Portugal e os heróis do Tour de France 2018

- Advertisement -

Hoje em dia, com a Volta ao Algarve, é comum ver em Portugal as grandes estrelas do ciclismo. Tanto assim é que no Tour de France 2018, encontramos no pelotão cinco vencedores da Algarvia, Geraint Thomas (2015 e 2016) e Michal Kwiatkowski (2014 e 2018) na Sky, Richie Porte (2012) na BMC, Primoz Roglic (2017) na Team LottoNL-Jumbo e Tony Martin (2011 e 2013) na Team Katusha-Alpecin.

Ainda mais são os vencedores de etapas na Região mais a Sul de Portugal Continental. Aqui fica a lista deles, organizado por número de etapas conquistadas:

Quatro etapas – Michal Kwiatkowski (Sky); Andre Greipel (Lotto Soudal)

Três etapas – Tony Martin (Katusha)

Duas etapas – Geraint Thomas (Sky); Heinrich Haussler (Bahrain Merida); Richie Porte (BMC); Luis Leon Sanchez (Astana); Marcel Kittel (Katusha); Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo)

Uma etapa – Jonathan Castroviejo (Sky); Daniel Martin (UAE); Philippe Gilbert (Quick-Step), Fernando Gaviria (Quick-Step), Edvald Boasson Hagen (Dimension Data), Mark Cavendish (Dimension Data); Paul Martens (LottoNL-Jumbo); John Degenkolb (Trek-Segafredo)

Se no Algarve, é habitual ver os craques internacionais, o mesmo não se pode dizer da Volta a Portugal. Dos vencedores de etapa na Grandíssima presentes um é da Direct Energir e os outros dois da Dimension Data. O ano passado, Damien Gaudin venceu o prólogo e assumiu a liderança da prova. Em 2012, Jay Robert Thomson conquistou uma etapa e vestiu de amarelo e Reinhardt Janse van Resnsburg venceu duas etapas e a classificação dos Pontos. 

Agora a controlar o pelotão no Tour, Jay Robert Thomson já vestiu de amarelo na Grandíssima
Fonte: Volta a Portugal

Nessa mesma edição, Darwin Atapuma, agora na UAE Team Emirates, foi nono à geral. Curiosamente, já um seu colega de equipa havia dado boas indicações na Volta, já que Daniel Martin, sexto no Tour do ano passado, foi décimo na Volta a Portugal de  2008.

O Alentejo também tem histórias a contar. Maxime Bouet, da Fortuneo-Samsic, venceu uma etapa e a Geral em 2009 e Jasper Stuyven, da Trek-Segafredo, fez exatamente o mesmo em 2013, edição em que relegou para o segundo posto Chad Haga da Sunweb. 

Ainda nas camadas jovens, o antigo GP de Portugal da Taça das Nações também tem histórias para contar. Em 2008, Rein Taaramae (Direct Energie) venceu duas etapas e em 2010 foi Tom Dumoulin (Sunweb) a conquistar uma etapa e a Geral final.

De resto, é preciso recuar 15 anos até 2003 para encontrar os últimos resultados a merecer menção. O veterano Alejandro Valverde da Movistar Team já nessa altura vencia, triunfando em duas etapas e sendo terceiro da Geral do GP Joaquim Agostinho. 

Curiosamente, nesse mesmo ano, um outro veterano deste Tour andava por Portugal. Simon Gerrans, agora na BMC, correu nessa temporada na Carvalhelhos-Boavista.

E quanto ao grande nome do Tour, Chris Froome? O britânico nunca venceu em terras lusitanas, mas também já por cá esteve e foi além de participar na Volta ao Algarve. Em 2008, a correr na Barloworld, fez várias provas do calendário nacional, com destaque para o sexto posto alcançado na Geral da Volta ao Distrito de Santarém.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Ciclismo

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Marítimo goleia Lusitânia de Lourosa e continua confortável na liderança da Segunda Liga

Mais um passo do Marítimo a confirmar o grande momento de forma. Madeirenses golearam Lusitânia de Lourosa na 18.ª jornada da Segunda Liga.

Wolverhampton empata com Newcastle e aumenta série sem perder

O Newcastle empatou 0-0 com o Wolverhampton na jornada 22 da Premier League. Lobos continuam série sem perder.

O impacto tático de Georgiy Sudakov num Benfica dominador em Vila do Conde

Análise tática ao triunfo do Benfica frente ao Rio Ave, com Georgiy Sudakov em evidência no encontro disputado no Estádio dos Arcos.

Arthur Cabral recebe mais uma proposta e tem nova via para deixar o Botafogo de Martín Anselmi

Arthur Cabral tem mais um clube interessado na sua contratação. Al Wasl fez proposta pelo avançado junto do Botafogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Xabi Alonso é favorito e Roger Schmidt está na lista: eis os 4 candidatos a assumir clube da Bundesliga

O Eintracht Frankfurt começou a procura por um sucessor de Dino Toppmoller. Xabi Alonso e Roger Schmidt na lista dos alemães.

Geny Catamo após bisar pelo Sporting: «Vamos atrás do tri»

Geny Catamo marcou dois golos na vitória do Sporting contra o Casa Pia na Primeira Liga. Palavras do jogador após o jogo.

Anatoliy Trubin e o regresso do Benfica às vitórias: «Após momentos difíceis…»

Anatoliy Trubin deixou uma mensagem nas redes sociais depois da vitória do Benfica sobre o Rio Ave. Guarda-redes admitiu momentos complicados.