O caso Enric Mas | Ciclismo

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Enric Mas Nicolau, ciclista de 28 anos da Movistar, é na minha opinião um ciclista que este ano nos vai prender ao sofá. O trepador espanhol que começou a destacar-se em 2017 na Quick-Step e que daí em diante tem feito uma carreira com altos e baixos.

No ano de 2017, chegava um menino de 22 anos ao World Tour a uma equipa belga que não tinha como tradição ter ciclistas trepadores como este. No ano anterior tinha visto Enric Mas a ser um surpreendente vencedor da Volta ao Alentejo e via-se que poderia estar aí um diamante que Lefevere teria nas mãos. Depressa se via que algo especial poderia estar naquele menino quando no primeiro ano fez um 2º lugar na Volta a Burgos só atrás de Mikel Landa, resultado que me deixou com a pulga atrás da orelha.

VUELTA 2018

Íamos em Setembro de 2018, quando nasceu para todo o povo mundial uma nova estrela mundial aonde eu no meu sofá apelidava de novo Contador. Na grande Vuelta a Espanha, o jovem espanhol fez uma prestação que deixou tudo de boca aberta, 2º lugar aonde apresentou uma regularidade fora do comum. Com uma 3ª semana brutal a fechar com uma vitória épica em Andorra. Nascia aqui a grande esperança do ciclismo espanhol para grandes voltas.

MOVISTAR

Depois de uma época de 2019 em que fez boas prestações aqui e ali e onde teve que se render para Julian Alaphilippe no Tour, é no ano de 2020 que chega à Movistar para ser o grande líder nesta revolução que tentava fazer a formação espanhola. Tinha com Valverde a obrigação de mostrar resultados. No primeiro ano de Movistar viria a fazer 5º no Tour e na Vuelta e confirmava-se que era uma aposta certeira. 2021 foi mais uma época ao seu estilo, com um 6º no Tour e um 2º na Vuelta. No ano passado no Tour fez a sua pio prestação em grandes voltas e a dúvida de era mesmo o ciclista certo para a Movistar começou a pairar no ar. Era inscrito para a Vuelta e tinha que dar uma grande resposta para calar os críticos e manter viva a esperança de que Enric Mas é a grande estrela espanhola para grandes voltas. Teve uma resposta de líder, onde fez segundo na Vuelta sempre com a sua regualaridade e acabou a época numa grande forma. Gnahou o Giro Dell’ Emilia à frente de Tadej Pogacar e no último monumento da época, na Lombardia ficou em 2º atrás do esloveno.

Este ano Enric Mas já tem nas pernas duas provas por etapas na sua preparação para o Tour de France.  Fez 5º na Andalucia e 6º no Tirreno, onde foi dos homens mais ativos e mais agressivos.

FUTURO

Enric Mas aos 28 anos é um ciclista mais adulto e mais completo, acompanhado com a sua sempre regularidade e capacidade em alta montanha. Já se defende mais no contra-relógio e num ano em que pouco há de crono no Tour, prevejo o seu primeiro pódio no Volta à França.

Quanto a ganhar uma grande volta, a que vejo mais ao seu jeito é o Giro. Volta com aquelas altas montanhas que a caraterizam e num ano que não haja tanto crono como este poderemos ter finalmente o espanhol a vencer uma grande volta, quem sabe para o ano.

Tudo isto são previsões, a única certeza que temos é que o jovem espanhol irá estar com os favoritos por essas subidas finais e cada vez mais ofensivo. Tem-se moldado o grande ciclista espanhol de grandes voltas depois de Alberto Contador e é dos ciclistas que mais vontade dá de ver correr. Buscar as pipocas e apreciar Enric Mas.

Rodrigo Martins
Rodrigo Martins
Natural de Paredes de Coura, o habitat natural da música, mas onde o futebol chega com uma enorme paixão. Campeão da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo pelo clube da terra e estudante em desporto, com muito interesse na WWE e no ciclismo de estrada.

Subscreve!

Artigos Populares

Danilo Pereira não é convocado à Seleção desde o Euro 2024: «Ninguém me disse nada, mas é uma porta que está sempre aberta para...

Danilo Pereira mantém a porta da Seleção Nacional aberta. Internacional português do Al Ittihad não é convocado desde o Euro 2024.

Francesco Farioli: «Quando cheguei disseram-me que tinha de os levar de novo aos Aliados. Era algo que faltava ao clube, mas em especial à...

Francesco Farioli, treinador do FC Porto, falou sobre a festa do título. Dragões conquistaram este ano o 31.º título da Primeira Liga.

Francesco Farioli não esquece Jorge Costa: «Transferiu para mim o ADN do FC Porto»

Francesco Farioli fala sobre Jorge Costa em entrevista à RTP. «Transferiu para mim o ADN do FC Porto», afirmou, inclusive, o treinador italiano.

Pep Guardiola de saída: Eis o próximo treinador do Manchester City

Enzo Maresca vai ser o próximo treinador do Manchester City. Técnico italiano prepara-se para substituir Pep Guardiola no comando.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli revela: «Um dos primeiros telefonemas que recebi depois do título foi de Mourinho»

Francesco Farioli revelou que José Mourinho foi das primeiras pessoas a dar os parabéns pela conquista do título da Primeira Liga.

Al Ula de José Peseiro apura-se para a final do playoff de subida para a Liga da Arábia Saudita de forma dramática

O Al Ula, de José Peseiro, qualificou-se para a final do play-off de subida à primeira divisão saudita ao vencer o Al-Orobah por 2-1.

Imprensa nacional garante: António Silva continua no radar de gigante italiano

A Juventus mantém interesse em António Silva. Imprensa nacional afirma que o defesa do Benfica vê com bons olhos a possibilidade de uma mudança.