Já chega de quases

- Advertisement -

41 podiums e somente três vitórias. É este o simples e aterrador resumo da época de 2019 da equipa feminina da Sunweb.

As duas grandes líderes da equipa, Coryn Rivera e Lucinda Brand, ficaram ambas em branco da temporada. A americana não conseguiu continuar o sucesso das duas épocas anteriores em que ganhara a Ronde van Vlaanderens (2017) e o Women’s Tour (2018) e mostrou-se somente sólida com vários resultados entre os primeiros, mas nenhuma exibição de encher o olho. Já a holandesa, que se mudará para a Trek em 2020, até foi capaz de alguns destaques como o sexto no Giro ou o segundo na Madrid Challenge, mas mostrou-se incapaz de transformar a boa forma em triunfos.

Já nas segundas linhas, Mackaij continuou a sua progressão e o segundo posto na LBL mostrou que tem tudo para no futuro lutar pela glória nas grandes clássicas, enquanto Kirchmann acabou até por ser a mais prolífica da equipa com dois triunfos.

Contudo, a grande aposta da equipa é a juventude e daí vieram maioritariamente bons sinais. Koch chegou só a meio do ano, mas ainda foi a tempo de somar a única vitória da Sunweb no World Tour, Juliette Labous venceu a Juventude no Giro e na Califórnia e as suas exibições por terras transalpinas deixaram água na boca para anos vindouros. Mathiesen, Georgi e Lippert também deram boas indicações de que continuam num bom caminho ascendente em direção ao topo da modalidade.

Por outro lado, Susanne Andersen pareceu não ser propriamente bem gerida e fica a ideia que o seu potencial está ainda subaproveitado pelo conjunto holandês.

No mercado de transferências, a saída de Brand foi colmatada com a aquisição de uma gregária experiente, Alison Jackson, e mais duas jovens prometedoras, Anna Henderson e Wilma Olausson, mas que não dão garantias no imediato.

Coryn Rivera continuará a ser a figura central da Sunweb
Fonte: Team Sunweb / Vincent Riemersma

Para a próxima temporada, Rivera será a figura de proa e terá a responsabilidade de voltar aos grandes resultados e, preferencialmente, apresentá-los em quantidade e de forma recorrente durante o ano. Mackaij e Kirchmann também terão um papel importante e de assumir mais vezes a responsabilidade de chegar à meta em primeiro lugar.

Acima de tudo, há uma juventude na Sunweb em que se está a criar uma bolha prestes a explodir que tem potencial para ser uma força a ser temida por todo o pelotão e esperemos que a equipa seja capaz de aproveitar esse ímpeto para dar a volta após um ano de desilusão.

2020 até poderá não ser ainda o ano para vermos toda esta nova geração no seu esplendor, mas é fulcral para o futuro da equipa que esta vire finalmente o disco e institua uma nova dinâmica de vitória.

Foto de Capa: Team Sunweb / Cor Vos

Artigo revisto por Joana Mendes

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Richard Ríos e Luís Suárez foram alvos de críticas na imprensa colombiana após a derrota frente a França

No seguimento da derrota por 3-1 diante de França, a imprensa colombiana deixou críticas específicas a Richard Ríos e Luis Suárez.

Cabo Verde derrota Finlândia nos penáltis e volta a haver contributo de Sidny Cabral

Cabo Verde venceu esta segunda-feira a Finlândia nos penáltis, após empate a uma bola no tempo regulamentar. Sidny Cabral fez assistência.

Benfica: Fredrik Aursnes resguardado para um regresso a cem por cento no Clássico em Alvalade

A recuperação de Fredrik Aursnes tem sido gerida pelo Benfica de forma a que o médio norueguês regresse a tempo do embate com o Sporting na Primeira Liga.

Luis Suárez após nova derrota da Colômbia: «Temos de fazer uma autocrítica, perceber onde estamos a falhar, o que está a faltar e melhorar»

Luis Suárez reagiu à derrota da Seleção da Colômbia diante da França. Lê as declarações do avançado que atua no Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Jannik Sinner conquista Masters 1000 de Miami e volta a fazer história

Jannik Sinner venceu este domingo o checo Jiri Lehecka em dois sets e conquistou assim o Masters 1.000 de Miami.

Jovane Cabral está em final de contrato com o Estrela da Amadora e há novidades

O Estrela da Amadora já iniciou conversas para renovar o contrato de Jovane Cabral. Extremo de 27 anos está em final de contrato.

Já é conhecido o treinador eleito do Tottenham para substituir Igor Tudor: eis a situação

O Tottenham quer contratar já Roberto De Zerbi. Spurs insistem na contratação e há conversações a decorrer entre as partes.