Nova temporada começa com Alberto Bettiol no degrau mais alto do pódio | Ciclismo

modalidades cabeçalho

É oficial, a temporada de ciclismo de estrada 2023 está lançada depois de Alberto Bettiol ter vencido o prólogo inaugural do Santos Tour Down Under, a competição australiana que volta a acolher o início da época ao nível World Tour.

O ciclista italiano da EF Education-EasyPost percorreu os cinco quilómetros e 500 metros pelas estradas de Adelaide em seis minutos e 19 segundos, menos oito segundos que Magnus Sheffield (Ineos-Grenadiers) e dez segundos que Julius Johansen (Intermaché-Circus-Wanty). O ex-companheiro de equipa de Rubén Guerreiro, que agora corre pela Movistar Team, admitiu que o estado do tempo e a ordem cronológica de saída dos principais candidatos à etapa de hoje foi decisivo para esta vitória.

André Carvalho, o único português em prova e a correr pela Cofidis, não esteve entre os melhores, ocupando a 92ª posição numa prova em que se espera que o português possa surpreender numa fuga ou preste o seu apoio a nomes como Bryan Coquard em finais rápidos ou a Victor Lafay na tentativa de vencer uma etapa.

À semelhança de outros anos, onde nomes como Daryl Impey, Simon Gerrans e Richie Porte venceram esta competição, os favoritos a levar o troféu relativo à 23ª edição da prova precisarão de ser competentes no terreno acidentado que vai marcar as cinco etapas restantes.

Dentro do lote de nomes apontados à vitória, sai deste prólogo em vantagem um grupo constituído por Jay Vine (UAE Team Emirates), Ethan Hayter (Ineos-Grenadiers), Simon Yates (Team Jayco-AlUla) ou Max Schachmann (Bora-hansgrohe): ciclistas que se encontram abaixo dos 30 segundos de diferença para Alberto Bettiol, que pode dar uma boa réplica deste resultado nas próximas etapas, seguindo de perto a lista de favoritos a vencer esta competição.

Do lado dos derrotados, nomes como o ex-vencedor da prova Daryl Impey (Israel-Premier Tech), Jai Hindley (Bora-hansgrohe) ou Michael Storer (Groupama-FDJ) terão que se reinventar nas próximas etapas para cobrir diferenças bem elevadas para outros ciclistas que se encontram melhor posicionados para ameaçar a liderança de Alberto Bettiol.

Este primeiro dia de Santos Tour Down Under significa também o início da temporada no principal escalão do ciclismo internacional. Para além da competição australiana, este mês ainda poderemos ver os grandes campeões do pelotão em provas de nível inferior, como a clássica “comunitat valenciana” no próximo dia 22 de janeiro ou a Volta a San Juan, na Argentina, a começar também no mesmo dia. Para finalizar o mês em cheio, a segunda prova World tour: Cadel Evans Great Ocean Road Race.

A realizar em Geelong, a nova clássica do calendário, apesar de acidentada, assenta que nem uma luva aos homens rápidos, muitos que já estão na austrália a queimar os primeiros cartuchos.

Desta forma, está iniciada mais uma temporada depois de um longo interregno. O Bola na Rede deseja a todas as equipas e respetivos ciclistas uma boa época.  

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Oviedo despede Veljko Paunovic do comando da equipa

Veljko Paunovic já não é treinador do Real Oviedo. O técnico sérvio de 48 anos durou oito partidas nesta temporada.

Óscar Rivas destaca jogador do Benfica e fala da época do Vitória SC: «Vimos muita gente nova a chegar, de várias partes, a tentar...

Óscar Rivas falou da temporada no Vitória SC. O defesa-central espanhol de 25 anos revelou que Vangelis Pavlidis foi o avançado mais difícil de travar.

Selecionador da Noruega volta a responder a José Mourinho devido a Andreas Schjelderup

Stale Solbakken voltou a falar sobre Andreas Schjelderup. O selecionador da Noruega reagiu às palavras de José Mourinho, que não gostou de ser abordado devido à utilização do jogador.

Paulinho eleito jogador do mês no México

Paulinho foi eleito o melhor jogador da liga do México. O avançado português de 32 anos tem estado em destaque no Toluca.

PUB

Mais Artigos Populares

Aleksander Ceferin elogia Cristiano Ronaldo e aponta português como o melhor jogador do mundo: «É fantástico»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Aleksander Ceferin falou na abertura do evento e elogiou Nuno Mendes.

Bola na Rede presente no Portugal Football Summit

O Bola na Rede está a marcar presença no Portugal Football Summit, evento que se realiza na Cidade do Futebol, que finaliza apenas sábado.

Paulo Parreira lamenta ameaças para deixar corrida às eleições e avança: «Quero ser o melhor presidente da história do Benfica e ter uma estátua...

Paulo Parreira falou da desistência à corrida nas eleições do Benfica. Coação e ameaças na base da decisão do candidato.