Quando as bicicletas andam sozinhas

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesPhil Gaimon foi um ciclista mediano que correu duas épocas no World Tour, mas que se destaca mais como autor, com uma escrita cativante e reveladora sobre ciclismo. Recentemente, lançou o seu terceiro livro, “Draft Animals”, em que conta a sua experiência no escalão mais alto do ciclismo e que gira, em grande parte, à volta da sua relação com Tom Danielson, um grande amigo que esteve implicado em casos de doping. Tal é de grande interesse porque Gaimon é um conhecido ativista por um desporto limpo e tem até uma tatuagem no braço com a palavra “clean”.

Ora, a imprensa internacional decidiu criar um caso, aproveitando-se do que é dito no livro sobre o uso de doping mecânico. Lá, Gaimon escreve que acredita que tal deve ter existido, mas que após as suspeitas terem vindo a público já não ocorrem casos desses no pelotão de hoje. Nomeadamente, falou em particular das polémicas acelerações de Cancellara nas clássicas do paralelo em 2010, afirmando que do que tinha ouvido e observando as imagens televisivas, realmente parecia haver algo estranho e que era provável que o suíço estivesse mesmo a utilizar um motor. Sucederam-se um conjunto de respostas desde o Presidente da União Ciclística Internacional (UCI) a prometer investigar a Cancellara exigir a retirada do livro do mercado.

É preciso compreender que Gaimon nem sequer lá estava, em 2010 corria na Kenda, uma pequena equipa americana que nem sequer sonhava em poder participar em provas como a Ronde van Vlaanderen e o Paris-Roubaix, dois dos 5 Monumentos do ciclismo e os que Cancellara ganhou na mesma época com as tais suspeitas. Nem Gaimon tenta dizer o contrário, deixa bem claro que a sua opinião se baseia em relatos de outros e nas imagens televisivas. E, verdade seja dita, perante a vinda a público da existência da tecnologia para esconder um motor na bicicleta, é difícil ver as imagens sem ficar desconfiado, especialmente a forma como distancia Tom Boonen na Ronde van Vlaanderen.

Fabian Cancellara é o grande suspeito de ter recorrido ao doping mecânico Fonte: Trek-Segafredo
Fabian Cancellara é o grande suspeito de ter recorrido ao doping mecânico
Fonte: Trek-Segafredo

Também curioso é que se ignore o contexto em que são proferidas as afirmações. Gaimon fala do tema exatamente para referir que a ter acontecido foi algo isolado e que não terá par na atualidade. Por isso, parecem exageradas certas reações, especialmente do Presidente da UCI, que, apesar de ter prometido na sua campanha eleitoral combater seriamente o doping mecânico, não fica propriamente bem na fotografia ao levar tão a sério declarações baseadas no ouvir dizer e que o próprio autor desvaloriza.

Ainda assim, não há dúvidas que o trabalho da UCI está a meio e que são precisas novas medidas para assegurar a credibilidade do desporto. Sendo certo que são poucos os casos comprovados de recurso à ‘fraude tecnológica’, como oficialmente se designa, e apenas um em provas profissionais, o da atleta de Ciclocrosse Sub23 Femke Van den Driessche que foi banida por seis anos, não o é menos que têm vindo a público informações que preocupam que pretende um ciclismo limpo e justo.

Quando os primeiros rumores sobre o tema vieram à tona, o conceito existente era o de um pequeno motor inserido no quadro da bicicleta e o modo de fiscalização foi, além de muito raros raios-X, o recurso a um tablet com uma aplicação específica para detetar o motor. No entanto, uma recente investigação revelou as debilidades dessa opção, mostrando-a como pouco fiável. Em adição, a tecnologia parece ter evoluído para um modelo à base de rodas eletromagnéticas que não pode ser detetado usando o tal tablet.

Perante estes desenvolvimentos, exige-se à UCI uma tomada de posição de força que permita, de uma vez por todas, restaurar total confiança aos adeptos de que as bicicletas não andam sozinhas e que os atletas só têm mesmo como motor o próprio corpo. Ainda assim, e como Gaimon diz e bem, tudo aponta para que este não seja um problema generalizado e que seja mais um pretexto para criar manchetes do que outra coisa e, portanto, só prejudica a modalidade que o seu mais alto representante lhe dê uma importância maior que a que tem e ajuda a descredibilizar o ciclismo junto do cidadão comum.

 

Foto de Capa: Ronde van Vlaanderen

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Ria Bose deixa o Sporting e ruma ao West Ham

O Sporting confirmou a saída de Ria Bose do plantel principal da equipa de Futebol Feminino. A jovem lateral foi transferida para o West Ham.

Nápoles pondera trocar Lorenzo Lucca por antigo avançado do Benfica

O Nápoles pode estar em vias de fazer uma troca direta com o Al Hilal. O clube italiano pode ceder Lorenzo Lucca e receber o ex-Benfica, Marcos Leonardo.

Rui Borges dá os parabéns ao Vitória SC pela Taça da Liga e confirma duas boas notícias no Sporting: «Possivelmente podem estar para jogo»

Esta quinta-feira, Rui Borges fez a antevisão ao embate da 18.ª jornada da Primeira Liga frente ao Casa Pia.

Rui Borges confirma mais uma baixa no Sporting e fala da saída de Rodrigo Ribeiro: «Não perspetivávamos que saísse»

Esta quinta-feira, Rui Borges fez a antevisão ao embate da 18.ª jornada da Primeira Liga frente ao Casa Pia.

PUB

Mais Artigos Populares

Augsburgo oficializa contratação de Rodrigo Ribeiro ao Sporting

O Augsburgo confirmou a contratação de Rodrigo Ribeiro. O jovem avançado de 20 anos foi emprestado pelo Sporting até ao final da temporada.

Rui Borges na antevisão ao jogo com o Casa Pia: «O St.Juste não faz parte da equipa principal do Sporting»

Esta quinta-feira, Rui Borges fez a antevisão ao embate da 18.ª jornada da Primeira Liga frente ao Casa Pia.

Gerard Piqué provoca o novo técnico do Real Madrid: «Que se espalhe por todos os meios de comunicação…Piqué acaba de rir de Álvaro Arbeloa»

Gerard Piqué reagiu à derrota do Real Madrid na Taça de Espanha frente ao Albacete. O catalão gozou com o novo treinador dos merengues.