Os 4 “wonderkids” que prometem explodir em 2023 | Ciclismo

MATHIAS VACEK | GAZPROM-RUSVELO/TREK-SEGAFREDO

Com quase toda a certeza o nome menos conhecido e com menores expectativas deste quarteto que poderá ser fantástico. Mathias Vacek é um jovem checo de quem se espera muito dadas as suas valias… um pouco por todo o tipo de terrenos. O jovem ligado à Trek-Segafredo, ainda assim, é uma das poucas promessas da geração de 2002 que se pode gabar de já ter triunfado ao nível World Tour.

Aconteceu logo na primeira prova do ano, ainda ao serviço da Gazprom-RusVelo. Numa etapa impressionante em termos de esforço, em pleno UAE Tour, Mathias Vacek foi o melhor num grupo de escapados e foi quem mais sorriu no final da sexta etapa da competição realizada no médio oriente.

A questão aqui é que o corredor checo venceu ao sprint, e se formos analisar o seu perfil, constatámos que se trata de um corredor bastante completo. Para além da capacidade em finalizar em grupos restritos, a nova promessa da Trek-Segafredo terminou o famoso Tour D´Lavenir na sexta posição, taco a taco com alguns dos melhores escaladores da sua geração. A juntar a isso, realizou diversos contrarrelógios entre os 10 melhores, sendo o campeão checo da especialidade na categoria sub23. A compilação de resultados fantásticos não chega ao fim, pois esteve muito perto de se tornar campeão mundial de sub23 (segundo lugar), exaltando aquela que será, por ventura, a sua melhor capacidade: corridas de um dia.

Em suma, falamos do talento mais completo em termos de adaptação que a época de 2022 deu a conhecer nas categorias mais jovens. Depois de passar de estagiário para membro da equipa norte-americana, terminou uma clássica italiana no meio de vários corredores de alta qualidade. A par de Kooij, de Lie e Uijtdebroeks, Vacek é outro talento de quem se espera que venha a ter várias oportunidades a nível World Tour, já em 2023.

 

Referir ainda, nomes como o próprio vencedor do campeonato do mundo sub23, Yevgeniy Fedorov, ou até Søren Wærenskjold, Erik Fetter, Lenny Martinez e Loe Van Belle, como atletas que, com qualidade semelhante aos que constam neste lista, assim como aqueles mencionados pela prestação no Tour L´Avenir, poderão não ter em 2023 o seu ano de afirmação, dada a equipa onde se encontram ou o espaço que ainda terão de ganhar nas suas respetivas estruturas/obter uma transferência.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.