📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O caso Enric Mas | Ciclismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Enric Mas Nicolau, ciclista de 28 anos da Movistar, é na minha opinião um ciclista que este ano nos vai prender ao sofá. O trepador espanhol que começou a destacar-se em 2017 na Quick-Step e que daí em diante tem feito uma carreira com altos e baixos.

No ano de 2017, chegava um menino de 22 anos ao World Tour a uma equipa belga que não tinha como tradição ter ciclistas trepadores como este. No ano anterior tinha visto Enric Mas a ser um surpreendente vencedor da Volta ao Alentejo e via-se que poderia estar aí um diamante que Lefevere teria nas mãos. Depressa se via que algo especial poderia estar naquele menino quando no primeiro ano fez um 2º lugar na Volta a Burgos só atrás de Mikel Landa, resultado que me deixou com a pulga atrás da orelha.

VUELTA 2018

Íamos em Setembro de 2018, quando nasceu para todo o povo mundial uma nova estrela mundial aonde eu no meu sofá apelidava de novo Contador. Na grande Vuelta a Espanha, o jovem espanhol fez uma prestação que deixou tudo de boca aberta, 2º lugar aonde apresentou uma regularidade fora do comum. Com uma 3ª semana brutal a fechar com uma vitória épica em Andorra. Nascia aqui a grande esperança do ciclismo espanhol para grandes voltas.

MOVISTAR

Depois de uma época de 2019 em que fez boas prestações aqui e ali e onde teve que se render para Julian Alaphilippe no Tour, é no ano de 2020 que chega à Movistar para ser o grande líder nesta revolução que tentava fazer a formação espanhola. Tinha com Valverde a obrigação de mostrar resultados. No primeiro ano de Movistar viria a fazer 5º no Tour e na Vuelta e confirmava-se que era uma aposta certeira. 2021 foi mais uma época ao seu estilo, com um 6º no Tour e um 2º na Vuelta. No ano passado no Tour fez a sua pio prestação em grandes voltas e a dúvida de era mesmo o ciclista certo para a Movistar começou a pairar no ar. Era inscrito para a Vuelta e tinha que dar uma grande resposta para calar os críticos e manter viva a esperança de que Enric Mas é a grande estrela espanhola para grandes voltas. Teve uma resposta de líder, onde fez segundo na Vuelta sempre com a sua regualaridade e acabou a época numa grande forma. Gnahou o Giro Dell’ Emilia à frente de Tadej Pogacar e no último monumento da época, na Lombardia ficou em 2º atrás do esloveno.

Este ano Enric Mas já tem nas pernas duas provas por etapas na sua preparação para o Tour de France.  Fez 5º na Andalucia e 6º no Tirreno, onde foi dos homens mais ativos e mais agressivos.

FUTURO

Enric Mas aos 28 anos é um ciclista mais adulto e mais completo, acompanhado com a sua sempre regularidade e capacidade em alta montanha. Já se defende mais no contra-relógio e num ano em que pouco há de crono no Tour, prevejo o seu primeiro pódio no Volta à França.

Quanto a ganhar uma grande volta, a que vejo mais ao seu jeito é o Giro. Volta com aquelas altas montanhas que a caraterizam e num ano que não haja tanto crono como este poderemos ter finalmente o espanhol a vencer uma grande volta, quem sabe para o ano.

Tudo isto são previsões, a única certeza que temos é que o jovem espanhol irá estar com os favoritos por essas subidas finais e cada vez mais ofensivo. Tem-se moldado o grande ciclista espanhol de grandes voltas depois de Alberto Contador e é dos ciclistas que mais vontade dá de ver correr. Buscar as pipocas e apreciar Enric Mas.

Rodrigo Martins
Rodrigo Martins
Natural de Paredes de Coura, o habitat natural da música, mas onde o futebol chega com uma enorme paixão. Campeão da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo pelo clube da terra e estudante em desporto, com muito interesse na WWE e no ciclismo de estrada.

Subscreve!

Artigos Populares

Donald Trump vai receber Cristiano Ronaldo na Casa Branca nesta terça-feira

Cristiano Ronaldo vai ser recebido na Casa Branca nesta terça-feira. O avançado português vai encontrar-se com Donald Trump.

Manchester United prepara proposta de 200 milhões de euros por estrela do Real Madrid

O Manchester United está a preparar uma oferta de 200 milhões de euros para contratar Vinicius Júnior. O Real Madrid não descarta uma possível saída.

Sebastian Szymanski pode deixar Fenerbahçe já em janeiro

O Lyon está interessado em contratar Sebastian Szymanski ao Fenerbahçe. Paulo Fonseca disputa o atleta com mais 3 equipas da Bundesliga.

Pote de Portugal no Mundial 2026 está praticamente fechado

Portugal vai fazer parte do Mundial 2026, sendo que a seleção está perto de conhecer os restantes países que não pode enfrentar na fase de grupos.

PUB

Mais Artigos Populares

Franjo Ivanovic descontente no Benfica mas tem a porta do mercado de janeiro fechada (de acordo com a lei)

Franjo Ivanovic está descontente com a falta de minutos ao serviço do Benfica. O croata não pode deixar o emblema da Luz.

Bruno Romão acompanha Filipe Coelho e é o novo treinador adjunto na Universitatea Craiova da Roménia

Bruno Romão vai trabalhar ao lado de Filipe Coelho na Universitatea Craiova. O técnico português assumiu o cargo de treinador adjunto.

Bayern Munique e Borussia Dortmund disputam jovem belga do Anderlecht 

Nathan de Cat tem Bayern Munique e Borussia Dortmund a competir pela sua contratação. O jovem belga pertence aos quadros do Anderlecht.