📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

João Almeida estreia-se ao lado de Tadej Pogacar no UAE Tour | Ciclismo

- Advertisement -

Luzes, câmara, ação. O primeiro episódio da aventura de João Almeida na UAE Team Emirates tem o seu início este domingo, onde vai alinhar junto de Tadej Pogacar e companhia na primeira competição do ano ao nível WorldTour, a primeira divisão do ciclismo mundial.

A correr em “casa”, nos Emirados Árabes Unidos, a equipa orientada por Joxean “Matxin” Fernandéz pretende revalidar o título, depois de no ano passado Tadej Pogacar ter batido Adam Yates (ex-vencedor da prova) e João Almeida, ainda ao serviço da Deceuninck-Quick Step.

Agora, em 2022, o caldense será, previsivelmente, o braço direito do bicampeão do Tour. Não é de descartar uma boa classificação geral no final dos sete dias de competição, já que pelo curto contrarrelógio e pelas etapas-chave (apenas com a dificuldade montanhosa final), existe a possibilidade de vermos o português no apoio ao líder da equipa até muito perto do fim.

Davide Formolo, George Bennet e Rafal Majka completam um quinteto de inegável qualidade para abafar a concorrência numa prova em que estão “obrigados” a vencer. Do ponto de vista de João Almeida, é mais um indicador da possibilidade de ser poupado ao máximo e entrar na sua terceira época no WorldTour com um bom resultado.

Riders with the #UAETour trophy overlooking the Yas Marina Circuit, ahead of the kick-off Press Conference.#UAETour #WorldTour #Cycling #Race #UAE pic.twitter.com/HF1VlW6zBJ

— UAE Tour Official (@uae_tour) February 19, 2022

خبر عاجل!

القائمة الأولى بأسماء الدراجين المشاركين في #طواف_الإمارات 2022 أصبحت جاهزة.

هل أنتم متشوقون؟

ترقبوا المزيد من الأخبار! #طواف_الإمارات #حول_العالم #دراجات_هوائية #سباق #مرتفعات #جبال #الإمارات pic.twitter.com/AL9e6nVokn

— UAE Tour Official (@uae_tour) February 10, 2022

Quanto ao perfil do UAE Tour, contará novamente com as subidas a Jebel Jais (etapa quatro) e Jabel Hafeet (etapa sete) e um contrarrelógio individual, desta vez com apenas nove quilómetros de distância – menos quatro do que em 2021. De resto, impõem-se as condições ideais para os sprinters do pelotão aquecerem os motores em quatro etapas diferentes e as inúmeras vistas espetaculares de Abu Dhabi e Dubai.

A startlist da corrida acompanha a luxuosidade intrínseca a estas cidades em particular. Na teoria, existem diversos nomes apostados em estragar os planos a Pogacar, Almeida e restante comitiva: Adam Yates (Ineos Grenadiers), Romain Bardet (Team DSM), a dupla Tom Dumoulin e Chris Harper (Jumbo-Visma) e um trio de respeito da Bora-Hansgrohe, composto por Aleksandr Vlasov à cabeça, Jai Hindley e Patrick Konrad, são talvez as principais ameaças à revalidação do título, mas há mais.

Independentemente da fase de preparação de cada atleta e a seriedade com que vão encarar as várias classificações em disputa, não são de descurar nomes como a dupla da Bahrain Victorius, Pello Bilbao e Gino Mader (Bahrain-Victorius), Jan Hirt (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux), David De La Cruz (Astana Qazaqstan Team) ou Fausto Masnada (Quick-Step Alpha Vinyl Team).

Seguindo a mesma lógica, o mundo dos sprinters é outro que promete e muito. Destacam-se Mark Cavendish (Quick-Step Alpha Vinyl Team), Dylan Groenewegen (Team BikeExchange – Jayco), Arnaud Démare (Groupama-FDJ), Pascal Ackermann (UAE Team Emirates), Elia Viviani (Ineos-Grenadiers) Sam Bennet (Bora-Hansgrohe) e Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix).

Enfim, um verdadeiro pelotão de Volta a França é aquilo que se vai poder observar, pelo menos em matérias de sprint, o que faz jus à atratividade que estas quatro etapas rápidas conseguem oferecer aos melhores do mundo. Outro ponto interessante da corrida é o prólogo, se assim lhe quisermos chamar, e os possíveis vencedores dentro de um lote de grande qualidade.

A curta distância certamente vai equilibrar as forças entre puros contrarrelogistas, voltistas e roladores na etapa três. Filippo Ganna (Ineos Grenadiers), Stefan Bissegger (EF Education-EasyPost) e os já mencionados Tom Dumoulin e Tadej Pogacar são os favoritos numa jornada que vai começar a definir posições antes das duas famosas escaladas.

O UAE Tour parte para a estrada no dia 20 de fevereiro, terminando no dia 26 do mesmo mês. Rúben Guerreiro é o outro português em prova, este nas fileiras da EF Education-EasyPost e com carta branca para lutar por uma etapa ou pela classificação da montanha, presumivelmente.

Foto de capa: UAE Team Emirates

Artigo revisto por Joana Mendes

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

A recuperação milagrosa do Real Múrcia: a influência de uma mudança (correta) de treinador

O Real Múrcia encontra-se a disputar o grupo B da Primera RFEF, encontrando-se a realizar uma temporada em crescendo, com Adrián Colunga ao comando.

José Mourinho: «Infelizmente para nós o Nápoles joga de forma diferente do início da época»

José Mourinho projeta Benfica x Nápoles. Águias recebem esta quarta-feira emblema italiano na Champions League.

Leandro Barreiro: «Os adeptos têm de sentir que damos tudo pelo clube do início ao fim»

Leandro Barreiro projeta Benfica x Nápoles. Águias recebem esta quarta-feira emblema italiano na Champions League.

Fim de uma era? Mohamed Salah já tem um pé fora do Liverpool

Representantes de Mohamed Salah estão prontos para negociar uma possível rescisão de contrato com o Liverpool em breve, segundo a TeamTalk.

PUB

Mais Artigos Populares

Jota Silva sofre lesão no jogo do Besiktas e vai parar por várias semanas

Jota Silva foi diagnosticado com uma rotura parcial do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e estará afastado nas próximas semanas.

Sporting: Morten Hjulmand é o Médio do Mês da Liga Portugal

Morten Hjulmand foi eleito o melhor médio do mês da Liga Portugal. Capitão do Sporting supera Gustavo Sá e Rodrigo Zalazar.

Xabi Alonso debaixo de fogo antes do Real Madrid x Manchester City: «Isto é uma equipa e vamos todos unidos»

Xabi Alonso faz a antevisão ao Real Madrid x Manchester City para a Champions League. Técnico espanhol aborda vários temas.