📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Ligados à Volta #1: Samuel Caldeira vence o Prólogo e é o primeiro líder

- Advertisement -

A Volta a Portugal está oficialmente na estrada e para começar os ciclistas tinham um prólogo de seis quilómetros em Viseu. Um trajeto praticamente todo plano, mas com muitas rotundas e curvas complicadas, com uma breve passagem pelo empedrado.

Viseu tem sido uma cidade bastante acolhedora do ciclismo, visto que desde 2009 que a Volta a Portugal não falha a sua passagem por terras de Viriato.

No ano passado, a chegada a Viseu foi feita através de uma ligação com o Sabugal, numa extensão de 191.7 quilómetros. No final, a vitória caiu para o italiano da MsTina-Focus Riccardo Stacchiotti com uma finalização ao sprint.

Fonte: Volta a Portugal

No prólogo tivemos desde cedo um português no cadeirão, com o melhor tempo do percurso, de seu nome, Samuel Caldeira. O sprinter de 33 anos da W52-Porto fez um tempo referência, que acabou por ser suficiente para levar a vitória. Fez os seis quilómetros em 7m:28s a uma velocidade média de 48.214 km/h.

No entanto, Gian Friesecke da Swiss Racing Academy ficou a oito centésimos do tempo de Caldeira! O último nome a partir para a estrada, Gustavo Veloso, também ficou a centésimos de conseguir ganhar o prólogo. Ele que ganhou o prólogo do G.P de Torres Vedras, no dia 11 de Julho, num percurso de oito quilómetros, realizado no Turcifal. Na altura, fez cinco segundos melhor do que Caldeira, que acabou na segunda posição do prólogo.

António Carvalho fez o quinto melhor tempo, ficando apenas a cinco segundos do seu colega de equipa, Caldeira. Joni Brandão perdeu apenas sete segundos para o melhor registo e ficou no oitavo lugar. Bom começo para estes dois ciclistas, que têm pretensões à geral da Volta a Portugal este ano.

O líder da Louletano, Vicente de Mateos, perdeu dez segundos. O português da Caja Rural, Domingos Gonçalves, perdeu onze segundos e Edgar Pinto (W52-Porto) perdeu 13 segundos.

Samuel Caldeira venceu o prólogo e é o primeiro camisola amarela desta 81ª Volta a Portugal em bicicleta e a W52-FC Porto a começar da melhor forma, depois das más notícias sobre a indisponibilidade de Alárcon. Além da vitória, a equipa portista colocou quatro ciclistas no top dez!

Top 10 do prólogo:

1º Samuel Caldeira (W52-FC Porto) 7m:28s

2º Gian Friesecke (Swiss Racing Academy) m.t

3º Gustavo Veloso (W52-FC Porto) m.t

4º Thibault Guernalec (Team Arkéa Samsic) +0:02s

5º António Carvalho (W52-FC Porto) +0:05s

Mikel Aristi (Euskadi Basque Country-Murias) +0:07s

Cyrille Thièry (Swiss Racing Academy) m.t

8º Jóni Brandão (Efapel) m.t

João Matias (Vito-Feirense-Pnb) +0:08s

10º Daniel Mestre (W52-FC Porto) m.t

Foto de Capa: Volta a Portugal

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Bino Maçães comenta goleada de Portugal e antevê próximo jogo no Mundial Sub-17: «Temos de nos preparar muito bem»

Portugal goleou o México por 5-0 e avançou para os quartos de final do Mundial Sub-17. Selecionador Bino Maçães reagiu.

Helena Pires passa a ser CEO da Federação Portuguesa de Futebol

Helena Pires torna-se na nova CEO da Federação Portuguesa de Futebol. Pedro Proença e a própria dirigente já reagiram.

Já só faltam 9: eis as 39 seleções já apuradas para o Mundial 2026

Terminou a fase de qualificação europeia para o Mundial 2026 e já há 39 seleções apuradas. Espanha foi uma das mais recentes.

João Cancelo terá interesse em regressar ao futebol europeu

João Cancelo, pretende sair do Al Hilal e voltar ao futebol europeu, mas o treinador Simone Inzaghi não quer perdê-lo.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda marca e assiste na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha

O defesa-lateral do Sporting, Iván Fresneda, brilhou esta terça-feira com um golo e uma assistência na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha.

Espanha é uma das 5 novas seleções apuradas para o Mundial 2026: eis as decisões e todos os resultados

Espanha, Bélgica, Escócia, Suíça e Áustria confirmam ida ao Mundial 2026. Fica com todas as decisões e resultados.

Brasil e Tunísia empatam num jogo disputado em França

O Brasil empatou 1-1 com a Tunísia num jogo de cariz particular. Estêvão voltou a marcar pela Seleção Brasileira.