📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O futuro da Team SKY/Team INEOS

- Advertisement -

Com o futuro incerto da Team SKY para 2020, após o anúncio que a cadeia de televisão fez, não apresentando interesse em continuar com o projeto, chegou o investimento do homem mais rico do Reino Unido, Jim Ratcliffe.

Jim Ratcliffe é dono de uma empresa petrolífera, a INEOS, sendo este o nome do novo patrocinador da Team SKY para os próximos anos. O bilionário Ratcliffe tentou adquirir o Chelsea (clube de futebol) em 2017, mas acabou por não conseguir. Consequentemente, comprou o FC Lausanne da liga suiça de futebol e ainda possui um investimento numa equipa de vela. Está mais que visto que é um homem dado ao desporto.

O orçamento anual prometido por parte do comprador atinge o triplo do orçamento atual da Team SKY! Dá que pensar…  São ser cerca de 45 milhões de euros anuais que irão estar disponíveis para ajudar a equipa a cumprir os objetivos. O orçamento atual da SKY ronda os 15 milhões de euros anuais.

Para muita gente ligada ao ciclismo, como o Diretor da EF Education First, a opinião sobre uma possível inclusão de um limite máximo sobre os orçamentos das equipas seria aceitável, visto que a equipa britânica vai poder comprar todos os melhores ciclistas/staff do mundo com uma “Wall of Money” a que o próprio chamou de impenetrável.

Assimm se a equipa não conseguir ganhar com Froome, pode tentar com Thomas. Se não der com nenhum dos dois, pode ser Bernal ou então Kwiatkowski, e assim sucessivamente.

O presidente da UCI, David Lappartient, já admitiu ser boa ideia a inclusão de um limite máximo no orçamento das equipas (de forma geral), sem que isso tivesse impacto direto num salário de um ciclista, não havendo limite de salário por indivíduo.

O futuro da SKY está assegurado. Apesar de não terem o mesmo nome vão poder continuar com a mesma estrutura, staff e com os ciclistas que já apresentavam. Nem todas as equipas no mundo do ciclismo podem dizer o mesmo.

Bernal, o jovem que ganha cada vez mais o seu espaço dentro da SKY Fonte: Team SKY

Com este teto salarial, a equipa deverá manter as suas pérolas dentro da equipa. Casos de Froome, Geraint Thomas e Egan Bernal deverão ser prioridades para futuras renovações.

Froome “só” ganhou a Volta à França quatro vezes, uma Volta a Itália e uma Volta a Espanha. Thomas ganhou a Volta à França no ano passado e Egan Bernal tem apresentado um nível de forma e de maturidade muito elevados para um jovem de 22 anos, ganhando já o Paris-Nice nesta temporada e com excelentes classificações na Volta à Colômbia e na Volta à Catalunha. É, sem dúvida alguma, um dos jovens de que mais se fala atualmente no ciclismo. Para além dos ciclistas que já possuem nas suas fileiras, com o valor que a equipa tem para gastar é provável que possa haver contratações sonantes para fortalecer, ainda mais, o que já é forte.

Toda a estrutura da equipa ficou abalada com a possível extinção da equipa e a incerteza nas suas carreiras. Com o novo patrocínio, o futuro encontra-se mais assegurado e passa a haver outro tipo de incerteza. Será que a Team INEOS vai apresentar um reinado melhor que a Team SKY? Será que irá continuar a ser a equipa mais dominante do pelotão (Grandes Voltas) devido ao seu enorme orçamento?

A SKY deixa um legado com cerca de uma década. Com mais de 300 vitórias, incluindo classificações gerais, é, sem dúvida alguma, um nome no ciclismo que vai perdurar nas memórias dos adeptos desta modalidade. Possivelmente, quando ouvirmos falar de SKY, esta irá ser lembrada como “a equipa que todos queriam bater na Volta à França” ou então lembrar-nos-emos dos autênticos comboios da SKY, em alta montanha, nas grandes Voltas, dos quais ninguém conseguia sair, visto que era necessário “pedir permissão”.

Passará a ser Team INEOS a partir do início do mês de maio, mas é esperado que o espetáculo desta equipa britânica continue.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: Team Sky

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo vai deixar o Al Hilal em janeiro e já dois principais candidatos a acolher o internacional português

O Inter Milão e o Barcelona são os principais interessados em João Cancelo. O lateral internacional português vai deixar o Al Hilal já no mercado de janeiro.

Chelsea pondera sobre o futuro de Enzo Maresca: mudança de treinador pode acontecer em breve

O lugar de Enzo Maresca está a ser colocado em dúvida. O técnico italiano tem acumulado maus resultados e o Chelsea pode afastar o treinador.

Al Ittihad de Sérgio Conceição volta a vencer com ajuda de avançado português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição foi ao terreno do Neom vencer por 3-1, na jornada 12 da Liga da Arábia Saudita. Roger Fernandes fez um dos golos.

Pablo Felipe fechado no West Ham: eis os detalhes e o dinheiro que recebe o Gil Vicente… e o Famalicão

Pablo Felipe vai ser reforço do West Ham. O avançado de 21 anos deixa o Gil Vicente a troco de 20 milhões de euros. O Famalicão recebe metade do valor.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca garante: Benfica oferece 25 milhões de euros por alvo

O Benfica avança por Arseniy Batagov. Imprensa turca garante ter havido proposta de 25 milhões de euros ao Trabzonspor pelo defesa.

O 11 do Ano de 2025 do Futebol Nacional Feminino para a redação do Bola na Rede

A redação do Bola na Rede escolheu o melhor onze do ano do Futebol Nacional Feminino. Olhamos para as escolhas finais para a equipa de 2025.

FC Porto mais perto de segurar jovem promessa após interesse de clubes italianos

Gustavo Guerra deve continuar e renovar com o FC Porto. Conversações positivas decorrem entre as partes envolvidas.