Portugal e os heróis do Tour de France 2018

Hoje em dia, com a Volta ao Algarve, é comum ver em Portugal as grandes estrelas do ciclismo. Tanto assim é que no Tour de France 2018, encontramos no pelotão cinco vencedores da Algarvia, Geraint Thomas (2015 e 2016) e Michal Kwiatkowski (2014 e 2018) na Sky, Richie Porte (2012) na BMC, Primoz Roglic (2017) na Team LottoNL-Jumbo e Tony Martin (2011 e 2013) na Team Katusha-Alpecin.

Ainda mais são os vencedores de etapas na Região mais a Sul de Portugal Continental. Aqui fica a lista deles, organizado por número de etapas conquistadas:

Quatro etapas – Michal Kwiatkowski (Sky); Andre Greipel (Lotto Soudal)

Três etapas – Tony Martin (Katusha)

Duas etapas – Geraint Thomas (Sky); Heinrich Haussler (Bahrain Merida); Richie Porte (BMC); Luis Leon Sanchez (Astana); Marcel Kittel (Katusha); Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo)

Uma etapa – Jonathan Castroviejo (Sky); Daniel Martin (UAE); Philippe Gilbert (Quick-Step), Fernando Gaviria (Quick-Step), Edvald Boasson Hagen (Dimension Data), Mark Cavendish (Dimension Data); Paul Martens (LottoNL-Jumbo); John Degenkolb (Trek-Segafredo)

Se no Algarve, é habitual ver os craques internacionais, o mesmo não se pode dizer da Volta a Portugal. Dos vencedores de etapa na Grandíssima presentes um é da Direct Energir e os outros dois da Dimension Data. O ano passado, Damien Gaudin venceu o prólogo e assumiu a liderança da prova. Em 2012, Jay Robert Thomson conquistou uma etapa e vestiu de amarelo e Reinhardt Janse van Resnsburg venceu duas etapas e a classificação dos Pontos. 

Agora a controlar o pelotão no Tour, Jay Robert Thomson já vestiu de amarelo na Grandíssima
Fonte: Volta a Portugal

Nessa mesma edição, Darwin Atapuma, agora na UAE Team Emirates, foi nono à geral. Curiosamente, já um seu colega de equipa havia dado boas indicações na Volta, já que Daniel Martin, sexto no Tour do ano passado, foi décimo na Volta a Portugal de  2008.

O Alentejo também tem histórias a contar. Maxime Bouet, da Fortuneo-Samsic, venceu uma etapa e a Geral em 2009 e Jasper Stuyven, da Trek-Segafredo, fez exatamente o mesmo em 2013, edição em que relegou para o segundo posto Chad Haga da Sunweb. 

Ainda nas camadas jovens, o antigo GP de Portugal da Taça das Nações também tem histórias para contar. Em 2008, Rein Taaramae (Direct Energie) venceu duas etapas e em 2010 foi Tom Dumoulin (Sunweb) a conquistar uma etapa e a Geral final.

De resto, é preciso recuar 15 anos até 2003 para encontrar os últimos resultados a merecer menção. O veterano Alejandro Valverde da Movistar Team já nessa altura vencia, triunfando em duas etapas e sendo terceiro da Geral do GP Joaquim Agostinho. 

Curiosamente, nesse mesmo ano, um outro veterano deste Tour andava por Portugal. Simon Gerrans, agora na BMC, correu nessa temporada na Carvalhelhos-Boavista.

E quanto ao grande nome do Tour, Chris Froome? O britânico nunca venceu em terras lusitanas, mas também já por cá esteve e foi além de participar na Volta ao Algarve. Em 2008, a correr na Barloworld, fez várias provas do calendário nacional, com destaque para o sexto posto alcançado na Geral da Volta ao Distrito de Santarém.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Ciclismo

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.

Caldas empata com o 1º de Dezembro (2-2): eis os restantes resultados da Liga 3

O 1º Dezembro empatou 2-2 no Campo da Mata e assumiu a liderança da Série B da Liga 3. Consulta os restantes resultados do dia.

PUB

Mais Artigos Populares

Jorge Braz forçado a 2 alterações na convocatória da seleção de futsal

O selecionador Jorge Braz convocou André Correia e Bruno Pinto para o estágio de Portugal, substituindo os jogadores afastados por problemas físicos.

Gil Vicente acentua crise do Braga na Primeira Liga e vence arsenalistas na Pedreira

O Braga somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer na Primeira Liga. Gil Vicente superou os arsenalistas na Pedreira e conseguiu vitória por 1-0.

João Noronha Lopes já tem definido o nome do diretor desportivo para o Benfica

João Noronha Lopes aposta em Tomás Amaral para diretor desportivo do Benfica. Candidato volta a escolher nome com experiência na casa.