Ligados à Volta #1: Samuel Caldeira vence o Prólogo e é o primeiro líder

- Advertisement -

A Volta a Portugal está oficialmente na estrada e para começar os ciclistas tinham um prólogo de seis quilómetros em Viseu. Um trajeto praticamente todo plano, mas com muitas rotundas e curvas complicadas, com uma breve passagem pelo empedrado.

Viseu tem sido uma cidade bastante acolhedora do ciclismo, visto que desde 2009 que a Volta a Portugal não falha a sua passagem por terras de Viriato.

No ano passado, a chegada a Viseu foi feita através de uma ligação com o Sabugal, numa extensão de 191.7 quilómetros. No final, a vitória caiu para o italiano da MsTina-Focus Riccardo Stacchiotti com uma finalização ao sprint.

Fonte: Volta a Portugal

No prólogo tivemos desde cedo um português no cadeirão, com o melhor tempo do percurso, de seu nome, Samuel Caldeira. O sprinter de 33 anos da W52-Porto fez um tempo referência, que acabou por ser suficiente para levar a vitória. Fez os seis quilómetros em 7m:28s a uma velocidade média de 48.214 km/h.

No entanto, Gian Friesecke da Swiss Racing Academy ficou a oito centésimos do tempo de Caldeira! O último nome a partir para a estrada, Gustavo Veloso, também ficou a centésimos de conseguir ganhar o prólogo. Ele que ganhou o prólogo do G.P de Torres Vedras, no dia 11 de Julho, num percurso de oito quilómetros, realizado no Turcifal. Na altura, fez cinco segundos melhor do que Caldeira, que acabou na segunda posição do prólogo.

António Carvalho fez o quinto melhor tempo, ficando apenas a cinco segundos do seu colega de equipa, Caldeira. Joni Brandão perdeu apenas sete segundos para o melhor registo e ficou no oitavo lugar. Bom começo para estes dois ciclistas, que têm pretensões à geral da Volta a Portugal este ano.

O líder da Louletano, Vicente de Mateos, perdeu dez segundos. O português da Caja Rural, Domingos Gonçalves, perdeu onze segundos e Edgar Pinto (W52-Porto) perdeu 13 segundos.

Samuel Caldeira venceu o prólogo e é o primeiro camisola amarela desta 81ª Volta a Portugal em bicicleta e a W52-FC Porto a começar da melhor forma, depois das más notícias sobre a indisponibilidade de Alárcon. Além da vitória, a equipa portista colocou quatro ciclistas no top dez!

Top 10 do prólogo:

1º Samuel Caldeira (W52-FC Porto) 7m:28s

2º Gian Friesecke (Swiss Racing Academy) m.t

3º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) m.t

4º Thibault Guernalec (Team Arkéa Samsic) +0:02s

5º António Carvalho (W52-FC Porto) +0:05s

Mikel Aristi (Euskadi Basque Country-Murias) +0:07s

Cyrille Thièry (Swiss Racing Academy) m.t

8º Jóni Brandão (Efapel) m.t

João Matias (Vito-Feirense-Pnb) +0:08s

10º Daniel Mestre (W52-FC Porto) m.t

Foto de Capa: Volta a Portugal

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Carrick revolta-se com críticas e aborda mau momento do Manchester United: «Não significa que o mundo desabou»

Michael Carrick foi questionado sobre a sua continuidade no Manchester United. Técnico foi ainda confrontado com críticas.

Tottenham ‘panica’ com falta de golos e vira atenções para Mauro Icardi: Avançado chegou a ser apontado ao Benfica

Roberto De Zerbi pondera avançar por Mauro Icardi a custo zero, numa altura em que o Tottenham não marca na Premier League há 4 jogos consecutivos.

Aleksandr Koksharov recusou o Vitória SC para continuar na Rússia: «Não sei se a Liga Portuguesa é mais complicada do que a Russa»

Aleksandr Koksharov esteve na lista do Vitória SC, mas acabou por continuar na Rússia e rumar ao Fakel. Avançado recordou interesse dos vimaranenses.

Zinedine Zidane mantém braçadeira de capitão com Kylian Mbappé: «Ele será o meu capitão. É o melhor jogador do mundo»

Na apresentação da primeira convocatória como selecionador de França, Zinedine Zidane garantiu que Kylian Mbappé continuará a ser o capitão.

PUB

Mais Artigos Populares

Vincent Kompany rendido a jogador do Bayern Munique: «O pacote completo impressionou-me»

Vincent Kompany deixou muitos elogios a Michael Olise. Avançado francês brilhou na goleada do Bayern Munique.

Ousmane Dembélé escolhe companheiro do PSG para a sucessão da Bola de Ouro: «É o melhor do mundo»

Ousmane Dembélé surpreendeu com a sua escolha para a Bola de Ouro 2026, apontando para o colega do PSG, Khvicha Kvaratskhelia.

Gustavo Varela impressiona Itália e destaca outro ex-Benfica como referência: «Admiro-o»

Gustavo Varela tem encantado Itália e a Serie A. Depois de bisar para dar a vitória ao Monza, avançado reagiu.