Nova temporada começa com Alberto Bettiol no degrau mais alto do pódio | Ciclismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

É oficial, a temporada de ciclismo de estrada 2023 está lançada depois de Alberto Bettiol ter vencido o prólogo inaugural do Santos Tour Down Under, a competição australiana que volta a acolher o início da época ao nível World Tour.

O ciclista italiano da EF Education-EasyPost percorreu os cinco quilómetros e 500 metros pelas estradas de Adelaide em seis minutos e 19 segundos, menos oito segundos que Magnus Sheffield (Ineos-Grenadiers) e dez segundos que Julius Johansen (Intermaché-Circus-Wanty). O ex-companheiro de equipa de Rubén Guerreiro, que agora corre pela Movistar Team, admitiu que o estado do tempo e a ordem cronológica de saída dos principais candidatos à etapa de hoje foi decisivo para esta vitória.

André Carvalho, o único português em prova e a correr pela Cofidis, não esteve entre os melhores, ocupando a 92ª posição numa prova em que se espera que o português possa surpreender numa fuga ou preste o seu apoio a nomes como Bryan Coquard em finais rápidos ou a Victor Lafay na tentativa de vencer uma etapa.

À semelhança de outros anos, onde nomes como Daryl Impey, Simon Gerrans e Richie Porte venceram esta competição, os favoritos a levar o troféu relativo à 23ª edição da prova precisarão de ser competentes no terreno acidentado que vai marcar as cinco etapas restantes.

Dentro do lote de nomes apontados à vitória, sai deste prólogo em vantagem um grupo constituído por Jay Vine (UAE Team Emirates), Ethan Hayter (Ineos-Grenadiers), Simon Yates (Team Jayco-AlUla) ou Max Schachmann (Bora-hansgrohe): ciclistas que se encontram abaixo dos 30 segundos de diferença para Alberto Bettiol, que pode dar uma boa réplica deste resultado nas próximas etapas, seguindo de perto a lista de favoritos a vencer esta competição.

Do lado dos derrotados, nomes como o ex-vencedor da prova Daryl Impey (Israel-Premier Tech), Jai Hindley (Bora-hansgrohe) ou Michael Storer (Groupama-FDJ) terão que se reinventar nas próximas etapas para cobrir diferenças bem elevadas para outros ciclistas que se encontram melhor posicionados para ameaçar a liderança de Alberto Bettiol.

Este primeiro dia de Santos Tour Down Under significa também o início da temporada no principal escalão do ciclismo internacional. Para além da competição australiana, este mês ainda poderemos ver os grandes campeões do pelotão em provas de nível inferior, como a clássica “comunitat valenciana” no próximo dia 22 de janeiro ou a Volta a San Juan, na Argentina, a começar também no mesmo dia. Para finalizar o mês em cheio, a segunda prova World tour: Cadel Evans Great Ocean Road Race.

A realizar em Geelong, a nova clássica do calendário, apesar de acidentada, assenta que nem uma luva aos homens rápidos, muitos que já estão na austrália a queimar os primeiros cartuchos.

Desta forma, está iniciada mais uma temporada depois de um longo interregno. O Bola na Rede deseja a todas as equipas e respetivos ciclistas uma boa época.  

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa inglesa revela que plantel do Manchester United está mais satisfeito com Michael Carrick do que com Ruben Amorim: «Lufada de ar fresco»

De acordo com a imprensa inglesa, os jogadores do Manchester United estão muito agradados com Michael Carrick e mais satisfeitos, comparativamente com Ruben Amorim.

GP Tailândia: Marco Bezzecchi vence e começa a nova temporada de Moto GP da mesma forma que terminou a anterior

Marco Bezzecchi termina em primeiro lugar, seguido de Pedro Acosta e Raúl Fernández fecha o pódio do GP da Tailândia de Moto GP.

Barcelona de olho em alvo do Benfica no mercado de janeiro

A imprensa espanhola diz que o Barcelona está interessado em Stije Resink, jogador que foi associado ao Benfica em janeiro.

Imprensa espanhola aponta Pedro Porro a gigante da Serie A

O Inter de Milão quer contratar Pedro Porro, segundo a imprensa espanhola. O preço do ex-Sporting está fixado, alegadamente, em 25 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Martín Anselmi empata e garante presença na final da Taça do Rio

O Botafogo empatou a zero e confirmou a presença na final da Taça do Rio, com Anselmi a fazer várias mudanças no 11.

Al Ittihad de João Mota goleia após reviravolta na UAE Second Division

O Al-Ittihad de João Mota completou uma reviravolta e venceu por 4-1 o Al-Rams e subiu ao quarto lugar isolado da UAE Second Division.

Marco Reus renova contrato com os LA Galaxy até 2027

Marco Reus renovou contrato com o LA Galaxy até dezembro de 2027. O clube de Los Angeles diz que o alemão traz liderança ao grupo.