a maior competição velocipédica do mundo, quer pelos seus protagonistas, que nos dão grande espectáculo no asfalto, quer pelas imagens espectaculares a que nos habituamos a ver, com a paisagem dos Alpes e Pirinéus a darem-nos vontade de agarrar na bicicleta e subir montanha acima.

Falar de ciclismo geralmente é falar no Tour de France, não há como escapar. Para o espectador comum é a maior prova de ciclismo a nível internacional, e é verdade. No entanto, existem variadíssimas provas internacionais com reputação ao nível da Volta a França.

O meu texto vai no sentido de dar a conhecer algumas dessas provas, algumas desconhecidas do público que só segue o Tour de France e a nossa Volta a Portugal. Essas provas são conhecidas como os “Cinco Monumentos”.

Primeiro explicar o que são os cinco monumentos. Os cinco monumentos são cinco provas do calendário internacional, denominadas de “Clássicas” e por norma todas elas com grande grau de exigência e dificuldade. Só ciclistas com determinas especialidades é que conseguem vencê-las, tornando-se em autênticos heróis nacionais.

Eddy Merckx, um dos melhores ciclistas de todos os tempos, se não o melhor, figura-se entre os poucos ciclistas que venceram os 5 monumentos Fonte: Eddy Merckx
Eddy Merckx, um dos melhores ciclistas de todos os tempos, se não o melhor, figura entre os poucos ciclistas que venceram os cinco monumentos
Fonte: Eddy Merckx

Actualmente, existem três ciclistas que venceram as cinco provas, e todos eles belgas. São eles Eddy Merckx, Roger De Vlaeminck e Rik Van Looy. Deles destaca-se Eddy Merkcx com um total de 19 vitórias, o que diz bem da dificuldade e da diversidade de cada prova apresenta.

Comecemos então pela primeira “Clássica” do ano, a Milan-San Remo é uma clássica disputada na altura da primavera, é uma prova centenária (primeira edição foi em 1907) que conta com uma quilometragem perto dos 300km, embora seja uma prova com um perfil pouco acidentado, são os sprinters que ultimamente tem levado a melhor nesta clássica,
Cavendish, Degenkolb, Ciolek, Kristoff, Zabbel, Cipollini, Pettachi, são alguns nomes que obtiveram vitórias nesta clássica mas é comum em algumas edições haver pequenos grupos e mesmo fugas a chegar ao fim e disputarem a vitória entre si, nestas situações nomes como Cancellara e Bettini vêem ao de cima. Mas o grande nome desta competição e com maior número de vitórias era o fantástico Eddy Merckx, que venceu nada mais nada menos que sete edições desta prova, sendo portanto o recordista, seguido do italiano Constante Girardengo, com seis, numa prova que completou este ano 108 edições.

Tiago Silva Ferreira
Tiago Silva Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é uma pessoa que adora desporto, em especial futebol. Tendo praticado andebol e basquetebol, viu que o seu grande talento era a Playstation e por aí ficou! Adora o ciclismo.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.