📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quo vadis, Joni Brandão?

- Advertisement -

Para o ano de 2017, Joni finalmente mudou de ares, mas ainda não foi desta a esperada ida para o estrangeiro. Na verdade, o seu destino foi Tavira e o Sporting CP. De verde e branco e acompanhado por Alejandro Marque e Rinaldo Nocentini, partia para a Volta a Portugal como um verdadeiro favorito e já se ansiava por uma batalha emotiva entre os leões e o duo azul e branco de Amaro Antunes e Raul Alarcon.

No entanto, há alguns dias da Volta, o clube de Alvalade informou que Joni não iria à Volta, tendo sido vítima de uma doença não especificada e que o obrigaria a um longo repouso. Ora, este foi um dos piores momentos da carreira do ciclista, mais que por falhar o seu objetivo da época, porque a péssima forma de comunicação do Sporting colocou o mundo do ciclismo com uma forte suspeita sobre Joni Brandão e de que a doença, seria na verdade uma suspensão. 

Não seria a primeira vez que tal aconteceria, com ciclistas a desaparecerem das corridas para uns meses mais tarde se descobrir que haviam acusado doping. Aconteceu, por exemplo, com Sergio Ribeiro e o mesmo se passou este ano com Vicente De Mateos num caso muito estranho e que ainda levanta muitas dúvidas sobre a credibilidade do espanhol.

2018 está ser o ano do quase para Joni Brandão. No GP JN, perdeu a amarela no último dia.
Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo

Perante tudo isso e já com 28 anos, esta época assumia uma importância fulcral para Joni Brandão, mas até agora tem sido marcada pelos “quase”. Com o segundo lugar nos Campeonatos Nacionais, terceiros postos no GP Beiras e Serra da Estrela e no GP Joaquim Agostinho e com o GP JN perdido no último dia para António Carvalho quando tudo parecia encaminhado para uma importante vitória nessa histórica prova nacional. Agora, na Volta, é segundo a meio da prova e parece o único ainda com possibilidades de importunar Alarcon.

Não há dúvidas da qualidade de Joni Brandão e que este é um dos melhores trepadores portugueses do milénio, mas faltam-lhe as vitórias para comprovar esse estatuto e o que fará daqui para a frente marcará a forma como será lembrado.

Com ainda vários dias duros para decidir a Volta a Portugal 2018, o líder do Sporting CP/Tavira terá de ir buscar forças para finalmente quebrar a hegemonia dos rivais nortenhos e envergar a amarela final em Fafe. E, consiga-o ou não, talvez seja tempo de voltar ao estrangeiro tentar realizar o potencial que tem em outros (e maiores) voos.  

Com o vazio criado pela retirada de Rui Sousa, Joni pode também tornar-se o herói do povo nos quentes agostos nacionais, mas corre o risco de seguir pelo mesmo caminho no que à falta do primeiro lugar do podium diz respeito. Será esse o seu destino?

Foto de Capa: Volta a Portugal

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.