📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Sarah Gigante (Ciclismo)

- Advertisement -

Há um talento especial a despontar na Austrália e, finalmente, vamos poder desfrutar dele regularmente também no velho continente. Aos 20 anos, Sarah Gigante é a maior pérola ciclística a sair da Austrália em muitos anos e tem potencial para marcar uma nova era no ciclismo australiano.

Como apresentação, basta dizer que, apesar da tenra idade, já conta com um título nacional de fundo e é a atual bi-campeã nacional de contrarrelógio. Juntou-se à Team TIBCO em 2020, mas, pelas razões que todos conhecemos, não correu muito, 2021 promete ser difeecente. Recentemente, fez a sua primeira prova World Tour europeia e deu boa conta de si com um lugar entre as 25 primeiras no histórico Trofeo Alfredo Binda, sendo também a melhor Sub23.

Gigante é o protótipo do que chamamos de voltista, sólida no contrarrelógio e a ‘jogar em casa’ quando o terreno empina. Leve e explosiva na montanha, é nesses terrenos mais duros que a australiana mais poderá brilhar, o que a coloca como candidata a vitórias em provas por etapas, mas também a várias clássicas. Provas como a Liège-Bastogne-Liège ou o Trofeo Alfredo Binda têm dureza suficiente para que um ciclistas com as suas características esteja na luta pelo primeiro posto.

O esforço individual é também um ponto a favor de Gigante e que lhe garantirá sempre uma boa defesa quando estiver na luta por classificações gerais. Ainda assim, não é a sua principal arma e os títulos nacionais podem enganar, porque, no lado feminino, o padrão europeu é muito elevado face ao australiano e as indicações são de que Gigante será bom no crono, mas não de topo mundial nesta especialidade.

Um outro fator que se adivinha como útil para a carreira de Sarah Gigante é a sua capacidade tática. A australiana é uma ciclista que não tem medo de atacar, mas que, acima de tudo, sabe quando o fazer. Não é o tipo de atleta que lança ofensiva após ofensiva a ver se pega, Gigante ataca nos momentos certos e quando o faz é para marcar a diferença e isso é um ativo de valor incalculável.

É certo que lhe falta velocidade de ponta e isso pode custar-lhe algumas vitórias e, especialmente, ser penalizador em provas de um dia. Beneficiaremos nós, espectadores, porque isso a forçará a atacar.

Foto de Capa: Cycling Australia

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Portimonense bate Farense no dérbi algarvio e dá grande salto na tabela da Segunda Liga: eis os resultados do dia

O Portimonense venceu na casa do Farense por 1-0 para a jornada 17 da Segunda Liga e deixou o último lugar e a zona de despromoção.

Moreirense regressa às vitórias e AVS SAD continua sem ganhar: eis os resultados do dia da Primeira Liga

O Moreirense venceu esta sexta-feira na casa do AVS SAD por 2-0 para a jornada 17 da Primeira Liga. Fica com os resultados do dia.

AS Roma perde com Atalanta e falha assalto ao pódio: eis os resultados do dia da Serie A

A AS Roma perdeu fora de casa com a Atalanta por 1-0 na jornada 18 da Serie A. Fica com os resultados do dia da Liga Italiana.

José Mourinho comenta estreia de Sidny: «Só tens uma oportunidade de criar uma boa primeira impressão e ele conseguiu isso»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica frente ao Estoril Praia por três bolas a uma, num jogo da 17.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona bate Espanyol e vence dérbi da Catalunha com Joan García em destaque

O Barcelona venceu fora o Espanyol por 2-0 na jornada 18 da La Liga. Guarda-redes Joan García esteve em destaque na partida.

CAN 2025: Eis as primeiras seleções apuradas para os quartos de final

O Senegal e Mali qualificaram-se para os quartos de final da CAN 2025. Em sentido inverso, Sudão e a Tunísia foram eliminados da prova.

Benfica atualiza situações de Enzo Barrenechea e de António Silva: eis as lesões

O Benfica atualiza situações de Enzo Barrenechea e de António Silva. Ambos os jogadores falharam partida contra o Estoril Praia.