📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Nova temporada começa com Alberto Bettiol no degrau mais alto do pódio | Ciclismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

É oficial, a temporada de ciclismo de estrada 2023 está lançada depois de Alberto Bettiol ter vencido o prólogo inaugural do Santos Tour Down Under, a competição australiana que volta a acolher o início da época ao nível World Tour.

O ciclista italiano da EF Education-EasyPost percorreu os cinco quilómetros e 500 metros pelas estradas de Adelaide em seis minutos e 19 segundos, menos oito segundos que Magnus Sheffield (Ineos-Grenadiers) e dez segundos que Julius Johansen (Intermaché-Circus-Wanty). O ex-companheiro de equipa de Rubén Guerreiro, que agora corre pela Movistar Team, admitiu que o estado do tempo e a ordem cronológica de saída dos principais candidatos à etapa de hoje foi decisivo para esta vitória.

André Carvalho, o único português em prova e a correr pela Cofidis, não esteve entre os melhores, ocupando a 92ª posição numa prova em que se espera que o português possa surpreender numa fuga ou preste o seu apoio a nomes como Bryan Coquard em finais rápidos ou a Victor Lafay na tentativa de vencer uma etapa.

À semelhança de outros anos, onde nomes como Daryl Impey, Simon Gerrans e Richie Porte venceram esta competição, os favoritos a levar o troféu relativo à 23ª edição da prova precisarão de ser competentes no terreno acidentado que vai marcar as cinco etapas restantes.

Dentro do lote de nomes apontados à vitória, sai deste prólogo em vantagem um grupo constituído por Jay Vine (UAE Team Emirates), Ethan Hayter (Ineos-Grenadiers), Simon Yates (Team Jayco-AlUla) ou Max Schachmann (Bora-hansgrohe): ciclistas que se encontram abaixo dos 30 segundos de diferença para Alberto Bettiol, que pode dar uma boa réplica deste resultado nas próximas etapas, seguindo de perto a lista de favoritos a vencer esta competição.

Do lado dos derrotados, nomes como o ex-vencedor da prova Daryl Impey (Israel-Premier Tech), Jai Hindley (Bora-hansgrohe) ou Michael Storer (Groupama-FDJ) terão que se reinventar nas próximas etapas para cobrir diferenças bem elevadas para outros ciclistas que se encontram melhor posicionados para ameaçar a liderança de Alberto Bettiol.

Este primeiro dia de Santos Tour Down Under significa também o início da temporada no principal escalão do ciclismo internacional. Para além da competição australiana, este mês ainda poderemos ver os grandes campeões do pelotão em provas de nível inferior, como a clássica “comunitat valenciana” no próximo dia 22 de janeiro ou a Volta a San Juan, na Argentina, a começar também no mesmo dia. Para finalizar o mês em cheio, a segunda prova World tour: Cadel Evans Great Ocean Road Race.

A realizar em Geelong, a nova clássica do calendário, apesar de acidentada, assenta que nem uma luva aos homens rápidos, muitos que já estão na austrália a queimar os primeiros cartuchos.

Desta forma, está iniciada mais uma temporada depois de um longo interregno. O Bola na Rede deseja a todas as equipas e respetivos ciclistas uma boa época.  

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo guarda-redes do Chaves na lista do AC Milan para o lugar de Mike Maignan

O AC Milan tem Hugo Souza na lista de alvos para a baliza. O emblema rossoneri prepara possibilidade de perder Mike Maignan.

Anderson Talisca dá espetáculo e Fenerbahçe aplica goleada ao Konyaspor para a Liga Turca

O Fenerbahçe recebeu e venceu o Konyaspor por quatro bolas a zero, num encontro válido pela 16.ª jornada da Liga Turca.

Leeds United e Crystal Palace querem ‘salvar’ jogador do Chelsea mas salário é problema

Raheem Sterling pode deixar o Chelsea em janeiro, mas o ordenado de 340 mil euros por semana assusta os pretendentes.

Lesão de Daniel Muñoz obriga Crystal Palace a ir à Alemanha contratar novo defesa

Sacha Boey é suplente no Bayern Munique e a urgência do Crystal Palace deve precipitar o negócio logo na abertura do mercado de janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton pondera trazer de volta avançado espanhol em janeiro

Adama Traoré pode estar de volta ao Wolverhampton. O clube inglês estuda a contratação do jogador do Fulham para agitar o ataque na segunda metade da época.

Enzo Pérez diz adeus ao River Plate e já tem destino à vista

Enzo Pérez recusa pendurar as botas. O Argentinos Juniors quer aproveitar a saída do médio do River Plate para garantir um reforço de peso.

Treinador do Pyramids irritado após derrota com o Flamengo: «Vocês não entendem nada de futebol»

Krunoslav Jurcic não lidou bem com a eliminação da Taça Intercontinental, diante do Flamengo, e explodiu contra os jornalistas quando questionado sobre as substituições.