O caso Enric Mas | Ciclismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Enric Mas Nicolau, ciclista de 28 anos da Movistar, é na minha opinião um ciclista que este ano nos vai prender ao sofá. O trepador espanhol que começou a destacar-se em 2017 na Quick-Step e que daí em diante tem feito uma carreira com altos e baixos.

No ano de 2017, chegava um menino de 22 anos ao World Tour a uma equipa belga que não tinha como tradição ter ciclistas trepadores como este. No ano anterior tinha visto Enric Mas a ser um surpreendente vencedor da Volta ao Alentejo e via-se que poderia estar aí um diamante que Lefevere teria nas mãos. Depressa se via que algo especial poderia estar naquele menino quando no primeiro ano fez um 2º lugar na Volta a Burgos só atrás de Mikel Landa, resultado que me deixou com a pulga atrás da orelha.

VUELTA 2018

Íamos em Setembro de 2018, quando nasceu para todo o povo mundial uma nova estrela mundial aonde eu no meu sofá apelidava de novo Contador. Na grande Vuelta a Espanha, o jovem espanhol fez uma prestação que deixou tudo de boca aberta, 2º lugar aonde apresentou uma regularidade fora do comum. Com uma 3ª semana brutal a fechar com uma vitória épica em Andorra. Nascia aqui a grande esperança do ciclismo espanhol para grandes voltas.

MOVISTAR

Depois de uma época de 2019 em que fez boas prestações aqui e ali e onde teve que se render para Julian Alaphilippe no Tour, é no ano de 2020 que chega à Movistar para ser o grande líder nesta revolução que tentava fazer a formação espanhola. Tinha com Valverde a obrigação de mostrar resultados. No primeiro ano de Movistar viria a fazer 5º no Tour e na Vuelta e confirmava-se que era uma aposta certeira. 2021 foi mais uma época ao seu estilo, com um 6º no Tour e um 2º na Vuelta. No ano passado no Tour fez a sua pio prestação em grandes voltas e a dúvida de era mesmo o ciclista certo para a Movistar começou a pairar no ar. Era inscrito para a Vuelta e tinha que dar uma grande resposta para calar os críticos e manter viva a esperança de que Enric Mas é a grande estrela espanhola para grandes voltas. Teve uma resposta de líder, onde fez segundo na Vuelta sempre com a sua regualaridade e acabou a época numa grande forma. Gnahou o Giro Dell’ Emilia à frente de Tadej Pogacar e no último monumento da época, na Lombardia ficou em 2º atrás do esloveno.

Este ano Enric Mas já tem nas pernas duas provas por etapas na sua preparação para o Tour de France.  Fez 5º na Andalucia e 6º no Tirreno, onde foi dos homens mais ativos e mais agressivos.

FUTURO

Enric Mas aos 28 anos é um ciclista mais adulto e mais completo, acompanhado com a sua sempre regularidade e capacidade em alta montanha. Já se defende mais no contra-relógio e num ano em que pouco há de crono no Tour, prevejo o seu primeiro pódio no Volta à França.

Quanto a ganhar uma grande volta, a que vejo mais ao seu jeito é o Giro. Volta com aquelas altas montanhas que a caraterizam e num ano que não haja tanto crono como este poderemos ter finalmente o espanhol a vencer uma grande volta, quem sabe para o ano.

Tudo isto são previsões, a única certeza que temos é que o jovem espanhol irá estar com os favoritos por essas subidas finais e cada vez mais ofensivo. Tem-se moldado o grande ciclista espanhol de grandes voltas depois de Alberto Contador e é dos ciclistas que mais vontade dá de ver correr. Buscar as pipocas e apreciar Enric Mas.

Rodrigo Martins
Rodrigo Martins
Natural de Paredes de Coura, o habitat natural da música, mas onde o futebol chega com uma enorme paixão. Campeão da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo pelo clube da terra e estudante em desporto, com muito interesse na WWE e no ciclismo de estrada.

Subscreve!

Artigos Populares

Flamengo de Leonardo Jardim empata com o River Plate no Estádio do Algarve

O Flamengo de Leonardo Jardim empatou (2-2) com o River Plate no Algarve. Samuel Lino e Bruno Henrique faturaram; Driussi bisou.

Jurgen Klopp confirma conversas com a seleção da Alemanha: «As coisas avançaram muito rapidamente»

Jurgen Klopp está muito perto de assumir o comando da seleção alemã. O técnico tem contrato com a Red Bull.

Liverpool entra na corrida por jovem prodígio que está no Mundial 2026

O Liverpool está interessado em Gilberto Mora. Reds entram na corrida pelo jovem de 17 anos, que está no Mundial 2026 com o México.

Artem Dovbyk revela exigência de Mourinho e defende Georgiy Sudakov: «Parece que, para o treinador, já é o culpado de tudo»

Artem Dovbyk recorda a exigência extrema de Mourinho para justificar a difícil época de Sudakov, mas acredita numa nova vida no Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao histórico Argentina x Cabo Verde dos 16 avos de final do Mundial 2026

Argentina e Cabo Verde têm encontro marcado nos 16 avos de final do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Portugal x Egito na final do Mundial 2026 para ir contra a história: eis a história que dá o título às 2 seleções

Portugal e Egito estão a lutar para manter a história. Eis os dados que "dão" o título do Mundial 2026 às duas seleções.

LiveModeTV garante transmissão do Mundial Feminino 2027

A LiveModeTV adquiriu os direitos de transmissão do Mundial Feminino 2027 para Portugal, garantindo a emissão de 25 jogos em sinal aberto.