Pogacar sagra-se rei da Lombardia e faz história | Ciclismo

Pogacar sagra-se rei, notícia de ciclismo no Bola na rede

Pogacar sagra-se rei

O esloveno Tadej Pogacar venceu no último sábado, o Giro da Lombardia, último monumento do ano no calendário velocipédico, com distinção. Esta foi a sua 30.ª vitória da carreira, o seu 13.º triunfo de 2021, contando com classificações gerais.

A “clássica das folhas caídas” é uma prova que qualquer ciclista ambiciona vencer, mas que nem todos têm pernas para fazer as diferenças necessárias. A extensão da prova também promove a dureza, sendo que este ano foram 239 quilómetros a percorrer entre Como e Bergamo. Pogacar sagra-se rei

Uma clássica cheia de história, com a sua primeira edição em 1905. O italiano Fausto Coppi é o recordista da prova com cinco vitórias alcançadas.

A edição deste ano tinha mais uma vez um leque de luxo para atacar os primeiros lugares.

Os olhos estavam postos nas últimas dezenas de quilómetros, foi na última longa subida do dia que Vincenzo Nibali decidiu atacar, a 38 quilómetros do final. Remco Evenepoel, Steven Kruijswijk e Vlasov eram alguns nomes que cediam no pelotão. A Team DSM e a Ineos Grenadiers puxavam no grupo. Pogacar sagra-se rei

Na altura decisiva da corrida, na ascensão ao Passo di Ganda, Pogacar saía atrás de Nibali, e ficava, pouco tempo depois, isolado na frente. A vantagem do esloveno alargava, apesar de algumas equipas terem mais do que um elemento no grupo perseguidor.

Apenas um “ressuscitado” Fausto Masnada, que tinha descolado do segundo grupo, acabou por chegar a Pogacar, após uma descida brilhante. Chegou para ficar na roda, porque não quis colaborar com Pogacar, que acabaria por fazer todo o trabalho. Pogacar sagra-se rei

Atrás vinham Alaphilippe, David Gaudu, Roglic, Adam Yates, Michael Woods, Jonas Vingegaard, Valverde e Romain Bardet. Não houve colaboração no grupo de “vedetas”, e deram espaço para os dois da frente lutarem entre si pela vitória.

Masnada ainda tentou surpreender Pogacar a três quilómetros do fim, mas foi mesmo no sprint final, nas últimas centenas de metros, que o esloveno viria a superiorizar-se ao italiano. Tornou-se no primeiro corredor, após Fausto Coppi e Eddy Merckx, a ganhar dois monumentos e o Tour no mesmo ano.

“Estou sem palavras, é uma loucura estar aqui a celebrar este sucesso no final de uma temporada como esta”, disse o ciclista da Emirates. Pogacar sagra-se rei

“A corrida foi muito dura, mesmo antes de eu ter feito o meu ataque. Quando ataquei, tinha a certeza de que alguém viria comigo.

Na descida, o Masnada juntou-se a mim, eu sabia que ele iria ganhar tempo na parte técnica da descida de Passo di Ganda, pois ele conhece muito bem estas estradas, e eu sabia que ele não queria colaborar comigo quando me alcançasse. Mas eu ainda tinha as pernas e a explosão para vencê-lo no sprint final”, referiu Pogacar. Pogacar sagra-se rei

Um ano que o corredor de 23 anos da Emirates não irá esquecer certamente. Começou o ano a conquistar o UAE Tour, prova de extrema importância para os patrocinadores, e venceu a etapa com chegada a Jebel Hafeet.

Depois levou a geral do Tirreno Adriático e uma etapa, voltou a vencer na Volta ao País Basco, venceu a Liège-Bastogne-Liège, geral e etapa no Tour da Eslovénia, duas etapas em linha, contrarrelógio e geral do Tour e por fim a Lombardia. Pogacar sagra-se rei

Quanto à prestação portuguesa na clássica italiana, João Almeida terminou no 40.º posto, a 6m56s, enquanto Nelson Oliveira foi o melhor português, no 16.º lugar, a 2m25s, terminando num grupo de elite, com Nibali, Quintana, Vingegaard e Higuita.

João Almeida fecha o calendário de clássicas, não da maneira que desejaria, após ter estado muito bem três dias antes, na Milano-Torino, onde terminou no 3.º lugar, apenas atrás de Roglic e de Adam Yates. O caldense fecha mais uma grande temporada, com 2022 a ser ano de mudança, pois irá rumar à UAE Team Emirates. Pogacar sagra-se rei

Foto de capa: II Lombardia

Pogacar sagra-se rei

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha interessa ao Tottenham e pode regressar à Premier League

João Palhinha é alvo do Tottenham no mercado. O médio internacional português pode deixar o Bayern Munique este mercado.

5 reforços ideais do Sporting

Para 2025/26, ficam cinco nomes que poderão encaixar como uma luva no Sporting pela saída de elementos ou por reforçar determinada posição.

Arsenal insiste por reforço e não é Viktor Gyokeres

O Arsenal insiste na contratação de Christian Mosquera ao Valencia. Gunners já têm princípio de acordo com o defesa.

Lei do Mercado #79 – O futuro de Viktor Gyokeres, Thiago Almada, Alberto e João Palhinha

As últimas transferências e rumores de quem entra e de quem sai estão todas num só sítio: na Lei do Mercado. E o programa de volta!

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica vai renovar contrato de Samuel Soares: Eis os detalhes

Samuel Soares vai renovar contrato com o Benfica em breve. Guarda-redes parte como dono da baliza das águias em 2025/26.

8 melhores equipamentos para 25/26

Com o Mundial de Clubes a surgir na fronteira entre as duas épocas, vários clubes anteciparam o lançamento dos seus equipamentos.

Portugal sofre maior goleada da sua história frente à Irlanda em Rugby

Portugal perdeu frente à Irlanda no Estádio do Jamor e acabou por sofrer a maior derrota da sua história [106-7].