Pré-Tour 2016: Froome e Quintana mais fortes, López surpreende na Suíça

    Feitas todas as contas, Miguel Ángel López, ciclista de 22 anos da Astana e mais uma das grandes promessas do ciclismo mundial, brilhou em terras suíças e venceu a sua primeira grande prova no panorama internacional, batendo vários adversários de “maior craveira”. Ion Izaguirre, ciclista da Movistar e segundo lugar nesta corrida, mostrou que as provas de 1 semana terão de ser a sua especialidade e Warren Barguil, terceiro classificado na geral, comprovou que estará no Tour para competir da melhor forma com todos os seus excelentes adversários pelo top’10 da geral individual. Rui Costa, vezes vencedor da Volta à Suíça, terminou em 7.º lugar na classificação final. O português não se mostrou tão bem quanto noutras edições, mas a verdade é que acabou por fazer, na mesma, uma boa prova e poderemos esperar coisas muito positivas da sua parte quando chegar o Tour.

    Em relação aos outros vencedores, Richeze venceu a camisola dos pontos, algo que tem de ser destaque, principalmente quando o maior adversário foi Peter Sagan. Antwan Tolhoek, da Roompot, venceu a camisola da montanha e a Katusha (que teve em Spilak, o vencedor do ano passado desta prova e 9.º classificado nesta edição, pouca inspiração para mudar os acontecimentos, e um Chernetckii em boa forma a fechar o top’10 da geral) venceu o prémio da melhor equipa.

    Para terminar, apenas destaque para a Route du Sud, prova francesa, onde o vencedor foi outro colombiano, um dos melhores ciclistas da atualidade, de seu nome Nairo Quintana. O ciclista da Movistar venceu com toda a categoria o CR individual e controlou todos os acontecimentos na “etapa rainha” da prova, ficando em segundo lugar dessa mesma etapa. Apesar da pouca concorrência, Quintana mostra-se preparado e em forma para finalmente conseguir vencer o Tour. Destaque, igualmente, para o 6.º lugar na geral do português Ricardo Vilela e, também, para o 18.º lugar de Frederico Figueiredo, ciclista da Rádio Popular Boavista.

    Quintana venceu pela segunda vez consecutiva a prova francesa Route du Sud Fonte sbs.com.au
    Quintana venceu pela segunda vez consecutiva a prova francesa Route du Sud
    Fonte sbs.com.au

    Por fim, fiquem atentos aos próximos dias, que iremos ter uma antevisão do grande Tour de France 2016, que começa já no dia 2 de Julho!

    Nota: Tenho de salientar algo que aconteceu durante a Volta à Suíça. O canal em que ela foi transmitida, em Portugal, neste caso, a CMTV, achou que outras situações eram mais importantes do que o que estava a dar na televisão e, não estando com meias medidas, chegaram a dividir o ecrã em dois e a cortar o próprio som de quem estava a comentar a etapa (sendo que estava nos quilómetros mais decisivos e, curiosamente, naquela altura, acho que o Rui Costa tinha atacado). Obviamente que o que estava a acontecer “do outro lado” não teve culpa do sucedido. Mas achei um pouco “falta de respeito” para com todos os adeptos da modalidade e até mesmo para os próprios comentadores. Foi ciclismo, poderia ter sido outra modalidade. A questão aqui é a falta de bom senso, pareceu-me, e uma decisão bastante questionável para os responsáveis do canal em si. Como grande adepto de ciclismo, eu e muitos outros, achei que deveria dizer algo a respeito disto e até pode ser que no futuro não volte a acontecer, mas nunca se sabe…

    Foto de capa: cyclingweekly.co.uk

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Raimundo
    Nuno Raimundohttp://www.bolanarede.pt
    O Nuno Raimundo é um grande fã de futebol (é adepto do Sporting) e aprecia quase todas as modalidades. No ciclismo, dificilmente perde uma prova do World Tour e o seu ciclista favorito, para além do Rui Costa, é Chris Froome.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.