Portugal já tem selecionadora feminina

- Advertisement -

Depois de imensas críticas aquando dos Mundiais de Innsbruck 2018 por não contemplar qualquer atleta feminina na sua convocatória, a Federação Portuguesa de Ciclismo arrepiou caminho e anunciou a criação do cargo de selecionadora nacional de ciclismo feminino, escolhendo para o cargo Ana Rita Vigário.

O ciclismo feminino tem vindo a crescer bastante em terras lusitanas nos anos mais recentes e teve em 2018 um recorde de três atletas em equipas UCI, com especial destaque para Maria Martins que, com apenas 19 anos, apresenta potencial para chegar à elite da modalidade.

Marta Branco é uma das jovens a precisar de experimentar novos ritmos competitivos
Fonte: José Baptista / Portuguese Cycling Magazine

Mas também internamente há uma renovada vivacidade, com ciclistas como Marta Branca ou Liliana Jesus a mostrarem melhorias constantes, o calendário a ser cada vez mais alargado e, também importante, a haver cada vez maior interesse nesta vertente no passado tantas vezes esquecida do desporto.

Ana Rita Vigário é uma pioneira do ciclismo nacional, sendo durante anos a mais conhecida ciclista nacional a par de Celina Carpinteiro. No BTT foi campeã nacional de Cross-Country em 2010, mas é na estrada que o seu currículo mais impressiona. Nos Campeonatos Nacionais ficou sempre à porta e, entre contrarrelógio e prova de fundo, conquistou 15 (!) medalhas, mas nunca a de ouro. Em 2009 participou na Grande Boucle Féminine (o entretanto extinto Tour de France Feminino) e terminou agora carreira. Aos 41 anos, tem também como vantagem para exercer da melhor forma o novo cargo a sua formação em Psicologia.

Os planos para já anunciados passam por continuar a investir no desenvolvimento das camadas jovens, criando mais momentos de concentração das atletas para preparação e também a participação em provas espanholas para dar maior ritmo competitivo às atletas nacionais, respondendo a algumas reivindicações a que já aqui tínhamos dado voz. Adicionalmente, também garantiu que se pretende ver Portugal representado nas provas femininas dos Europeus e Mundiais.

A primeira reunião técnica do ano já com a nova selecionadora
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Em suma, trata-se de um bom sinal dado pela Federação e que esperemos que possa dar frutos. Tem sido feito um esforço nos últimos anos para alavancar o ciclismo feminino e, por isso, certas decisões como a não convocaria de atletas para os Mundiais pareciam um passo atrás na estratégia que a própria Federação estava a por em prática.

Felizmente, esta mostrou estar atenta e aproveitou as críticas que lhe foram dirigidas para melhorar e corrigir o que faltava à ciclismo português. E a escolha para o cargo também merece consenso, já que se trata de alguém com enorme experiência e que conhece o ciclismo feminino nacional como muito poucos.

Foto de Capa: Diogo Almeida / Associação de Ciclismo do Minho

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

As 5 fortalezas do Estrela da Amadora num início de época a roçar a perfeição

O Estrela da Amadora, que voltou a carimbar a manutenção nas últimas jornadas da última época, está a ser uma das sensações do arranque de época.

Pepa responde ao Bola na Rede: «Os jogadores sentem-se mais realizados e mais felizes dentro de campo a fazer aquilo que gostam e aquilo...

Pepa analisou a vitória do Estrela da Amadora sobre o Braga. O técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Aproximar da baliza contrária é sempre o mais difícil no futebol e hoje custou-nos um bocadinho mais»

Carlos Vicens analisou a derrota do Braga diante do Estrela da Amadora. O técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Ivan Baptista projeta estreia do Benfica na Primeira Liga Feminina: «Queremos iniciar da melhor maneira»

Ivan Baptista realizou a antevisão ao jogo entre Benfica e Racing Power, num jogo a contar para a primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Conceição rendido a jogador do FC Porto: «A prova da minha insistência é que ainda hoje está no FC Porto e é útil...

Sérgio Conceição deixou elogios a Zaidu Sanusi. O lateral esquerdo e o treinador trabalharam juntos no FC Porto.

Surpresa: GD Chaves contrata Néstor Araujo, internacional pelo México

Néstor Araujo foi anunciado no GD Chaves. O defesa-central chega a custo zero, depois de terminar contrato com o Club América.

Zé Carlos confirmado como reforço do Rio Ave

Zé Carlos foi anunciado no Rio Ave. O lateral-direito estava livre no mercado e assinou um contrato válido por duas temporadas.