Madrid Challenge: Simplicidade dá espetáculo com Brennauer no topo

- Advertisement -

O formato da prova feminina organizada pela La Vuelta é o exato oposto do que tem acontecido nos últimos anos com a semelhante corrida do Le Tour. Se a ASO não parece saber o que quer fazer com a La Course, a sua filial espanhol Unipublic mostrou de forma sublime que, contrariamente ao que muitos organizadores parecem pensar, não é preciso nada muito elaborado para se criar um belo espetáculo de Ciclismo.

A premissa da Madrid Challenge continua semelhante à do ano transato – apenas alterou o contrarrelógio de sábado de um coletivo para um individual – e, mais uma vez, presentou os madrilenos com uma bonita prova.

Primeiro, o esforço individual realizado nos arredores de Madrid ao final da tarde de sábado estabeleceu as diferenças iniciais e serviu de aperitivo para o circuito citadino de domingo. A antiga campeã do Mundo de contrarrelógio Lisa Brennauer fez jus à sua qualidade na especialidade e levou de vencida a jornada, com uma vantagem de quatro segundos sobre Lucinda Brand e 13 sobre Pernille Mathiesen, ambas da mesma equipa, a Sunweb, conjunto que havia ganho o Madrid Challenge em 2018.

No entanto, a corrida estava longe de se encontrar decidida, já que o circuito de Madrid, apesar de totalmente plano, trazia um claro ponto de interesse: bonificações no final da etapa e em sete sprints intermédios. Brand e Brennauer deram espetáculo, bem como algumas outras atacantes, que nunca ganharam muita vantagem, porque o pelotão queria disputar os segundos de bonificação oferecidos a cada duas voltas.

Brennauer acabou por levar a melhor e aumentar a vantagem para dez segundos, apesar de Brand ter ficado perto de roubar a Geral na meta ao ser quarta e falhar por pouco as bonificações. Ao sprint, levou a melhor Chloe Hosking, a sprinter australiana a impor-se com autoridade após bastante trabalho da sua equipa durante a jornada.

Maria Martins bateu-se com as mais rápidas do pelotão
Fonte: José Baptista/Bola na Rede

Presente em prova esteve apenas uma ciclista nacional, Maria Martins, que se assumia como a principal figura do conjunto espanhol da Sopela Team. A jovem lusitana não se fez rogada e esteve entre as melhores numa segunda etapa bem ao seu jeito.

Face a algumas das melhores sprinters do mundo, Maria Martins não se encolheu e acelerou para um belo sexto lugar na Praça Cibeles, cimentando o seu estatuto de uma das promessas do velocidade mundial.

O bom resultado é ainda mais meritório ao considerarmos que a portuguesa havia corrido o Lotto Belgium Tour, prova de quatro dias, imediatamente antes e viajando do norte para o sul da Europa sem direito a qualquer dia de descanso entre estas duas exigentes competições.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira projeta duelo entre Brondby e Sporting na Taça Europa: «Não podemos ter medo de jogar»

Micael Sequeira fez a antevisão ao duelo com o Brondby, num jogo a contar para a primeira mão da segunda eliminatória da Liga Europa Feminina

CTA admite erro grave no dérbi entre Atlético Madrid e Real Madrid: Kang-In Lee devia ter visto vermelho

O Comité Técnico de Árbitros analisou o dérbi de Madrid e reconheceu um erro grave, considerando que Kang-In Lee deveria ter sido expulso.

Carlos Espí agradece a José Mourinho: «Faz-me sentir mais cómodo, mais seguro, com mais confiança»

Carlos Espí abordou a mudança para o Real Madrid, o grande arranque de temporada e a relação com José Mourinho.

Rodrigo Mora abre o livro sobre a saída do FC Porto: «Precisava de um novo desafio na minha vida»

Em entrevista ao Canal 11, Rodrigo Mora refletiu sobre a despedida difícil do FC Porto e a mudança para a AS Roma.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica revela novos detalhes da lesão de Enzo Barrenechea

O Benfica anunciou que Enzo Barrenechea foi submetido a uma artroscopia do joelho esquerdo para tratamento de rotura do menisco medial.

Diogo Travassos ambicioso antes do jogo de Portugal frente à Bulgária em Sub-21: «Queremos ganhar os jogos com qualidade e personalidade»

Diogo Travassos destacou o percurso de Portugal na qualificação e garantiu que a equipa quer manter o nível apresentado até agora.

Frederico Varandas comenta o Relatório e Contas do Sporting: «Mantivemo-nos fiéis ao ADN que nos distingue»

Frederico Varandas descreveu a temporada 2025/26 do Sporting como «um período de crescimento e afirmação».