📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Já chega de quases

- Advertisement -

41 podiums e somente três vitórias. É este o simples e aterrador resumo da época de 2019 da equipa feminina da Sunweb.

As duas grandes líderes da equipa, Coryn Rivera e Lucinda Brand, ficaram ambas em branco da temporada. A americana não conseguiu continuar o sucesso das duas épocas anteriores em que ganhara a Ronde van Vlaanderens (2017) e o Women’s Tour (2018) e mostrou-se somente sólida com vários resultados entre os primeiros, mas nenhuma exibição de encher o olho. Já a holandesa, que se mudará para a Trek em 2020, até foi capaz de alguns destaques como o sexto no Giro ou o segundo na Madrid Challenge, mas mostrou-se incapaz de transformar a boa forma em triunfos.

Já nas segundas linhas, Mackaij continuou a sua progressão e o segundo posto na LBL mostrou que tem tudo para no futuro lutar pela glória nas grandes clássicas, enquanto Kirchmann acabou até por ser a mais prolífica da equipa com dois triunfos.

Contudo, a grande aposta da equipa é a juventude e daí vieram maioritariamente bons sinais. Koch chegou só a meio do ano, mas ainda foi a tempo de somar a única vitória da Sunweb no World Tour, Juliette Labous venceu a Juventude no Giro e na Califórnia e as suas exibições por terras transalpinas deixaram água na boca para anos vindouros. Mathiesen, Georgi e Lippert também deram boas indicações de que continuam num bom caminho ascendente em direção ao topo da modalidade.

Por outro lado, Susanne Andersen pareceu não ser propriamente bem gerida e fica a ideia que o seu potencial está ainda subaproveitado pelo conjunto holandês.

No mercado de transferências, a saída de Brand foi colmatada com a aquisição de uma gregária experiente, Alison Jackson, e mais duas jovens prometedoras, Anna Henderson e Wilma Olausson, mas que não dão garantias no imediato.

Coryn Rivera continuará a ser a figura central da Sunweb
Fonte: Team Sunweb / Vincent Riemersma

Para a próxima temporada, Rivera será a figura de proa e terá a responsabilidade de voltar aos grandes resultados e, preferencialmente, apresentá-los em quantidade e de forma recorrente durante o ano. Mackaij e Kirchmann também terão um papel importante e de assumir mais vezes a responsabilidade de chegar à meta em primeiro lugar.

Acima de tudo, há uma juventude na Sunweb em que se está a criar uma bolha prestes a explodir que tem potencial para ser uma força a ser temida por todo o pelotão e esperemos que a equipa seja capaz de aproveitar esse ímpeto para dar a volta após um ano de desilusão.

2020 até poderá não ser ainda o ano para vermos toda esta nova geração no seu esplendor, mas é fulcral para o futuro da equipa que esta vire finalmente o disco e institua uma nova dinâmica de vitória.

Foto de Capa: Team Sunweb / Cor Vos

Artigo revisto por Joana Mendes

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Crise: Real Madrid com 8 baixas confirmadas para o próximo jogo da La Liga

O Real Madrid não vai poder contar com oito jogadores para o próximo encontro da La Liga, no qual vai enfrentar o Deportivo Alavés.

Atenção, Sporting: há 3 jogadores em risco para a partida contra o PSG

O Sporting vai enfrentar na próxima jornada da Champions League o Bayern Munique e tem três jogadores em risco.

Há novidades em relação a Mohamed Salah e ao Liverpool

Mohamed Salah pode ficar de fora dos convocados do próximo encontro do Liverpool. Os ingleses jogam contra o Inter Milão.

Francesco Farioli confirma pior cenário para Luuk de Jong

Francesco Farioli confirmou que Luuk de Jong não vai jogar mais esta temporada, devido a uma lesão grave.

PUB

Mais Artigos Populares

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.