Ronde van Drenthe: Loucura do Norte

- Advertisement -

Depois da jornada inaugural em Itália, o World Tour viaja para norte para enfrentar, nos Países Baixos, um desafio bem diferente. Apesar de não tão aclamada como a Strade Bianche, a Ronde van Drenthe é uma prova histórica e sempre capaz de proporcionar bons momentos de ciclismo.

Os principais momentos de interesse são os sete setores de paralelo e as ascensões ao VAM Berg – uma curta, mas explosiva subida que foi feita pelo Homem. No entanto, também o vento de alguns setores e as estradas estreitas nas passagens pela floresta serão fatores a ter em conta para definir o grupo que disputará a vitória.

Em 2018, chegou junto à meta um grupo ainda grande para o que é habitual nesta clássica, com Amy Pieters a levar a melhor sobre Alexis Ryan ao sprint.

Pieters regressa este ano numa Boels-Dolmans que parte como super-favorita, já que todas as suas seis atletas são potenciais candidatas à vitória, integrando as vencedoras das últimas quatro edições. Christine Majerus e Jip van den Bos deverão ser sacrificada em prol das colegas, mas ainda haverá Chantal Blaak, Jolien D’Hoore e Amalie Dideriksen, o que dá à equipa excelentes opções, tanto para estar ao ataque como para um eventual sprint.

Em termos coletivos, as maiores ameaças serão a Trek, de Lotta Lepisto, Ellen van Dijk e Letizia Paternoster (contando ainda com Lauretta Hanson como uma outsider) e a Sunweb de Lucinda Brand e Janneke Ensing, bem como da jovem Floortje Mackaij. A esquadra americana tem armas para qualquer situação, enquanto as holandesas devem apostar nos ataques porque ao sprint dificilmente discutirão o primeiro posto.

Capaz de estar na luta em qualquer circunstância é Marta Bastianelli, a líder da Virtu que tem uma temível ponta final, mas também sabe jogar ao ataque e que demonstrou na Strade Bianche estar em excelente forma.

A última grande favorita é Marianne Vos, outra ciclista bastante polivalente e que já ganhou aqui por três vezes. A ex-campeã do mundo é uma atleta excecional e conta com uma boa equipa para ajudar, com especial destaque para lorena Wiebes.

Finalmente, há também alguns nomes com menor favoritismo que, nas circunstâncias certas, podem também estar na decisão da corrida. A dupla da WNT-Rotos, Wild e Brennauer, e o trio da Canyon-SRAM, Barnes, Ryan e Klein, bem como Gracie Elvin, Lotte Kopecky e Elisa Balsamo entram neste lote.

Favoritas

*** Chantal Blaak, Marta Bastianelli, Marianne Vos

** Amalie Dideriksen, Jolien D’Hoore, Lotta Lepisto

* Amy Pieters, Lucinda Brand, Kirsten Wild

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de  Capa: Cylance Pro Cycling

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Tottenham foge da zona vermelha com triunfo importante frente ao Aston Villa

O Tottenham aproveitou o desaire do West Ham para sair dos lugares de despromoção, com uma vitória por 2-0 no terreno do Aston Villa.

Benfica prepara-se para realizar primeira proposta por Issa Doumbia

O Benfica está interessado na contratação de Issa Doumbia, jogador que pertence aos quadros do Venezia.

Diogo Costa deixa mensagem de campeão aos adeptos do FC Porto: «Este título é de todos nós»

Após o FC Porto ser sagrado campeão nacional, Diogo Costa partilhou uma mensagem nas suas redes sociais, na qual deixou várias dedicatórias.

Friburgo empata com o Wolfsburgo e sobe aos lugares europeus antes das decisões contra o Braga na Europa League: eis os resultados do dia...

O Friburgo conseguiu resgatar um empate na receção ao Wolfsburgo. Alemães subiram ao sétimo lugar na Bundesliga.

PUB

Mais Artigos Populares

Alanyaspor de João Pereira empata com o Antalyaspor e está a um ponto da manutenção na Liga Turca

O Alanyaspor de João Pereira somou mais um ponto na luta pela manutenção na Turquia. Empate diante do Antalyaspor.

Braga deixa pontos para trás antes das decisões na Europa League e Estoril Praia quebra ciclo de 5 derrotas consecutivas com empate na Primeira...

Deu empate o Braga x Estoril Praia. Arsenalistas mudam o foco para a Europa League e canarinhos põe fim a sequência negativa.

Francesco Farioli é o 3º italiano campeão em Portugal e junta-se a lista com ex-Sporting e ex-Benfica

Francesco Farioli é o terceiro treinador italiano campeão da Primeira Liga. Técnico do FC Porto junta-se a Giuseppe Materazzi e Giovanni Trapattoni.